TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREPARAÇÃO NEUROMUSCULAR EM Buffus murinos

Por:   •  18/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 7

         UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI

         CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS

         COORDENAÇÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA

         DISCIPLINA: FISIOLOGIA HUMANA

         PROFESSORES: FRANCISCO ARAÚJO E SUZANA GALVÃO

                        PREPARAÇÃO NEUROMUSCULAR EM Buffus murinos

                                                                                          Vandelma Lopes de Castro (1051125)

                                                   

               

                                                                         

Abril/2015

INTRODUÇÃO

De acordo com Guyton (2011), praticamente todas as células do corpo humano apresentam potenciais elétricos através de suas membranas. Dentre essas células, pode-se destacar os neurônios e as fibras musculares- esquelética, lisa e cardíaca – consideradas células excitáveis capazes de gerar impulsos eletroquímicos que se codificam com grande rapidez em suas membranas. Segundo Guyton (2006), o músculo é ativado pelos neurônios que o inervam, situados na medula espinhal. Cada motoneurônio inerva número finito de fibras musculares, constituindo a unidade motora.  Células musculares, assim como neurônios, podem ser excitadas por estímulos químicos, elétricos e mecânicos, que produzem potencial de ação que é transmitido por sua membrana celular. De modo diferente dos neurônios, as células musculares possuem mecanismo contrátil que é ativado pelo potencial de ação resultando em aumento da atividade de sódio (Ca++) intracelular, deslizamento das proteínas contráteis - actina e miosina- encurtando o sarcomêro após o potencial de ação.

A prática teve como objetivo estudar as propriedades fisiológicas dos mecanismos de excitação do músculo esquelético e demonstrar os efeitos dos estímulos elétricos, químicos   numa preparação neuromuscular na espécie Buffus murinos.

.

MATERIAIS E MÉTODOS

Um sapo da espécie Buffus Murinos foi submetido a testes para demonstrar o efeito de estímulos elétricos, químicos numa junção neuromuscular.

Os materiais utilizados para realização da aula prática foram: alfinetes, pinças, seringa, anestesia lidocaína, tesoura cirúrgica, solução de Ringer, pega varetas, fio de nylon, sapo Buffus murinos, eletroestimulador, cloreto de sódio (NaCl), prancha de isopor, bisturi. 

A prática procedeu-se da seguinte forma, primeiramente no início da prática foi realizada a aplicação da anestesia no canal vertebral para preparar o animal deixando-o totalmente paralisado. No segundo momento, o animal foi fixado na prancha de isopor em decúbito ventral e iniciou-se o processo de retirada de toda a pele de uma da perna direita do animal até o osso calcâneo, com o objetivo de expor o músculo gastrocnêmio. Depois da remoção da pele e expondo toda a musculatura da coxa e da perna, foi isolado com o auxílio do fio de nylon o músculo gastrocnêmio. Com o auxílio dos pega varetas foi isolado também o nervo ciático, principal nervo estimulador do gastrocnêmio, tendo cuidado de manter a musculatura exposta constantemente hidratada com a solução de Ringer.

Posteriormente, foi conectado o estimulador elétrico realizando o estimulo elétrico, e partindo do ponto de mínima voltagem aplicou-se estímulos isolados diretamente sobre o nervo ciático até encontrar o limiar de excitabilidade, ocasionando a contração muscular. Fez-se o mesmo procedimento diretamente no com o músculo e encontrou-se o limiar de excitabilidade, feito isso, aplicou-se estímulos isolados com intensidade crescente para registrar as contrações musculares, a seguir foi dado um pequeno intervalo de tempo entre os estímulos e observando de forma isolada, identificando o limiar máximo.

Outro procedimento da prática foi a realização dos estímulos químicos: retirou-se os eletrodos do animal e foi adicionado um pouco de cloreto de sódio no músculo gastrocnêmio para obtenção de estímulos químicos lavando com bastante solução de Ringer e observou-se a contração involuntária, ou seja a fasciculação.  

Por último, o animal foi colocado em posição de decúbito dorsal e com um bisturi foi feita uma incisão em toda a extensão do tórax-abdômen do animal para a observação do coração funcionando em sístole e diástole dentro e fora do organismo.

RESULTADOS

TABELA 01: OBSERVAÇÃO DE DIFERENTES ESTÍMULOS QUE CAUSAM CONTRAÇÃO NO MÚSCULO GASTROCNÊMIO E SEU NÍVEL DE INTENSIDADE EM Buffus murinos, TERESINA, 2015.

 ESTÍMULO

CONTRAÇÃO

INTENSIDADE DA CONTRAÇÃO

ELÉTRICO NO NERVO

OCORREU

ALTA

ELÉTRICO NO MÚSCULO

OCORREU

ALTA

QUÍMICO NO NERVO

OCORREU

ALTA

QUÍMICO NO MÚSCULO

OCORREU

ALTA

 

DISCUSSÃO

 

Diante da prática realizada, iniciou-se o experimento com a paralização do sapo da espécie Buffus murinos através da aplicação da anestesia lidocaína no canal cervical. Segundo Constanzo (2004), a lidocaína age bloqueando os canais de Na++ sensíveis à voltagem, bloqueando assim sua abertura e impedindo a ocorrência dos potenciais de ação do nervo motor, deixando portanto, o mecanismo de excitabilidade do corpo do animal reduzida temporariamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (134.2 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com