TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Apresentado para Obtenção de Nota na Disciplina de Recursos terapêuticos manuais

Por:   •  6/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  2.114 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO

UNIDADE OSASCO

ADINA CRISTINA CAVALCANTE DO NASCIMENTO 1580936575

JULIANA DONIZETE DA SILVA 1572179306

LILIAN FAUSTINO CAU 1299113048

MICHELLE GOMES FRAGA PEREIRA 1574128195

PALOMA CRISTINA SILVA DE OLIVEIRA 1575156613

ROBERTA CAVALCANTE DOS SANTOS 1577142080

RECURSOS TERAPEUTICOS MANUAIS

OSASCO

2016

ADINA CRISTINA CAVALCANTE DO NASCIMENTO 1580936575

JULIANA DONIZETE DA SILVA 1572179306

LILIAN FAUSTINO CAU 1299113048

MICHELLE GOMES FRAGA PEREIRA 1574128195

PALOMA CRISTINA SILVA DE OLIVEIRA 1575156613

ROBERTA CAVALCANTE DOS SANTOS 1577142080

RECURSOS TERAPEUTICOS MANUAIS

Trabalho apresentado para obtenção de nota na disciplina de

Recursos terapêuticos manuais, pela

Orientação do Prof° Ricardo Ambrosio.

OSASCO

2016

Introdução

              Neste trabalho serão abordados alguns conceitos sobre a shantala, uma técnica oriunda do sul da Índia , que tem como objetivo passar acima de tudo um contato entre mãe/pai e filho, proporcionando um total relaxamento aos bebês.

             Com base em revisões bibliográficas estão descritos, de forma sucinta, conceitos históricos, efeito fisiológicos, indicações e contra indicações ás práticas da Shantala, de acordo com suas técnicas de abordagem manual.  

Conceito Histórico

            A pratica da massagem em bebes surgiu no sul da Índia e era praticada por monges e depois transformou em tradição passado de mãe para filho, e continua por várias gerações. E foi trazida por Friderick em meados dos anos 70, foi em uma viagem à Índia, quando ele se deparou com uma mãe, de nome Shantala, sentada no chão com seu bebe deitado sobre suas pernas e que massageava com movimentos habilidosos e uma imensa concentração. 

            A Massagem surgiu do conceito do contato físico há vários milênios como elemento das medicinas orientais. O Contato é primordial, aumentando o vínculo efetivo entre a mãe e o bebe, e transmitindo um bem-estar físico e mental.

             

 

Conceito Técnico

            Para realizar a massagem são essenciais, algumas coisas a ser levada em consideração. O local deve ser tranquilo, sem interrupções com a temperatura agradável sem corrente de ar, com roupas confortáveis, as mãos devem ser limpas, estar aquecidas e sem adereços como relógio, unhas cortadas para não machucar a criança, estar calma e relaxada, estar em posição cômoda e segura para quem fizer e para quem recebe a massagem. Caso o bebe não apresentar nenhum problema, pode utilizar o óleo vegetal de preferência, o óleo deve ser coloca sobre as mãos e nunca diretamente sobre corpo do bebe

           Para fazer a massagem, deve ser sentada no chão com as pernas esticadas, costas retas e ombros relaxados, e o bebe sobre as pernas da mãe com a cabeça no sentido dos pés da mesma. A massagem com a barriga do bebe para cima, começando pelo tórax e em seguida os membros superiores e após os inferiores, e com o bebe de bruços para fazer a massagem nas costas e na pernas e por ultimo com a barriga para cima a massagem no rosto. É importante sempre durante a massagem a comunicação e o contato visual.

Efeitos Fisiológicos

            A Shantala tem uma resposta construtiva e gratificante necessitando do contato físico e se resulta em um crescente envolvimento, maior confiança. Foi identificado em alguns estudos que a técnica de massagem Shantala melhora o sono, alivia as cólicas, melhora intestinal, reduz o choro dos bebes, ativa a circulação sanguínea, linfática e proporciona alongamento.

Indicações

            A Massagem Shantala é indicada para bebes, a partir do primeiro mês de vida com a intenção de obter seus efeitos, como: fisiológico, psicomotores e comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (117.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com