TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS

Por:   •  10/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI – UNIASSELVI

FERNANDA KELLY LUGLI

TERAPIA MANUAL

2022

FERNANDA KELLY LUGLI

RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS

 

Trabalho realizado sobre orientação da tutora Ana Caine Rocha da Silva.

2022

RESUMO

As técnicas de terapia manual são exercícios específicos com objetivo de estimular a propriocepção, manipulações, mobilizações, estimular o líquido sinovial, promover a redução da dor e produzir elasticidade a fibras aderidas. O objetivo dessa pesquisa é falar sobre as principais técnicas da fisioterapia manual. A pesquisa foi feita utilizando a pagina de pesquisa da scielo, scholar google e escolhendo artigos com datas de seis anos está para cá. Foi concluído que a terapia manual tem uma grande comprovação cientifica e com o crescimento vem sendo cada vez mais utilizada em diversas patologias.

  1. INTRODUÇÃO

As técnicas de terapia manual são exercícios específicos com objetivo de estimular a propriocepção, manipulações, mobilizações, estimular o líquido sinovial, promover a redução da dor e produzir elasticidade a fibras aderidas. O objetivo dessa pesquisa é falar sobre as principais técnicas da fisioterapia manual. A pesquisa foi feita utilizando a pagina de pesquisa da scielo, scholar google e escolhendo artigos com datas de seis anos está para cá. Foi concluído que a terapia manual tem uma grande comprovação cientifica e com o crescimento vem sendo cada vez mais utilizada em diversas patologias.

A terapia manual é muito importante na fisioterapia, pois em vários momentos serão precisos utilizar técnicas feitas com as mãos. A pacientes em que não se pode fazer ou utilizar alguns meios da fisioterapia, mas conseguimos aplicar a terapia manual, e os estudos sobre como utilizar essa técnica, vem sendo cada vez mais aprimorada e com novos jeitos e formas de serem feitas.

O objetivo dessa pesquisa é mostrar as várias áreas em que se pode ser utilizada a terapia manual, e como cada uma dessas áreas atuam dentro da área da fisioterapia.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 A fisioterapia tem mostrado que ao longo dos anos vem tendo um importante papel nos tratamentos de dor. A dor pode aparecer de diversas maneiras e com vários sintomas, a avaliação é muito importante para que sejam encontrados os mecanismos clínicos periféricos, pois a identificação desses mecanismos auxilia no tratamento do paciente e de sua dor.

A fisioterapia é uma das mais recentes profissões na área da saúde existentes no Brasil, com uma história definida pela reabilitação física e atuação levada aos profissionais da medicina, como técnicos em fisioterapia. (ANDRADE, et al, 2007; MARQUES, et al, 1994). É uma profissão que vem crescendo e ganhando seu espaço no mercado atual, ao longo de acontecimentos históricos foi ganhando sua importância e admiração social.

De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), a fisioterapia:

É uma Ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas. Fisiológicas, patológicas, bioquímicas, biofísicas, biomecânicas, cinesioterápicas, além das disciplinas sociais e comportamentais.

Em vista disso, o profissional da fisioterapia hoje, em comparação com os tempos mais antigos, tem um importante significado de atuação na área da saúde. O fisioterapeuta tem o poder de diagnosticar um paciente, é responsável pelo seu tratamento, planejar, acompanhar e até mesmo interromper se necessário o seu atendimento.

Em 13 de outubro de 1969, saiu o decreto-lei nº 938 onde foi definido que os fisioterapeutas que foram formados por escolas reconhecidas eram profissionais de nível superior.  “Art. 2º O fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional, diplomados por escolas e cursos reconhecidos, são profissionais de nível superior.” Mas foi em 1980 que a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FAMUSP) deu inicio a graduação em fisioterapia com duração de curso de quatro anos.

Ao longo dos anos, foram surgindo diversas especialidades dentro da fisioterapia, e as reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) são: Fisioterapia em Acupuntura; Fisioterapia Aquática; Fisioterapia Cardiovascular; Fisioterapia Dermatofuncional; Fisioterapia Esportiva; Fisioterapia em Gerontologia; Fisioterapia do Trabalho; Fisioterapia Neurofuncional; Fisioterapia em Oncologia; Fisioterapia Respiratória; Fisioterapia Traumato-Ortopédica; Fisioterapia em Osteopatia; Fisioterapia em Quiropraxia; Fisioterapia em Saúde da Mulher; Fisioterapia em Terapia Intensiva.

Umas das áreas da fisioterapia em que ainda se encontram alguns tabus, está relacionado ao atendimento do fisioterapeuta especializado na área da saúde da mulher, onde precisa ser descontruído a ideia de que somente as mulheres é que podem se especializar nessa área de atuação.

Para Polden & Mantle (1997) a ginecologia é uma área em que o profissional da fisioterapia necessita ter qualidades em passe confiança para seu paciente, para que ele tenha confiança em passar detalhes íntimos de sua vida, é uma área em que se estuda e trata de doenças típicas da mulher. Deve-se ter um bom conhecimento teórico e muita capacidade clínica, o fisioterapeuta deve ter tempo para ouvir seu paciente, deve ser aberto, não ser crítico, ter paciência e tranquilidade.

Ainda sobre Polden (2000) os profissionais fisioterapeutas podem auxiliar as mulheres a se adaptarem as mudanças corporais que se acarretam durante a gestação do inicio ao fim, de maneira que diminua seu estresse e os desconfortos físicos. Por meio de avaliação detalhada e um planejamento terapêutico eficiente tenta-se tratar e prevenir quaisquer disfunções musculoesqueléticas, e com a orientação da respiração e posicionamentos adequados, preparamos a paciente a ter um parto ativo e consciente.

A terapia manual compõe-se de massagem longa, transversa e compreensiva, exercícios terapêuticos, tração manual e manipulação de tecidos. A tração manual é usada para o alívio da dor, na manutenção de alinhamentos anatômicos e na presença de espasmos musculares. A experiencia da fisioterapia indica exercícios de dessensibilização nos casos de dispareunia e vaginismo. Por meio de manobras miofasciais (deslizamento e ou digitopressão) nas regiões de ponto-gatilho, procura-se relaxar a musculatura do assoalho pélvico (MAP) para facilitar a penetração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com