TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De 12 Pares De Nervos Cranianos

Artigos Científicos: Resumo De 12 Pares De Nervos Cranianos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  3.071 Visualizações

Página 1 de 2

12 PARES DE NERVOS CRANIANOS

I PAR – NERVO OLFATÓRIO: Origina-se na região olfatória de cada fossa nasal e terminam no bulbo olfatório. É um nervo sensitivo sendo classificado como aferente visceral especial.

II PAR – NERVO OPTICO: Origina-se na retina, penetrando no crânio pelo canal optico. O Nervo óptico é um nervo exclusivamente sensitivo, sendo classificado como aferente somático especial.

III – OCULOMOTOR: São nervos MOTORES que penetram na órbita pela fissura orbital superior. Os músculos elevador da pálpebra superior, reto superior, reto inferior, reto medial e oblíquo inferior são inervados pelo OCULOMOTOR.

IV – TROCLEAR: O músculo oblíquo superior. (motor)

V – NERVO TRIGÊMEO: É um nervo misto, sendo o componente sensitivo consideravelmente maior. Possui raiz motora (eferente) e sensitiva (aferente). Possui três ramos: Nervo Oftálmico, Nervo Maxilar e Nervo Mandibular, responsáveis pela sensibilidade somática geral de grande parte da cabeça.

VI – ABDUCENTE: O músculo reto lateral. (motor)

VII – NERVO FACIAL: As relações dos nervos faciais tem grande importância médica, destacando-se as relações om o nervo vestíbulo-coclear e com as estruturas do ouvido médio e interno. O nervo emerge do sulco bulbo-pontino através de uma raiz motora e uma raiz sensitiva e visceral. Penetram no meato acústico interno. Distribui uma série de ramos para os músculos mímicos, estilo-hióideo, e ventre posterior do músculo digástrico. Possui fibras sensitivas e motoras.

VIII – NERVO VESTÍBULO-COCLEAR: É um nervo exclusivamente sensitivo. Ocupa o meato acústico interno. Compõe-se de uma parte vestibular (lesões na parte vestibular geram enjoos, alteração de equilíbrio e vertigem) e de uma parte coclear. É responsável pela parte auditiva.

IX – NERVO GLOSSOFARÍNGEO: É um nervo misto, ramificando-se na raiz da língua e na faringe. É responsável pela sensibilidade geral do terço posterior da língua, faringe, úvula, tonsila, tuba auditiva e seio e corpo carotídeos.

X – NERVO VAGO: É o maior dos nervos cranianos, sendo misto e essencialmente visceral. Emerge do sulco lateral posterior do bulbo e terminam no abdome. Faz parte do plexo visceral, que promove a inervação autônoma das vísceras torácicas e abdominais.

XI – NERVO ACESSÓRIO: É formado por uma raiz craniana e uma raiz espinhal. A raiz espinhal e formada por filamentos radioculares que emergem da face lateral dos cinco ou seis primeiros segmentos cervicais da medula e entram no crânio pelo forame magno. O tronco comum atravessa o forame jugular em companhia dos nervos glossofaríngeo e vago, dividindo-se em um ramo interno e externo. O ramo interno reúne-se ao vago, e distribui-se com ele. O ramo externo inerva os músculos trapézio e esternocleidomastóideo.

XII – NERVO HIPOGLOSSO: É essencialmente motor, distribuindo aos músculos intrínsecos e extrínsecos da língua. Nas lesões do nervo hipoglosso há paralisia da musculatura da uma das metades da língua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com