TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS CARACTERISTICA DA SECREÇAO PULMONAR

Por:   •  19/11/2016  •  Ensaio  •  3.503 Palavras (15 Páginas)  •  34.190 Visualizações

Página 1 de 15

PRINCIPAIS CARACTERISTICA DA SECREÇAO PULMONAR

A cor da secreção depende de vários fatores como o conteúdo em muco liquido seroso, elementos celulares (hemácias, leucócitos, células de descamação epiteliais), substancias corantes derivadas de hemoglobina, substancias corantes originadas por desenvolvimentos de certas bactérias ou de medicamentos, substancias estranhas aspiradas do exterior e eliminadas com a expectoração (carvão), conteúdo de ar e excepcionalmente presença de bile (AZEVEDO; 2000). As secreções podem apresentar a seguintes colorações:

  • Branco-rosácea (secreção mucosa): Tem aspecto semelhante à clara de ovo. É esbranquiçado e viscoso. Encontrado em pacientes portadores de bronquite crônica e asma brônquica, quando não há infecção bacteriana presente.
  • Secreção muco purulenta:Tem a presença de piócitos. Macroscopicamente apresenta-se como secreção extremamente viscosa, amarelada ou esverdeada, por vezes aderindo-se firmemente à superfície do objeto no qual foi colhido. A presença de grumos de consistência aumentada é uma constante. Também denominada de expectoração em medalhões. A infecção bacteriana é o maior exemplo de escarro purulento. Diferenças sutis em sua coloração podem sugerir agentes etiológicos específicos.
  • Branca espumosa (secreções serosa ou espumosa): Caracteriza-se pela presença de poucas proteínas e células, e grande quantidade de água e eletrólitos. Na inspeção, tem como característica básica o fato de ser aquoso e translúcido semelhante à água. É típico de afecções virais do trato respiratório e indivíduos a tópicos.
  • Vermelha (secreções hemáticas): É aquele que apresenta raias de sangue, e podem ocorrer em casos de tuberculose pulmonar, neoplasia brônquica central e tromboembolismo pulmonar. Também pode receber a denominação de hemoptóicos. Hemoptise franca, ou seja, com a eliminação de sangue vivo também pode ocorrer nestas situações. Quando a coloração é rósea e o aspecto espumoso, aerado, suspeita-se de congestão pulmonar.
  • Verde acinzentada (secreções de tuberculose):pode ser encontrada em mineradores de carvão, fumantes ou pacientes com muco micose.
  • Ferruginosas (secreções pneumônicas):Típico na pneumonia pneumocócica. Quando o agente implicado é a Klebsiella pneumoniae, assume coloração arroxeada, semelhante à geleia de framboesa. Pseudomonas aeruginosa confere um aspecto esverdeado à secreção eliminada.         O aspecto bilioso ou semelhante à pasta de anchovas é patognomônico de abscessos hepáticos que sofrem ruptura e comunicação com o trato respiratório através do diafragma.

As produções das secreções acontecem porque o sistema respiratório é maior a interface entre o ambiente externo e interno, no qual o muco é a forma primaria de limpeza de partículas inaladas.         A produção diária de muco em um adulto pode chegar em 100 ml, geralmente essa secreção é engolida ou absorvida (AZEVEDO, 2000; SARMENTO; 2009).

Os constituintes do muco incluem células epiteliais, glicoproteínas, proteínas bacteriostástica (lisossomos), IgA e proteínas serosas.         Durante uma inflamação aguda ou crônica, bem como irritação ou em alguns casos patológicos, o volume de catarro pode aumentar em razão da excessiva produção de muco e de secreções séreas, que pode resultar em uma secreção mucoide clara (branca) e de consistência elástica.(AZEVEDO, 2000; SARMENTO; 2009).

A secreção purulenta possui característica amarela esverdeada e opaca, usualmente mais viscosa e menos elástica. Essa coloração resulta em uma enzima (mieloperoxidase) liberada durante a quebra celular dos leucócitos, essa coloração pode ocorrer também porque a secreção fica retida ou estagnada(AZEVEDO, 2000; SARMENTO; 2009).

A produção maciça de muco (broncorréia) pode ser visto em algumas doenças pulmonares, tem como característica a produção de catarro com coloração debile tipo “pasta de anchova”.          Uma secreção avermelhada pode aparecer em razão de uso de broncodilatadores ou pela inalação de oxido ferroso, já na uma secreção vermelho amarronzada caracteriza-se pela presença de sangue (AZEVEDO, 2000; SARMENTO; 2009).

A consistência da secreção é inversa a quantidade, ela depende da maior ou menor quantidade de agua, de exsudatos sero-albuminosos, elementos celulares e principalmente da quantidade muco. A viscosidade da secreção é facilmente conhecida pela forte adesão as paredes do recipiente que a contem, elas podem ser classificadas como:

  • Espessa
  • Viscosa
  • Fluidas

TECNICAS DE MANOBRAS DESOBSTRUTIVA

Os recursos manuais da fisioterapia respiratória compõe um grupo de técnicas de exercícios manuais específicos que visam à prevenção, no intuito de evitar a complicação de um quadro de pneumopatia instalado, á melhora ou reabilitação de uma disfunção toracopulmonar e ao treinamento e recondicionamento físico das condições respiratórias de um pneumopata.        Visam também ao condicionamento físico e respiratório a educação de um individuo sadio normal, como respirar corretamente, como forma de prevenção no intuito de evitar que uma disfunção respiratória ou uma disfunção se instale. (COSTA, 1999)

  • TAPOTAGEM OU PERCUSSÃO.

A tapotagem consiste em percutir com as mãos em concha ou em ventosa, as regiões torácicas relacionadas com as áreas pulmonares em que haja secreção, respeitando as regiões dolorosas. (COSTA; 1999).

[pic 1]

        Contra indicação: Aplicação direta a pele, paciente apresentando ruídos sibilares exacerbados, dispneia, crise asmática, edema agudo do pulmão, pós-cirúrgicos em menos de uma hora de refeição fraturas de costelas, cardiopatas graves.

  • VIBRAÇÃO E VIBROCOMPRESSÃO

São contrações isométricas repetidas do ombro e cotovelo realizada sobre a parede do tórax, durante a fase expiratória, em uma frequência de 12 a 16 Hz, podendo ser associado a compressão.                 

É realizada com as mãos espalmadas, acopladas e com certa pressão no tórax do paciente, o punho e o cotovelo de quem aplica deverão permanecer imóveis impulsionando os movimentos vibratórios (tremor energético) com um trabalho mecânico proveniente da musculatura do braço e do ombro, deixando os demais grupos musculares do membro superiores contraídos isometricamente e as articulações do punho e do cotovelo imóveis.

 

[pic 2]

[pic 3]

  • PERCUSSÃO CUBITAL

Com os mesmos objetivos da tapotagem a percussão cubital consiste em percutir o tórax mediante o movimento de desvio ulnar com uma das mãos semifechadas, mais precisamente com o lado hipotênar sobre a outra mão ou os dedos da outra mão, que esta em concha e permanentemente acoplada ao tórax do paciente, neste caso a percussão cubital será indireta, podendo também ser realizada diretamente sobre o tórax do paciente, esta ultima é menos empregada pelo desconforto do paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (304.9 Kb)   docx (148 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com