TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Denominação e forma de constituição, dados e fatos relevantes da origem da organização, natureza e ramo de atuação, informações sobre o porte da empresa.

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.464 Palavras (10 Páginas)  •  2.559 Visualizações

Página 1 de 10

2. ESTUDO DE CASO

2.1: Perfil da Organização

2.1.1 Denominação e forma de constituição, dados e fatos relevantes da origem da organização, natureza e ramo de atuação, informações sobre o porte da empresa.

Na década de 2000, o governo brasileiro deu a concessão a alguns grupos de educação, como Estácio de Sá, UNIP (Universidade Paulista) e UNIVERSO (Universidade Salgado de Oliveira) para que pudessem criar outros pólos em diversas áreas do Brasil. Alguns grupos como Estácio de Sá e Universo resolveram manter seu próprio nome em todos os seus pólos, coisa que não aconteceu com a UNIP.

A FACSUM (Faculdade do Sudeste Mineiro) se iniciou no ano de 2003, tendo poucas opções de curso, sua sede inicial era na Rua Santo Antônio. A organização dava ênfase na qualidade no ensino e no preço baixo, inicialmente foi criada apenas como projeto piloto para averiguar como seria o mercado na cidade, e por se preocupar com a qualidade no ensino e o preço baixo rapidamente foi crescendo, tanto que no ano de 2007 se deu inicio a FJF (Faculdade Juiz de Fora), que foi outra organização criada na cidade para suprir a necessidade de vagas em alguns cursos, pois o MEC estipula uma determinada quantidade de vagas para cada curso nas instituições. Com o aumento da instituição, ela se mudou para a Avenida Rio Branco, onde possuía um espaço maior ao da sede anterior, mas ainda assim a organização não parou de crescer e  foi necessário se expandir ainda mais, hoje sua sede se encontra na Avenida Itamar Franco, onde o espaço é bem maior que em suas sedes anteriores, e tal sede se encontra em expansão no momento, sendo construídas novas salas em um local adquirido ao lado da sede principal que será interligado uma a outra, atualmente a organização conta com um número bem maior de cursos em sua grade, são eles: Administração, Direito, Pedagogia, Turismo, Logística, Gestão de Recursos Humanos, Enfermagem, Engenharia de Produção, Educação Física e Ciências Contábeis.

A FACSUM/FJF se origina de uma empresa em âmbito nacional, e pertence a um grupo empresarial voltado para a área de educação, onde todo grupo é voltado para a mesma área, e é formado por várias faculdades e colégios isolados, no Brasil, do mesmo modo da FACSUM e FJF existem espalhadas pelo Brasil inteiro cerca de 40 unidades que são empresas diferentes que pertencem a um mesmo grupo econômico, nesse grupo econômico existem várias mantenedoras, que são organizações que mantém as instituições de educação no país, dando suporte administrativo. As empresas desse grupo administrativo têm seus próprios processos administrativos, mas existem os processos administrativos que são enviados pela mantenedora, onde a instituição deve seguir as normas da mantenedora do grupo. As mantenedoras que administram as instituições são: ASSUPERO (Associação Paulista de Ensino Superior Renovado e Objetivo), que administra a FACSUM e a ASSOBES (Associação Objetiva de Ensino Superior), que administra a FJF. Ambas mantenedoras pertencem ao mesmo grupo econômico, e esse mesmo grupo econômico possui outras mantenedoras.

A FACSUM/FJF atua no ramo de ensino superior e é uma empresa de grande porte.

A missão da empresa é oferecer uma grande grade de cursos de graduação de qualidade e com preço baixo.

A visão da empresa é ser a maior instituição de ensino superior da região em que ela atua.

Os valores da empresa são: ter atitudes responsáveis, ter atendimento impecável das necessidades de seus clientes, com eficiência de classe mundial, ter equipes e colaboradores com alto desempenho, motivados e comprometidos.

A busca pela excelência é a melhoria e controle da qualidade constante que se tem sobre as grades estabelecidas e o serviço que está sendo prestado aos alunos. Há reuniões constantes para obtenção de informações sobre o que está acontecendo em cada curso, problemas que estão acontecendo, para identificá-los mais rápido e também para facilitar a resolução dos mesmos.

As certificações nacionais são os resultados das avaliações que a empresa sofre sobre o órgão controlador, que no caso é o MEC e as certificações que a empresa tem dessa excelência são as notas do Enade, avaliações internas e avaliações institucionais, onde o MEC vai até a instituição e avalia todos os quesitos. Além de um certificado da OAB, reconhecendo que a instituição oferece um dos melhores cursos de Direito do país.

2.1.2 Principais equipamentos, produtos, processos e  composição da força de trabalho

A Empresa oferece prestação de serviços, o suporte é um deles. O produto produzido seria informação para os alunos na forma de educação, com os vários cursos oferecidos. A empresa possui equipamentos de suporte que são essenciais, por exemplo, laboratórios em vários cursos, de informática, anatomia, física e engenharia. Equipamentos que geram educação, é a informação gerando educação, ou vice versa.

A organização conta com o apoio de diversos professores capacitados, que transmitem todo o seu conhecimento aos alunos.

A introdução de novas tecnologias importantes na organização auxilia na prestação de serviços. A tecnologia usada seria de suporte, como por exemplo, internet mais rápida, equipamentos de última geração para cursos que necessitam do uso de laboratórios. Basicamente, a tecnologia de informação é o instrumento de gestão da empresa, onde ela obtém uma informação muito rápida em busca de uma solução também muito rápida para determinado problema. Todas as tecnologias que vão sendo inseridas na empresa procuram métodos para agilizar os processos. A empresa utiliza a tecnologia em sua gestão, por exemplo, as notas e freqüências dos alunos são lançadas no sistema, onde pode ser acessado pelos alunos a hora que quiser, sem precisar vir até a secretária e aguardar ser atendido. A organização ainda conta com uma biblioteca virtual que possui um acervo de cerca de quatro mil livros a disposição dos alunos para serem acessados a qualquer hora do dia.

2.1.3 Principais mercados e, no ramo de atuação, principais segmentos desses mercados onde se encontram os clientes-alvo.

O principal mercado da organização seria a oferta do curso de administração na cidade, que é seu serviço mais demandado. Os clientes-alvo da instituição são alunos que querem estudar, fazer uma graduação, e que estão inseridos no mercado de trabalho e não possuem tempo o suficiente e que não podem abdicar de seu trabalho para poderem fazer uma universidade federal, que demanda bastante tempo livre. Segmentando esse mercado um pouquinho mais, podemos dizer que os clientes-alvo da instituição são aqueles que querem um ensino de boa qualidade, mas que ao mesmo tempo não querem pagar um preço alto pela educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (147.5 Kb)   docx (44.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com