TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Matemática

Casos: Projeto Matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Adriana Aparecida Rocha

Maria Cecília de Fátima Maturano Lourenço

Rosane Maria Mello Sepe

Viviani Aparecida Camilo

Público Alvo: crianças de 5 a 6 anos

Local de realização: Prefeitura Municipal de São Carlos – CEMEI Dário Rodrigues

Tempo de duração: Todo ano letivo

INTRODUÇÃO

A Educação Infantil é um período extremamente Importante para a construção de novos conhecimentos, sejam eles sociais afetivos ou cognitivos, é nessa faixa etária que a criança estabelece diversas relações com a sua realidade. Dessa forma na Educação Infantil a criança tem diversas oportunidades para a construção de novos conhecimentos, graças às ações que as mesmas mantêm com as outras crianças, com os adultos e com a realidade na qual está inserida.

São diversos os conhecimentos que serão construídos, e a Matemática deve estar presente. É de suma importância que a matemática seja introduzida para as crianças pequenas, principalmente na construção do conceito de número.

Convivendo com as crianças, podemos perceber que as mesmas já elaboram conhecimentos sobre Matemática, observando-as brincando, percebemos como elas resolvem diversas situações problemas. Um exemplo disso é como elas dividem entre os amigos as balas, ou as pecinhas de um determinado jogo, dentre outras situações cotidianas. Com isso podemos perceber que desde a Educação Infantil, as crianças já sabem muitas coisas sobre relações matemáticas, pois estão expostas todo tempo a esse gênero de conhecimento. Tornar a matemática significativa para os alunos é fundamental, pois dessa forma essa área do conhecimento passará a ser mais interessante e instigante para as crianças. Fazendo com que as crianças passem por um processo continuo de construção desse conhecimento. A sala de aula deve ser um lugar de exploração dos elementos da realidade que cerca os alunos, dessa forma relacionar o aprendizado da matemática com outras atividades é muito importante, visto que podemos interligá-la com o letramento.

O educador deve sempre procurar criar situações ricas e desafiadoras, as quais possam gerar a necessidade que as crianças construam novos conhecimentos, visto que serão instigadas a resolverem diversas situações problemas, fazendo com que os mesmos aprendam de forma significativa.

OBJETIVOS

• Desenvolver o conceito de número;

• Desenvolvimento da relação entre número e quantidade.

RECURSOS MATERIAIS

• Latinhas de achocolatado;

• EVA;

• Tesoura;

• Cola quente;

• Tampinhas de garrafa;

• Palitos de sorvete;

• Forminhas de brigadeiro;

• Papel sulfite.

METODOLOGIA

A Matemática na Educação Infantil deve ser reformulada, fazendo com que as crianças deixem de recitar números e passem a construir um conhecimento verdadeiramente significativo e importante para a construção de conhecimentos mais elaborados nas fases seguintes, ou seja, no ensino fundamental. Dessa forma, mais do que recitar números, as crianças precisam construir conhecimentos, a partir de situações significativas de aprendizagem. Na educação infantil temos diversas situações para que isso ocorra: como os jogos; resoluções de problemas reais; etc. A fim de que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com