TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso da bandagem kinesio taping em caso de dor na condromálacia patelar

Por:   •  24/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  1.580 Visualizações

Página 1 de 6

João Batista Ferreira da Silva

Thais de Carvalho Batista

O uso de kinésio taping na diminuição da dor em casos de condromalácia patelar

Santo André

2016

JOÃO BATISTA FERREIRA DA SILVA

THAIS DE CARVALHO BATISTA

O uso de kinésio taping na diminuição da dor em casos de condromalácia patelar

Projeto apresentado ao Curso de Fisioterapia da Instituição Universidade Anhanguera de São Paulo

Orientador: Fernando Cassiolato

Santo André

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

1.1 PROBLEMA 3

2. OBJETIVOS 4

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 4

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 4

3. JUSTIFICATIVA 5

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6

5. METODOLOGIA 7

6. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 10

7. REFERÊNCIAS 11

APÊNDICE 12

ANEXO 13

INTRODUÇÃO

O joelho é uma articulação completa e de grande importância para a locomoção humana, exposta constantemente à ação do peso corporal. Dependente da relação entre a sua anatomia óssea, atividade muscular e ligamentar para a sua estabilidade.

Os ossos que constitui o joelho são: fêmur região distal com seus dois côndilos, tíbia região proximal com seus dois platôs tibiais e a patela que é um osso sesamóide que fica dentro do tendão do quadríceps femoral que se articula no sulco trocrear do fêmur.

A cápsula articular de espessura fina, grande e frouxa que envolve a articulação tibiofemoral e patelofemoral. Várias bolsas (bulsas) estão localizadas dentro e ao redor da cápsula articular com a sua função de minimizar o atrito dos movimentos do joelho (Lima, 2011).

A dor anterior do joelho é uma condição muito comum que pode ter uma grande variedade de causas. A condromalácia, é uma das causas da dor patelofemural. Depois que o processo é iniciado, com frequência se torna um problema crônico. (Revista de educação física, 2005)

A perda da cartilagem envolvendo uma ou mais porções da patela é a característica determinante da condromalácia patelar. Sua incidência é mais comum em atletas, indivíduos do sexo feminino e em obesos.

Sua etiologia está relacionada a diversos fatores, tais como: instabilidade, trauma direto, fratura, subluxação patelar, aumento do ângulo do quadríceps, músculo vasto medial ineficiente, alterações no alinhamento e na biomecânica dos membros inferiores. (Freire, et al, 2006; Piazza, et al, 2014).

Dentre os mais diversos tratamentos conservadores a kinésio taping (KT) é uma técnica que vem desempenhando grande efetividade.

A KT é uma técnica terapêutica muito utilizada pelos fisioterapeutas; foi desenvolvida pelo quiroprata japonês Kenso Kase na década de 70. Técnica que pode ser aplicada em qualquer músculo ou articulação e consiste em uma fita elástica que pode ser esticada em até 50% do seu tamanho. Tendo como resultado a diminuição da dor e edema, aumentar estabilidade articular e melhorar o desempenho muscular. (Lins, 2011)

Diante do exposto percebemos a necessidade de se analisar os benefícios do uso da KT na diminuição da dor nos casos de condromalácia patelar.

PROBLEMA

Quais são os efeitos decorrentes a partir do uso da kinésio taping (KT) na diminuição da dor nos casos de condromalácia patelar?

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Verificar os efeitos físicos na diminuição da dor nos casos de condromalácia patelar decorrente a aplicação da KT.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

Abordar a biomecânica do joelho e entender o que é a condromalácia patelar.

Compreender a técnica da KT e seu mecanismo de ação.

Apontar a eficácia da técnica na diminuição da dor.

JUSTIFICATIVA

NO BRASIL A KT APESAR DE MUITO UTILIZADA AINDA NÃO SE TEM UM CONSENSO QUANTO AOS SEUS EFEITOS NEUROMUSCULARES (LINS, 2011). PORÉM, DENTRE VÁRIOS TRATAMENTOS CONSERVADORES NA CONDROMALÁCIA PATELAR COM A KT OBSERVA-SE EFEITOS POSITIVOS. NA LITERATURA DISPONÍVEL APRESENTA POUCA DEMANDA TEÓRICA SOBRE OS RESULTADOS DESCRITOS.

QUANDO COMPARADA A OUTROS MÉTODOS DE TRATAMENTO A KT É UMA TÉCNICA RECENTE (ZANCHET, 2012). O QUE LEVA QUE SE INVISTA EM PESQUISAS PARA EDIFICAR UM CONJUNTO DE ESTUDOS SOBRE A TÉCNICA.

ASSIM, A RELEVÂNCIA DESTE TRABALHO É DEMONSTRAR A APLICAÇÃO DA KT NA CONDROMALÁCIA PATELAR E OS SEU EFEITOS NA DIMINUIÇÃO DA DOR; ONDE, É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA PREENCHER LACUNAS ENCONTRADAS NA LITERATURA.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A síndrome da dor patelofemoral (SDPF) pode ocorrer por alterações dos fatores físicos ou biomecânico (HAUPENBAL,2006).

Dente os fatores biomecânicos mais relacionados da SDPF destaca-se a insuficiência ou desiquilíbrio dos estabilizadores da articulação, vasto medial oblíquo (VMO), vasto lateral oblíquo (VLO) e vasto lateral longo (VLL) uns dos responsáveis para estabilizar a patela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com