TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Membros Superiorese Inferiores

Exames: Membros Superiorese Inferiores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  2.552 Palavras (11 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 11

Os membros superiores:

Os membros superiores na anatomia física são formados pela cintura escapular ou ombro, braço, antebraço, pulso e mão.

Cintura escapularia: formada por dois ossos: a clavícula, que torna possível aproximar e afastar os braços do corpo, e a escápula, que fica na parte de trás do ombro.

Clavicula: A clavícula é um osso presente no esqueleto humano que liga os membros superiores ao tronco. É um osso subcutâneo e palpável e é classificada como osso longo, cavidade, ele tem maior comprimento que a largura e a espessura, porém não possuem canal medular, mas com partes cortical e esponjosa. O formato dela é de um "s", com os dois terços mediais dela sendo convexos anteriormente e o terço lateral sendo côncavo anteriormente (a junção do terço medial com o terço lateral é onde mais ocorre fraturas nesse osso). Ela possui duas extremidades, duas faces e duas bordas.

Diáfise: Borda Anterior Borda Posterior Face Superior - convexa Face Inferior - plana e apresenta o sulco subclávio.

Epífises: Epífise Medial - esternal e mais volumosa Epífise Lateral - acromial e mais achatada.

Curiosidade:

Fratura Clavicular: A Clavícula é o osso da parte da frente do ombro. É fácil palpar esse osso e devido a sua localização superficial, um trauma nessa região pode quebrá-la. Esse osso protege vasos sanguíneos e o plexo Braquial e diversos músculos têm relação anatômica com a Clavícula. A Fratura de Clavícula é uma causa de dor no ombro e representa, aproximadamente, 40% das fraturas que ocorrem na cintura escapular A fratura de clavícula é uma das mais comuns no membro superior. Ocorre tanto em adultos jovens quanto crianças.

Escápula: Ou omoplata é um osso grande, par e chato, localizado na porção póstero-superior do tórax, que juntamente com a clavícula forma a cintura escapular ou espádua, permitindo a união de cada membro superior ao tronco. É classificado como osso plano(chato) e tem uma parte translúcida. Planos (laminares) possuem largura e comprimento semelhantes e maiores que a espessura.

No plano coronal ou frontal, tem formato triangular, e possui três ângulos (ângulo inferior, ângulo lateral e ângulo superior), duas faces (anterior e posterior) e três bordos (superior, interno e externo).

Na sua face posterior, encontra-se a espinha da omoplata, que pode ser facilmente apalpada, e que termina numa apófise volumosa, o acrômio, em cujo bordo interno apresenta uma faceta articular para a clavícula.

O ângulo externo da omoplata apresenta a cavidade glenoideia, localizada póstero-lateralmente, que se articula com a cabeça do úmero. Há também uma incisura escapular e três fossas: subescapular (localiza-se em posição inferior nos quadrúpedes), infraespinhal e supraespinhal.

A espinha escapular em sua face dorsal termina no achatado acrômio. Acima da espinha fica a fossa supraespinhal, e abaixo, a fossa infraespinhal. O processo coracóide da escápula assemelha-se, na forma, a um dedo curvado; projeta-se para frente, por baixo da clavícula e na direção da cabeça do úmero.

A superfície articular do acrômio recebe a clavícula, e a do ângulo lateral (a glenóide), recebe a cabeça do úmero.

Escápula –Vista Anterior

Escápula - Vista Posterior

Escápula - Vista Lateral

Prováveis doenças na escápula e da clavícula: A doença de Gorham é uma rara desordem osteolítica, de etiologia controversa, que pode afetar qualquer osso. O substrato histopatológico é a substituição óssea por uma formação expansiva de natureza vascular agressiva, não neoplásica.

Braço: Primeiro segmento móvel do membro superior é formado por um osso único chamado úmero, que é um osso do membro superior.

Úmero: É o maior e mais longo osso do membro superior. Articula-se com a escápula na articulação do ombro e com o rádio e a ulna na articulação do cotovelo. Apresenta duas epífises e uma diafíse.

Epífise Proximal

Cabeça do Úmero - Articula-se com a cavidade glenóide da escápula

Tubérculo Maior - Situa-se lateralmente à cabeça e ao tubérculo menor

Tubérculo Menor - Projeta-se medialmente logo abaixo do colo

Colo Anatômico - Forma um ângulo obtuso com o corpo

Colo Cirúrgico

Sulco Intertubercular - Sulco profundo que separa os dois tubérculos

Epífise Distal

Tróclea - Semelhante a um carretel. Articula-se com a ulna

Capítulo - Eminência lisa e arredondata. Articula-se com o rádio

Epicôndilo Medial - Localiza-se medialmente à tróclea.

Epicôndilo Lateral - Pequena eminência tuberculada. Localizado lateralmente ao capítulo

Fossa Coronóide - Pequena depressão que recebe processo coronóide da ulna na flexão do antebraço

Fossa Radial - Pequena depressão

Fossa do Olécrano - Depressão triangular profunda que recebe o olécrano na extensão do antebraço

Sulco do Nervo Ulnar - Depressão localizada inferiormente ao epicôndilo medial

Diáfise

Tuberosidade Deltoídea - Elevação triangular áspera para inserção do músculo deltóide

Sulco do Nervo Radial - Depressão oblíqua ampla e rasa

O úmero articula-se com três ossos: a escápula, o rádio e a ulna.

Provavel doença no Umero: A doença de Ollier ou encondromatose múltipla é um defeito não hereditário, caracterizado pela presença de massas circunscritas de cartilagem, dispostas de forma linear no interior dos ossos. O epônimo "Doença de Ollier" é utilizado para uma condição na qual a distribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com