TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Questionário de Embriologia e Histologia

Por:   •  1/9/2018  •  Seminário  •  2.408 Palavras (10 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 10

Questionário de Embriologia e Histologia

Questão1. O desenvolvimento humano inicia-se quando o ovócito (óvulo) é fecundado por um espermatozoide. Após essa fecundação há diversas mudanças que transformará o zigoto em um organismo humano multicelular. Relacione os termos da primeira coluna com a segunda coluna.

I. Ovócito

II. Zigoto

III. Embrião

IV. Espermatozoide

Marque a alternativa que corresponde a sequência correta

a) II, I, III, IV

b) II, IV, I, III

c) III, IV, II, I

d) I, III, II, IV

e) III, I, II, IV

Questão 2. Qual a importância do estudo embriologia?

Questão 3. A fecundação é o encontro do espermatozoide com o ovócito secundário. Sendo assim, marque a alternativa que corresponde a estrutura em que ocorre esse processo de fecundação.

a) Ovário

b) Tuba Uterina

c) Útero

d) Vagina

e) Colo do Útero

Questão 4. De acordo com a imagem abaixo descreva qual a importância de cada uma das estruturas que compõe o espermatozoide humano para a reprodução.

Questão 5. Desenhe o ovócito secundário com suas respectivas estruturas e escreva sobre essas camadas que envolvem o ovócito.

Questão 6. Por meio da análise da estrutura do ovócito secundário na questão anterior, é possível compreender que a fecundação depende da penetração dos espermatozóides por várias camadas. Assim sendo, analise as assertivas abaixo sobre as fases da fecundação e identifique quais estão corretas.

I. A Passagem do espermatozoide através da corona radiata do ovócito é auxiliada pela ação da enzima hialuronidase, liberada do acrossoma do espermatozóide, e também, pelo movimento da cauda do espermatozóide.

II. A Penetração na zona pelúcida forma um caminho através da ação de enzimas. Logo que o espermatozóide penetra a zona pelúcida desencadeia o fim da primeira meiose e uma reação zonal, mudanças das propriedades físicas da zona pelúcida que a torna impermeável a outros espermatozoides.

III. A Fusão das membranas plasmáticas do ovócito e do espermatozóide é o momento em que a cabeça e a cauda do espermatozóide entram no citoplasma do ovócito.

IV. O Término da segunda divisão meiótica do ovócito é a fase de formação do ovócito maduro (pronúcleo feminino) e o segundo corpo polar.

V. A Formação do pronúcleo masculino acontece quando o núcleo do espermatozóide aumenta para formar o pronúcleo masculino, dentro do citoplasma do ovócito, enquanto que a cauda do espermatozóide se degenera. Durante o crescimento, os pronúcleos feminino e masculino permanecem com a mesma quantidade de DNA.

VI. Na fase de Lise da membrana do pronúcleo ocorre a agregação dos cromossomos (23 cromossomos de cada núcleo resultam em um zigoto com 46 cromossomos) para a divisão celular mitótica e primeira clivagem do zigoto.

Estão corretas as assertivas:

a) I, II, III e IV

b) II, III, IV e VI

c) I, III, IV e VI

d) II, III, V e VI

Questão 7. As mulheres possuem duas estruturas chamadas de ovários que são responsáveis por dar origem aos óvulos. Além dessa função, os ovários também produzem os conhecidos hormônios ovarianos que ajudam no desenvolvimento das características sexuais secundárias e na regulação da gestação. Marque a alternativa que corresponde a esses hormônios.

a) Estrogênio e Progesterona

b) Ocitocina e Calcitocina

c) Testosterona e Estrogênio

d) Insulina e Glucagon

e) Folículo estimulante e luteinizante

Questão 8. O sistema genital masculino é formado por órgãos que atuam na reprodução. É nesse sistema que os gametas masculinos, chamados de espermatozoides, são produzidos. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que corresponde, respectivamente, ao local onde começa a formação de espermatozoides e região ocorre a maturação deles.

a) Escroto e Próstata

b) Epidídimo e Escroto

c) Glândulas seminais e Túbulos seminíferos

d) Túbulos seminíferos e Epidídimo

e)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com