TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Músculos dos membros superiores e inferiores

Por:   •  9/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.369 Palavras (14 Páginas)  •  1.007 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Presidente Antônio Carlos[pic 1]

                            Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni

I

MÚSCULOS DOS MEMBROS SUPERIORES

 E INFERIORES

Profº Vito Ângelo

Teófilo Otoni – MG/2016

I

MÚSCULOS DOS MEMBROS SUPERIORES

E INFERIORES

 

Trabalho de graduação apresentado à disciplina Anatomia do curso de FISIOTERAPIA da Faculdade Presidente Antônio Carlos como requisito parcial para a aprovação, sob orientação do professor Vito Ângelo.

Teófilo Otoni – MG/2016

SUMÁRIO

Introdução..........................................................................................................................1

Músculos dos Membros Superiores...................................................................................2

Músculos do Braço............................................................................................................3

Músculos do Antebraço..................................................................................................3,4

Músculos das Mãos........................................................................................................4,5

Músculos dos Membros Inferiores.................................................................................5,6

Músculos da Coxa.......................................................................................................6,7,8

Músculos da Perna..........................................................................................................8,9

Músculos dos Pés..........................................................................................................9,10

Referências......................................................................................................................11


  1. INTRODUÇÃO

O sistema muscular é formado pelo conjunto de músculos do nosso corpo. Existem cerca de 600 músculos no corpo humano. Juntos eles representam de 40 a 50% do peso total de uma pessoa. Os músculos são capazes de se contrair e de se relaxar, gerando movimentos que nos permitem andar, correr, saltar, nadar, escrever, impulsionar o alimento ao longo do tubo digestório, promover a circulação do sangue no organismo, urinar, defecar, piscar os olhos, rir, respirar, etc. A nossa capacidade de locomoção depende da ação conjunta de ossos, articulações e músculo, sob a regulação do sistema nervoso.

No corpo humano, existem músculos grandes, como os da coxa, e músculos pequenos, como certos músculos da face. Eles podem ser arredondados (os orbiculares dos olhos, por exemplo), planos (os do crânio, entre outros), ou fusiformes (como os do braço).  Uma das principais propriedades dos músculos é a contratibilidade, que é a capacidade de se contrair, através das sinapses do Sistema Nervoso Central.

No caso dos músculos dos membros superiores, os ossos atuam como alavancas e permitem a efetivação do movimento. Às vezes, o movimento é possível graças ao trabalho antagônico de dois músculos. Por exemplo, quando dobra-se um braço, o bíceps braquial se contrai, diminui no comprimento e aumenta na espessura. Ao mesmo tempo, o tríceps braquial relaxa. Ao esticar o braço, a situação se inverte: o bíceps braquial relaxa, voltando ao tamanho normal, e o tríceps braquial se contrai.

É importante mensurar que o estudo dos músculos, tanto dos membros superiores como inferiores, bem como suas estruturas e funções morfofisiológicas, contribui para o desenvolvimento de métodos estratégicos e tratamento de patologias, que são de grande importância na atuação fisioterapêutica.

  1. MÚSCULOS DOS MEMBROS SUPERIORES

Destaca-se abaixo os músculos que fazem parte dos membros superiores bem como suas funções, inserções e invervações:

Manguito Rotador: A função principal deste grupo é manter a cabeça do úmero contra a cavidade glenóide, reforçar a cápsula articular e resistir ativamente e deslocamentos indesejáveis da cabeça do úmero em direção anterior, posterior e superior. Fazem parte do manguito rotador os seguintes músculos:  supra-espinhal, infra-espinhal, redondo menor, subescapular.

Músculo deltóide: Inserção Proximal em 1/3 lateral da borda anterior da clavícula, acrômio e espinha da escápula. Inserção Distal na Tuberosidade deltóidea – úmero. Inervado pelo nervo axilar (C5 e C6). Ação: Abdução do braço, auxilia nos movimentos de flexão, extensão, rotação lateral e medial, flexão e extensão horizontal do braço. Estabilização da articulação do ombro.

Supra-espinhal: Insere-se na fosse supra-espinhal da escápula e termina na faceta superior do tubérculo maior do úmero. Invervado pelo nervo supra-escapular (C5 e C6). Ação: Abdução do braço.

Infra-espinhal: Insere-se na fossa infra-espinhal da escápula e termina na faceta média do tubérculo maior do úmero. Invervado pelo nervo supra-escapular (C5 e C6). Ação: Rotação lateral do braço.

Redondo menor: Inserção medial em 2/3 superior da borda lateral da escápula. Inserção lateral na Faceta inferior do tubérculo maior do úmero. Inervado pelo nervo axilar (C5 e C6). Ação: Rotação lateral e adução do braço.

Redondo maior: Inserção medial em 1/3 inferior da borda lateral da escápula e ângulo inferior da escápula. Inserção lateral na crista do tubérculo menor do úmero. Inervado pelo Nervo Subscapular Inferior - Fascículo posterior do plexo braquial (C5 e C6). Ação: Rotação medial, adução e extensão da articulação do ombro.

Subscapular: Inserção Medial na Fossa subescapular. Inserção Lateral no Tubérculo menor do úmero. Inervado pelo Nervo Subescapular Superior e Inferior - Fascículo posterior (C5 e C6). Ação: Rotação medial e adução do braço.

  1. MÚSCULOS DO BRAÇO

Bíceps braquial: Sua porção longa se insere no tubérculo supra-glenoidal e a porção curta no processo coracóide e ambos terminam na tuberosidade do rádio. Invervado pelo nervo musculocutâneo. Ação: Flexão de cotovelo / ombro e supinação do antebraço.

Braquial anterior: Inserção Proximal na Face anterior da metade distal do úmero. Inserção Distal no Processo coronóide e tuberosidade da ulna. Inervado pelo nervo músculo cutáneo. Ação: Flexão de cotovelo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (192.8 Kb)   docx (52.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com