TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os pares cranianos, classificação, origem, ramos, inervação e trajeto.

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.650 Palavras (7 Páginas)  •  6.010 Visualizações

Página 1 de 7

Os pares cranianos, classificação, origem, ramos, inervação e trajeto.

Os nervos cranianos (nervis craniales; nervos cerebrais ) estão ligados a base do encéfalo e saem da cavidade craniana através e varias aberturas ou forames do crânio do crânio .Há doze pares e , começando com o mais anterior ,são designado por algarismo romano e nomeados como se segue:

I– Nervo olfatório.

II – Nervo óptico

III- Nervo óculo.

IV- Nervo troclear.

VI- Nervo abducenteNervo trigêmeo

VII- Nervo facial

VIII- Nervo vestíbulococlear

IX- Nervo glossofaríngeo

X- Nervo vago

XI- Nervo

XII- Nervo hipoglosso

Como alguns destes nervos cranianos, particularmente o V , VII , e o VIII , contêm dois ou mais componentes funcionais distintos, sua parte têm recebido o status de nervos independentes dado por algumas autoridades . Nesta classificação, o nervo mastigatório pode ser separado do trigêmeo ,o glossopalatino do facial , e o equilibritório do acústico, perfazendo quinze pares ao todos (Hardesty ‘ 33 ) .

Em acréscimo aos nervos cranianos comumente aceitos há um pequeno nervo terminal craniano.

O nervo terminal origina-se do hemisfério cerebral na região do trígono olfatório e corre anteriormente ao longo da face medial do tracto e bulbo olfatórios em direção a face lateral da grista galli, passando através da posição anterior da lamina crivosa do osso etmoide . Ao lado do tracto olfatório, é um feixe compacto, um plexo serrado ao lado do bulbo. Na crista galli um plexo frouxo, onde se aloja na dura-máter, um tracto acima do osso cribriforme . Dentro do crânio filamentos junta-se aos feixes olfatórios e nervos vomeronasais , e aparentemente passa a membrana mucosa do septo com eles . A maioria dos filamentos forma um feixe único que se dirige através crivosa, anteriormente aos nervos vomeronasais, e é distribuído para a membrana próxima da borda anterossuperior do septo nasal . Na cavidade nasal o nervo comunica-se com o ramo nasal medial do ramo etmoidal anterior da divisão oftálmica do nervo trigêmeo.

I. Nervo Olfatório

Classificação: É um nervo sensitivo. Aferente, Visceral especial.

Função: Olfação

Origem: bulbo olfatório e tracto

Ramos Lateral e ramos mediais do nervo olfatório.

Distribuição periférica: Nervos Olfatórios

Trajeto: Os nervos olfatórios passam através dos buracos da lâmina crivos, na parede superior da cavidade nasal e termina no bulbo olfatório que se continua no trajeto e trígono olfatório.

II. NERVO ÓPTICO

Classificação: É um nervo sensitivo. Aferente , Somático especial

Função: Visão

Origem: Nervo óptico e trato

Ramo superior e ramo inferior.

Distribuição periférica: Cones e bastonetes da retina

Trajeto: Se desprende do globo ocular e se dirige a órbita e ao conduto óptico atravessando-os, e penetra na cavidade cranial e termina no ângulo anterolateral correspondente do quiasma óptico, algumas fibras continuam até ao corpo geniculado lateral.

III. NERVO OCULOMOTOR

Classificação: É um nervo motor. Eferente Somático, Eferente Visceral geral e Aferente Proprioceptivo .

Função: Movimento ocular, contração da pupila e acomodação e sensibilidade muscular.

Origem: Pedúnculos cerebrais

Real: núcleos situados à altura dos coliculos superior, na parte anterolateral das substâncias cinzentas que rodeiam o aqueduto mesencéfalo.

Aparente: fossa Interpedúncular

Ramo superior e ramo inferior

Inervação: Inervam músculos da cavidade orbitaria, exceto o músculo obliquo superior e músculo reto lateral, inervam também os músculos elevador da pálpebra superior, obliquo inferior e reto inferior.

Trajeto: Desde o pedúnculo, o nervo se dirige lateral a apófises clinoides posterior e penetra em seguida no seio cavernoso. Depois corre até a parte medial da fissura orbitária

IV. NERVO TROCLEAR OU PATÉTICO

Classificação: É um nervo motor. Eferente Somático, Aferente proprioceptivo  

Função: Movimento ocular, Sensibilidade muscular,

Origem: Pedúnculos Cerebrais

Real: núcleo motor somático situado no coliculos inferior.

Aparente: Cara posterior do tronco encefálico por baixo dos coliculos inferiores.

Distribuição periférica: Ramos ao músculo obliquo superior.

Trajeto: Se dirigem lateral e anterior, rodeando primeiro os pedúnculos cerebelares superiores e depois o pedúnculo cerebral. Chega a base do crânio e penetra no seio cavernoso e por fim penetra na órbita.

V. NERVO TRIGÉMIO

Classificação: É um nervo misto. Aferente somático geral e Eferente Visceral especial

Função: Sensibilidade geral

Origem: Mastigação

Real: núcleo motor situado na ponte. Núcleos sensitivos: núcleo mesencéfalo situado no mesencéfalo, núcleo sensitivo principal situado na ponte e o núcleo espinhal situado na medula oblongada.

Aparente: parte lateral da ponte.

Ramos: (1) Ramo oftálmico com seus ramos nasociliar, frontal e lacrimal, (2) ramo maxilar com seus ramos infraorbitário, pterigopalatino e zigomático e (3) ramo mandibular com seus ramos motores, nervo alveolar, o nervo lingual e o nervo auriculotemporal.

Inervação: Ramo oftálmico: inerva bulbo do olho, parte anterior da cavidade nasal, pele do ângulo medial do olho, conjuntiva e saco lacrimal.

Ramo maxilar: o ramo infraorbitário inerva a pele da pálpebra inferior, nariz, dentes superiores e lábio superior; o ramo zigomático inerva pele que cobre o osso zigomático, fossa temporal e pele que cobre o músculo temporal.

Ramo mandibular: os ramos motores inervam os músculos masseter, pterigoideo medial, pterigoideo lateral e temporal; O nervo alveolar inerva todos os dentes inferiores, gengivas, pele do mentón e o lábio inferior; o nervo lingual inerva a mucosa do assoalho da boca e 2/3 anteriores do dorso da língua; e o nervo auriculotemporal inerva a pele da região temporal, orelha, meato acústico externo e membrana timpânica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com