TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologia = Distúrbios Circulatórios: Infarto

Por:   •  25/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 3

ATPS – DISCIPLINA PATOLOGIA

CARTILHA EDUCATIVA

Tema:

Distúrbios Circulatórios: Infarto

Desenvolvida por:

Nome RA

Ana Filomena B. da Silva 3708639278

Carolina Vieira Bueno 9902000321

Jéssica Cristina Espanhol 8425103679

Keila Fernanda da Costa 8416834099

Telma Travassos da Costa 8468222783

Vanessa Cristina Croci Perles 8644265914

Definição:

Tema relacionado a infarto, doença cardíaca, a qual acomete milhares de pessoas. Suas causas, prevenção e tratamento de suas sequelas, bem como a prevenção de futuros problemas relacionados a essas sequelas. Orientações pertinentes a fim de prevenir, tratar e sanar quaisquer aspectos e dúvidas relacionados ao mesmo.

Fisiopatologia/Etiogenia/Causas:

Um dos fatores causadores mais comum responsável pelo infarto é a presença da placa aterosclerótica na região coronariana, que nada mais são que placas de gordura nas artérias que favorecem na interrupção do fluxo sanguíneo para as células do músculo cardíaco. O infarto pode ocorrer em qualquer idade, porém há uma agravante com o decorrer da vida do indivíduo, uma vez que sua causa esta relativamente ligada a maus hábitos, fatores de risco e pré-disposição ao mesmo através de doenças cardíacas, como a hipertensão, as quais podem ser adquiridas ao longo da vida por diversos fatores, sejam emocionais, má alimentação, sedentarismo, entre outros.

Evolução do processo patológico/doença:

Apesar de o infarto estar relacionado com a diminuição do suprimento cardíaco, total ou parcial, devido a uma artéria coronária estar comprimida ou obstruída, é uma situação na qual o indivíduo acometido pode vir a óbito instantaneamente, ou posteriormente devido à diminuição do débito cardíaco, ou uma grande limitação das atividades diárias em decorrência do dano causado ao tecido, uma vez que o tecido cardíaco não se regenera. A obstrução do vaso ocorre através do acúmulo de substâncias na parede do mesmo, o qual é a artéria coronária, que nutre o tecido cardíaco, substâncias estas como gordura e colesterol. A presença de placas de gorduras no sangue é chamada de aterosclerose (placa de colesterol). O paciente que possui essas placas com algum grau de obstrução na luz de uma artéria tem a chamada de DAC (doença arterial coronariana). Conforme a placa de gordura vai crescendo, ela aumenta obstrução da coronária e pode levar ao sintoma de dor no peito aos esforços (angina). Isso ocorre de tal maneira na qual, impede que o sangue passe por ali, ocorrendo então o infarto. Com essa lesão o coração fica sem oxigênio e começa a morrer. Quando o socorro é rápido o paciente sobrevive, é feito Angioplastia (cateterismo cardíaco). O exame é feito através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com