TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagrama De Caso De Uso

Trabalho Escolar: Diagrama De Caso De Uso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  1.317 Visualizações

Página 1 de 3

O diagrama de caso de uso descreve a funcionalidade proposta para um novo sistema, que será projetado. Segundo Ivar Jacobson, podemos dizer que um caso de uso é um "documento narrativo que descreve a sequência de eventos de um ator que usa um sistema para completar um processo". Um caso de uso representa uma unidade discreta da interação entre um usuário (humano ou máquina) e o sistema. Um caso de uso é uma unidade de um trabalho significante. Por exemplo: o "login para o sistema", "registrar no sistema" e "criar pedidos" são todos casos de uso. Cada caso de uso tem uma descrição da funcionalidade que será construída no sistema proposto. Um caso de uso pode "usar" outra funcionalidade de caso de uso ou "estender" outro caso de uso com seu próprio comportamento.

Casos de uso são tipicamente relacionados a "atores". Um ator é um humano ou entidade máquina que interage com o sistema para executar um significante trabalho.

Índice

[esconder] 1 Blocos do diagrama de Caso de Uso 1.1 Ator

1.2 Caso de uso

2 Relação entre blocos 2.1 Generalização de atores

2.2 Relações entre casos de usos 2.2.1 Include

2.2.2 Extend

2.3 Exemplo

Blocos do diagrama de Caso de Uso[editar]

Ator[editar]

Ator especifica um papel executado por um usuário ou outro sistema que interage com o assunto (sistema). O Ator deve ser externo ao sistema. Um ator deve ter associações exclusivamente para casos de uso, componentes ou classes a exceção que um ator possa herdar o papel de outro.

Um ator é representado por um boneco (stick man).

Caso de uso[editar]

É uma especificação de um conjunto de ações executadas por um sistema, que contém um resultado observável.

Caso de uso é representado por uma elipse, com o nome do caso de uso dentro ou abaixo. Se há limites do sistema no diagrama, o caso de uso deve ficar dentro.

Relação entre blocos[editar]

Herança entre atores

Relação entre casos de usos

Interações entre atores não são mostradas no diagrama de caso de uso. Se esta interação é essencial para uma descrição coerente do comportamento desejado, talvez o limite do sistema ou caso de uso deva ser re-examinado. Alternativamente, interação entre atores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com