TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Aula Prática

Por:   •  17/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  4.011 Palavras (17 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVEL- Centro Universitário[pic 1]

Aline Cleciany

Anderson Douglas Camargo

Julia Dias Fernandes

Juliana Batista Kuhn

Lorraine Nicole Schwartz

Pâmela Andressa Pauletto

                                           Relatório de aula prática.

CASCAVEL – PR

 2018

[pic 2]

Relatório de aula prática.

Trabalho apresentado para a disciplina de Bioquímica, para a Profa. Dra. Suzana Costa Wrublack.

CASCAVEL - PR

2018                        

SUMÁRIO[pic 3]

1 Introdução        3

2 Materiais e Métodos        5

3 Resultados e Discussões        8

4 Conclusão        13

5 Referências        14


1 INTRODUÇÃO

As estruturas de muitas moléculas de uma célula são sensíveis ao PH, veremos a importância do PH na vida de um ser humano, observando que muitas reações vêm através da liberação ou captação de prótons do meio aquoso dissolvidos em uma solução e é sobre isso que fizemos trabalhos em laboratórios com experiências em produtos usados no dia a dia.

Para compreender o sistema de Tampão é preciso entender as suas propriedades, os ácidos e bases de Bronsted, assim como suas definições e propriedades, podemos afirmar que os ácidos fracos são caracterizados por sua constante de dissociação, e que um sistema tampão é constituído por um ácido fraco em sua base conjugada. Mais sabemos que para uma eficiência de um tampão está restrita a uma faixa do PH que é isso que vamos nos concentrar nas pesquisas.

Quando pensamos em água pensamos em saúde, uma vez que a água é um solvente universal podemos afirmar que não existe uma célula que não precise de água. Precisamos estar atentos a aspectos que diferenciam a água, pureza, poder de hidratação, níveis de minerais, até o PH da água.  O percentual hidrogeniônico, mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade do líquido, isso poderá alterar a qualidade da água.

A escala do PH da água pode variar de 1 a 14, indicando a concentração de íons H+ presentes na água. É essa concentração de íons H+ que determina o caráter ácido da água. Todo o PH inferior a 6 é ácido. Quanto menor o número, mais ácida é a água. Por exemplo, uma lata de coca cola o PH de um refrigerante são 2,61 extremamente ácidos. Sendo assim podemos afirmar que essa bebida embora tenha água é totalmente prejudicial à saúde. Para uma água neutra ficam com o PH entre 6 e 7 onde os não causam efeitos nocivos para a saúde, porém não geram benefícios.

O PH ideal para a nossa saúde é acima de 7 . O PH de 7 a 10 significa que a água é alcalina, ou seja, a água ideal para a nossa saúde. A água com PH alcalino possui um poder de hidratação superior às demais águas.

 A água é essencial para quase todas as funções metabólicas do nosso corpo. Uma água alcalina com poder alcaliniza-te e rica em minerais como magnésio também contribui para uma vida mais longa, pois protege contra doenças, como, doença cardiovascular, diabetes, hipertensão e obesidade.

A água alcalina ionizada é uma água reestruturada quimicamente e é a ideal para nossa saúde, pois, possui o PH entre 8 e 10. Além disso, é pura, rica em minerais, antioxidante e com PRAL negativo, a água alcalina ionizada se diferencia de qualquer outro líquido devido à suas propriedades e benefícios.

Tendo em vista a esses aspectos fizemos atividades em laboratórios de bioquímica para descobrir o potencial hidrogeniônico (quantidade de prótons H+), que indica a acidezneutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa de algumas soluções as quais consumimos ou usamos em nosso dia a dia. O principal interesse dessas atividades em laboratório é determinar o PH de soluções utilizando os métodos colorimétricos e potencio métrico, observar o efeito tampão de uma solução, relacionar os conhecimentos teóricos com a prática.


2 MATERIAIS E MÉTODOS

Materiais e reagentes: Rabanete, pera, beterraba, repolho roxo, tomate, 1 béquer de 250 ml ou 500 ml, água, pisset, 16 tubos de ensaio, suporte para tubos, tela de amianto, tripé, 1 faca, pipetas, 1 caneta para retroprojetor, 3 béquer de 50 ml, vinagre, hidróxido de sódio 0,1 mol/L, hidróxido de amônio 0,1 mol/L, ácido clorídrico 0,1 mol/L. Procedimento experimental: a) Cada grupo  ficou com um tipo de vegetal. Cortou cada vegetal em pedaços pequenos, colocou em um béquer. b) Adicionou água o suficiente para cobrir o vegetal. c) Após aquecimento, separaram em 3 béquers, identificando com o nome do vegetal e distribuiu para outros grupos. d) De acordo com o número de indicadores, identificaram os tubos de ensaio (em 3 ou 4 tubos para cada solução a ser analisada), isto é, NaOH, HCL, NH4OH e vinagre. e) Após a extração dos indicadores, pipetaram 2 ml de vinagre em 4 tubos, 2 ml de água de sabão ou hidróxido de sódio diluído em 4 tubos, 2 ml de ácido clorídrico em 4 tubos e hidróxido de amônio em 4 tubos. f) Separaram no suporte para tubos, 4 baterias, cada bateria consistindo de vinagre, hidróxido de sódio, ácido clorídrico e hidróxido de amônio.

g) Colocaram 5 gotas de indicador natural (rabanete) em cada substancia a ser analisada de uma bateria. h) Repetiram o procedimento f, utilizando outros indicadores. i) Os resultados deverão ser comparados com o quadro de indicadores naturais.


2.1 ATIVIDADE 2: USO DE INDICADOR UNIVERSAL

Materiais e reagentes: Tubos de ensaio, suporte para tubos, bastão de vidro, béqueres de 50 e 100 ml, pipetas de 5 ml, conta-gotas, indicador universal, soluções tampão pH 3,0; 4,0; 5,0; 6,0; 7,0; 8,0; 9,0; 10,0; 11,0; pisset com água destilada, água de torneira, vinagre, água de sabão, suco de limão, refrigerante, hidróxido de amônio a 50%; NaOH 0,1 mol/L; HCl 0,1 mol/L. Procedimento experimental: a) A primeira bateria de 8 tubos serviu como padrão. Para prepará-la, adicionou em cada tubo de 0,5 ml de solução tampão pH 3,0; 4,0; 5,0; 6,0; 7,0; 8,0; 9,0; 10,0; 11,0. Adicionou a cada tubo de ensaio 4,5 ml de água destilada e 3 gotas de indicador universal. Guardou-se para as próximas práticas. b) A segunda bateria constituída de soluções a serem analisadas. Adicionou 2 ml de água, vinagre, refrigerante, suco de limão, água de sabão, ou outras amostras disponíveis, separadamente em tubos de ensaio. c) Adicionou 3 gotas de indicador universal e agitou-se. d) Anotou-se a cor e verificou-se o pH.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (145.8 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com