TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Recursos Terapêuticos Manuais

Por:   •  20/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Recursos Terapêuticos Manuais

Prof: Thaisa

Alunos: Débora Fernanda Camargo (c03190-9)

Matheus Rodrigues (c136eh-7)

QUICK MASSAGEM

Quick massage são técnicas de massagem que são uma mistura de Anmá e a Shiatu. Durante o procedimento, o paciente fica sentado em uma cadeira confortável e ali ele relaxa. A massagem é eficaz com pessoas que tem problemas de D.O.R. T e L.E. R mas também consegue eliminar dores na lombar e cervical.

O lado bom deste tipo de massagem, é que ela é rápida pois dura até 20 minutos e é essencial para pessoas que não tem tempo para fazer um tratamento mais longo.

Os benefícios desta massagem são: a ativação da circulação sanguínea, melhora a disposição, alivia a tensão muscular nas áreas mais afetadas e além de prevenir inúmeras doenças que geralmente aparecem no ambiente de trabalho.

As contra indicações, são geralmente à uma situação que precisa da avaliação médica, geralmente dores intensas também. Além disso, uma contra indicação está relacionada a um ou vários medicamentos que o paciente pode estar tomando naquele período. Sempre que o terapeuta aplicar suas técnicas, ele devera ter cautela e respeitando os limites da dor de seu paciente sempre que ele aparentar.

Fáscias

Fáscias: membrana de tecido conjuntivo fibroso de proteção de um órgão ou de um conjunto orgânico ou tecido conjuntivo de nutrição. Fáscia são planos de tecido conjuntivo, organizados no corpo humano em camadas. Elas envolvem e separam os ossos, músculos e órgãos, preenchem os espaços e dão unidade à estrutura, ao mesmo tempo em que criam as condições necessárias a que cada segmento do corpo funcione de maneira adequada. Flexibilizar os tecidos, descolar as camadas umas das outras e reposicioná-las, reduzindo as torções e os encurtamentos observados no corpo, estão entre as principais tarefas empreendidas no processo de integração.

Pompages


Dentre as várias técnicas da terapia manual, a Pompage é uma das mais simples de ser aplicada e traz benefícios aos pacientes quase de imediato. Foi desenvolvida por um osteopata Norte-Americano chamado Cathie, e o francês Marcel Bienfait resgatou esse tipo de tratamento e o dividiu de maneira mais detalhada. Falar de Pompage significa, necessariamente, falar de ação no tecido conjuntivo. Possui efeito relaxante, melhora a circulação e quando aplicada em articulações, melhora a nutrição das cartilagens em sua volta. É recomendado em contraturas, estases líquidas, encurtamentos, retrações e para alívio de dores musculares e articulares. Sua aplicação consiste em três etapas distintas: tensionamento, manutenção e retorno, realizadas necessariamente nessa ordem.

O tensionamento é a tração feita no segmento corporal que só deve ir até a primeira resistência do tecido, já que a Pompage é caracterizada como uma técnica de movimentos suaves e gradativos. Logo após, como o nome já diz, a etapa de manutenção consiste em manter o segmento corporal do paciente na posição final da tensão exercida anteriormente. O tempo de manutenção varia de acordo com o objetivo desejado no tratamento. Por fim, na etapa de retorno, o segmento corporal deve ser trazido de volta à posição inicial, com extremo cuidado e lentidão para não provocar um reflexo contrátil muscular nem tirar o paciente do estado de relaxamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com