TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As principais características encontradas em pessoas empreendedoras, que fizeram um monte de atenderem o perfil de empreendedores

Pesquisas Acadêmicas: As principais características encontradas em pessoas empreendedoras, que fizeram um monte de atenderem o perfil de empreendedores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.877 Palavras (12 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 12

EMPREENDEDORISMO passo 2

Este tutorial trás meios e caminhos, planos de vôo, e alguns cuidados para abrir sua empresa, documentação e caminhos necessários para você ter seu empreendimento no comércio tradicional, na indústria e nos serviços. No entanto, este tutorial não tem finalidade de ser única fonte para você abrir sua empresa, procure consultorias públicas e órgãos competentes para melhor auxiliar sua jornada e lhe ajudar a abrir a visão sobre o mundo dos negócios. Aqui procuramos apenas destacar pontos fortes para que você possa tomar a direção certa. Sabendo o que realmente é este terma “Empreendedorismo” e sua aplicabilidade.

A distância entre o sonho e a realidade muitas vezes depende de um único movimento e muitas pessoas nessa hora, não tem coragem de fazê-lo, pois se vêem perdidas no mar de informações e papéis para se conseguir abrir sua própria empresa. Embora pareça simples, o gesto de abrir um negócio e assumir o espírito empreendedor requer uma dose razoável de coragem. Não é fácil se lançar no desconhecido.

O desafio de tomar as rédeas da própria vida envolve em várias circunstâncias riscos que, como no conto de D. Quixote, os moinhos de vento que se transformavam em perigosos inimigos na imaginação – o personagem do escritor Cervantes -, assustam o herói em sua caminhada, mas podem revelar-se inofensivos se ele mantiver os pés firmes no chão.

Os passos inicias que muitas vezes parecem complicados para muitas pessoas na hora de abrir sua empresa, podem parecer difíceis, porém com uma dose de esforço, vontade vencer na vida e principalmente ter o espírito de empresário, tornam esta batalha inicial uma forma de vencer as barreiras.

É sabido que grande parte dos novos negócios sucumbe antes do quinto ano de vida, sendo que 35% não ultrapassam o primeiro ano de atividade. Alguns empresários que sobreviveram estas estatísticas, falam que, em média, estudaram a abertura do negócio por dez meses. A competência também é fundamental, pois 68% dos empreendedores ativos já tinham experiência anterior.

O mercado é cada vez mais competitivo e exigente, os clientes hoje buscam soluções inteligentes e produtos bons com preços competitivos. Exige análise de risco, viabilidade e visão da concorrência. Por isso, pesquise negócios semelhantes. Também vale a pena refletir se você tem as características empreendedoras definidas para seu negócio. A falta de algumas pode ser suprida pelo empenho em adquiri-las. O otimismo, por exemplo, desenvolve-se como efetivas mudanças de atitude. Se você achar que não vai dar certo, acredite: não dará mesmo!

PERFIL ADEQUADO

Colocamos aqui as principais características encontradas em pessoas empreendedoras, que tem feito muitos se enquadrarem no perfil de empresários e podem fazer grande diferença na hora da sobrevivência.

Lembre-se: algumas delas são adquiridas com esforço e com tempo, nem todas as pessoas as se enquadram com totalidade, porém é de vital importância possuí-las.

• ASSUME – a pessoa sabe ou está disposto a aprender e gerenciar riscos. O futuro empresário assume o papel de empreendedor, sabendo os riscos e os benefícios de ser dono do seu próprio negócio.

• ENXERGA – A pessoa empreendedora, enxerga como águia, ela tem faro comercial e aproveita as oportunidades para ampliar negócios, fechar vendas ou mesmo abrir de forma adequada a sua empresa.

• TEM – competência e também experiência para fazer com inteligência e precisão o que se dispõe se mantém sempre atualizado sobre o mercado em que atua.

• É – capaz de organizar e administrar recursos financeiros, matérias e humanos, definindo metas e fazendo um planejamento adequado.

• TOMA – decisões no momento certo, com boa dose de autoconfiança e coragem para enfrentar cenários complexos e difíceis de gerenciar.

• POSSUI – liderança, mas é capaz de delegar responsabilidade.

• TEM – talento, criatividade e entusiasmo pelo trabalho, pois terá muito pela frente.

• É – independente quanto aos rumos de sua vida. Não se vê como empregado.

• MANTÉM – o otimismo, mesmo quando a conjuntura não parece favorável.

O CAMINHO LEGAL – PRINCIPAIS PASSOS PARA CRIAR PRÓPRIA EMPRESA

1 – DEFINA

Planeja e defina muito bem o empreendimento e seu foco. Planeje o que fará em detalhes, disso vai depender tudo o mais.

2 – ESCOLHA

Escolha um endereço para seu negócio, dê preferência, é claro, para um ponto comercial com boa movimentação de pessoas e bem localizado. Caso não tenha capital suficiente para comprar, se resolver começar em casa, use o da própria da residência, mais verifique antes se pode fazê-lo, analisando e vendo questões como o código de zoneamento, a regularização do imóvel e pagamentos de tributos (IPTU, por exemplo) e o contrato de locação. Em qualquer caso, atenção às exigências prévias do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária e das instâncias ambientais. Podem ser diferentes dependendo do lugar.

3 – SOCIEDADE

Escolha o tipo de sociedade que mais convém ao seu objetivo empresarial. As mais comuns são a anônima e a limitada. As demais são: firma individual, em nome coletivo, em conta de participação, de capital e indústria.

4 – FIRMA INDIVIDUAL

Se optar pela firma individual, terá de abri-la com seu nome, porque na haverá sócios. O mesmo se aplica à categoria de autônomo na área de serviços, que também requer registro junto aos órgãos competentes. Os demais tipos de sociedade permitem o uso do chamado “nome fantasia”, que dever ser definido antes dos trâmites para registro. Será preciso verificar na Junta Comercial de sua cidade, se não há registros homônimos.

5 – DOCUMENTAÇÃO

Providencie documentação de registro, além daqueles já reunidos do imóvel. Os pessoais: fotocópias autenticadas de RG, comprovantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com