TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho sobre CIF e Marcha Ceifante

Por:   •  23/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.165 Palavras (9 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 9

FACEMG – FACULADE DE ENSINO DE MINAS GERAIS

FISIOTERAPIA

José Guilherme Botelho Junior

TRABALHO DE AVALIAÇÃO FUNCIONAL

BELO HORIZONTE

2018


José Guilherme Botelho Junior

TRABALHO DE AVALIAÇÃO FUNCIONAL

Trabalho apresentado a Faculdade De Ensino de Minas Gerais – FACEMG como requisito parcial para obtenção de nota para Np2 em Fisioterapia.

Professora Vanessa Leroy

BELO HORIZONTE

2018

CIF

  1. Conceito

A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, mais conhecida como CIF, e um novo sistema de classificação inserido na Família de Classificações Internacionais da Organização Mundial de Saúde (OMS), utilizada para a aplicação em vários aspectos da saúde, fornecendo um sistema para a codificação de muitas informações sobre saúde como diagnóstico, incapacidade e funcionalidade. A CIF foi aceita por 191 países como a nova norma internacional para descrever e avaliar a saúde e a deficiência. Este modelo aborda a funcionalidade e a incapacidade de acordo com as condições de saúde, através das funções dos órgãos, ou através dos sistemas e estruturas do corpo, indicando o que um indivíduo pode ou não fazer no seu cotidiano. A CIF ela define os componentes da saúde e alguns componentes do bem-estar que estão relacionados à saúde como educação e trabalho, além de classificar funções e estruturas do corpo e atividades e participação.

  1. Objetivo

A CIF é uma classificação com múltiplas finalidades e foi elaborada para servir a várias disciplinas e diferentes setores, baseando o seu interesse no conceito "vida". Está classificação tem seus objetivos inter-relacionados, tendo como objetivo principal proporcionar um esquema de codificação para informação de saúde, proporcionando assim uma linguagem padronizada e unificada, permitindo a comunicação sobre saúde e assistência médica em todo o mundo e entre várias disciplinas. Possui também os objetivos de proporcionar uma base científica para a compreensão e o estudo dos determinantes da saúde e das condições relacionadas a ela, permitindo a comparação de dados entre países e entre disciplinas relacionadas com os cuidados de saúde em diferentes momentos ao longo do tempo, facilitando assim a divulgação de informação na área dos cuidados de saúde pessoais, destruindo barreiras sociais. Muitas pessoas erradamente, consideram, que a CIF refere-se unicamente a pessoas com incapacidades, mas na verdade, ela se aplica a todas as pessoas. Com tudo, a CIF tem aplicação universal.

  1. Componentes

A CIF agrupa, de maneira ordenada, os domínios da saúde e os domínios relacionados com a saúde. Dentro de cada componente, os domínios são agrupados de acordo com as suas características comuns e ordenados segundo essas características. A classificação está organizada de acordo com um conjunto de princípios. Esses princípios referem-se à capacidade de inter-relação dos níveis e à hierarquia dos conjuntos de níveis. Entretanto, algumas categorias na CIF não estão organizadas de maneira hierárquica, mas como membros iguais de um mesmo ramo. A CIF estrutura a informação de forma útil, integrada e facilmente acessível. Permitindo descrever situações que tem relação com a funcionalidade do ser humano e as suas restrições e pode-se utilizar o enquadramento para organizar esta informação. Este sistema de classificação organiza-se em duas partes; (I) Funcionalidade e Incapacidade, e (II) Fatores Contextuais. Cada parte possui dois componentes:

  1. Componentes da Funcionalidade e da Incapacidade.

Possui o componente Atividades e Participação, que cobre a faixa de domínios que indicam os aspectos da funcionalidade, tanto na perspectiva social como individual. Quanto a definição de atividade no contexto de saúde: é a execução de uma tarefa, atividade ou ação por um indivíduo.

Já o componente Corpo inclui duas classificações, uma para as estruturas do corpo e outra para as funções dos sistemas orgânicos. Nas duas classificações os capítulos estão organizados de acordo com os sistemas orgânicos. Quanto a definição de corpo no contexto de saúde: refere-se ao organismo humano como um todo, incluindo o cérebro e as suas funções.

Os componentes da funcionalidade e da incapacidade são interpretados utilizando três constructos relacionados, mas separados. Para o componente Atividades e Participação estão disponíveis dois constructos: capacidade e desempenho. A funcionalidade e a incapacidade de uma pessoa são compreendidas com uma interação dinâmica entre os estados de saúde como doenças, perturbações, lesões e traumas, e os fatores contextuais.

  1. Componentes dos Fatores Contextuais.

O primeiro tópico dos Fatores Contextuais é uma lista de Fatores Ambientais. Estes fatores têm um impacto sobre todos os componentes da funcionalidade e da incapacidade e estão organizados de forma sequencial, do ambiente mais imediato do indivíduo até ao ambiente geral. Quanto a definição de fatores contextuais no contexto de saúde: constituem o ambiente físico, social em que as pessoas vivem e conduzem sua vida.

Segundo tópico dos Fatores Contextuais são os Fatores Pessoais, mas eles não estão classificados na CIF devido à grande variação cultural e social associada aos mesmos.    A CIF inclui uma lista abrangente de fatores ambientais que são considerados como um componente essencial desta classificação. Os fatores ambientais são interligados a todos os componentes da funcionalidade e da incapacidade. O constructo básico do componente dos Fatores Ambientais é o impacto facilitador ou limitador das características do mundo físico e social.

Cada componente da CIF pode ser expresso em termos positivos e negativos. Estes componentes possuem vários domínios e em cada domínio há várias categorias, que são as unidades de classificação. A saúde e os estados relacionados com a saúde de um indivíduo são registados através da seleção do código ou códigos apropriados da categoria e do acréscimo de qualificadores, códigos numéricos que especificam a extensão, magnitude da funcionalidade ou da incapacidade naquela categoria, ou em que medida um fator ambiental facilita ou constitui um obstáculo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (182.1 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com