TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologias de origem reumaticas

Por:   •  30/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 5

TRAUMATO E REUMATO

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES:

1. Revisão sobre as articulações do ombro:

R= Acromio cravicular

Glenoumeral

Esternoclavicular

Escapulotoráxica

Subacromial

2. Ligamentos da articulação glenoumeral:

R=Coraco-umeral

Glenoumeral superior

Glenoumeral médio

Glenoumeral inferior

Ligamento transverso do úmero

3. Quais os movimentos que cada articulação realiza?

R=Articulação Esternoclavicular: elevação e depressão, protração e retração Articulação Escapulotorácica: elevação, depressão, abdução, adução, rotação para cima e para baixo Articulação Glenoumeral: flexão, extensão, abdução, adução, rotação medial e lateral, abdução e adução, circundução

4. Quais estruturas estão envolvidas no espaço subacromial?

R= Tendão supra espinhal, infra espinhal, subscapular e redondo menor.

Além da bursa subacromial e os musculos do manguito rotador.

5. Oque é ritmo escapulo-torácica?

R= Movimento sincronico que a articulação glenoumeral faz junto com a escápula. Se a escápula estiver aderida e não realizar seu movimento de rodação por completo, o movimento de flexão do ombro não acontecerá po r completo também. Ou seja, para realizar o movimento do ombro por completo é preciso que a articulação funcional da escapula esteja totalmente livre, realizando seu movimento por completo. Assim trabalhando em conjunto.

6. Quais são os estabilizadores estáticos do ombro?

R= Ligamentos, cápsula, lábro glenóidal.

7. Quais são os estabilizadores estáticos do ombro?

R= Ligamento, cápsula, lábro glenoidal.

8. Quais são os estabilizadores dinâmicos do ombro?

R= Escapulotóracica, escapuloumeral.

Testes

Sinal do sulco subacromial: Serve para avaliar o grau de translação inferior da cabeça do úmero em relação à glenóide, sendo um importante sinal para uma possível lassidão do ligamento glenoumeral inferior ou ainda um aumento do recesso axilar.

O teste do sulco é realizado com o paciente sentado em uma cadeira em posição relaxada, com os braços ao lado do tronco e descansando sobre as coxas em posição supina. Em seguida o examinador aplica uma força de tração para baixo. O examinador palpa então o espaço sob o acrômio para ter uma idéia do grau de translação da cabeça do úmero.

Teste de apreensão do ombro:

O teste de apreensão do ombro é geralmente utilizado para testar a integridade da cápsula articular glenoumeral ou para avaliar a instabilidade da articulação do ombro. O paciente deve estar em posição supina. O terapeuta irá flectir o cotovelo do paciente de 90º e abduzir ombro do paciente a 90º, mantendo a rotação neutra. Nesta posição o examinador aplica lentamente uma força de rotação externa ao braço a 90º enquanto monitoriza cuidadosamente o doente. Uma reação de apreensão do paciente durante a manobra, e não dor, é considerado um teste positivo.

Teste de gaveta anterior e posterior do ombro:

Posição do paciente: Em pé e de costas para o examinador no teste da gaveta anterior e de frente para o examinador no teste de gaveta posterior. Descrição do teste: O terapeuta posiciona-se e com uma das mãos em formato de concha ou em U estabiliza o ombro do paciente. Com a outra mão, especificamente com o polegar, empurra a cabeça umeral deslocando-a no sentido anterior e posterior e compara com o outro membro. Sinais e sintomas: Nesse teste o terapeuta observa o grau de deslocamento da cabeça umeral sobre a fossa glenóide e compara com o outro membro superior. O paciente sente leve desconforto no momento do teste.

Jerk Teste: Esse teste é utilizado na suspeita de instabilidade póstero-inferior do ombro.

Enquanto estabiliza da omoplata do paciente com uma mão e segurao braço a ser testado a 90° de abdução e rotação interna, o examinadorsegura o cotovelo e axialmente aplica carga sobre o úmero no sentido proximal. O braço é movido horizontalmente no sentido do corpo. Um resultado positivo define-se por um súbito clank quando a cabeça do úmerodesliza para fora da parte de trás da glenóide. Quando o braço retorna à posição original, um segundo clank pode ser sentido, que corresponde à cabeça do úmero a retornar à glenóide.

Teste para flouxidão ligamentar:

Teste de Godfrey ou 90º Sag test Posição do paciente: paciente em decúbito dorsal com ambos os joelhos em flexão de 90º. Descrição do teste: o terapeuta segurando ambos os calcanhares do paciente observará a presença de um degrau ou deslocamento posterior da tíbia em casos de ruptura do ligamento cruzado posterior (LCP). Sinais e sintomas: o paciente não sentirá dor apenas a sensação de frouxidão ligamentar e instabilidade.

Teste da gaveta ativa do quadríceps Posição do paciente: paciente em decúbito dorsal com o joelho a ser testado flexionado a 90º e com o pé em contato com a maca durante todo o teste. Descrição do teste: o terapeuta instrui ao paciente para que realize uma extensão do joelho com o pé em contato constante com a maca para servir de atrito. O terapeuta poderá ainda fornecer uma leve resistência ao movimento, percebendo durante o trajeto que a contração do quadríceps levará a tíbia de uma posição subluxada posteriormente para uma anteriorização, ou seja, uma redução enquanto o quadríceps estiver sendo contraído. Sinais e sintomas: o paciente não sentirá dor apenas a sensação de frouxidão ligamentar e instabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com