TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Síndrome do Impacto

Por:   •  2/3/2020  •  Abstract  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

O diagnóstico correto e uma avaliação minuciosa possibilitam maior compreensão da fase evolutiva da patologia e, consequentemente, maiores perspectivas de sucesso no tratamento. Os principais métodos diagnósticos utilizados para identificação das lesões do manguito rotador são ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética, o raio x pode também, em vários ângulos, auxiliar na identificação de alterações estruturais.

Na realidade, o diagnóstico da síndrome do impacto do ombro é baseado na tríade: anamnese, exame físico e exames de imagens.  O exame físico é composto de inspeção óssea, palpação óssea, avaliação da amplitude de movimento (ADM) e força muscular (FM), verificação dos reflexos e nível de sensibilidade, além da aplicação de testes especiais.

A ADM pode ser testada de maneira ativa e passiva. Os testes de Força Muscular fornecem a noção do grau de envolvimento das estruturas contráteis em determinado movimento. O exame muscular do complexo do ombro envolve os movimentos de flexão, extensão, adução, abdução, rotação interna e rotação externa da articulação glenoumeral, somados à elevação e retração da escápula. Os testes devem ser realizados bilateralmente para comparação, de forma que o membro não-acometido forneça referencial para a Força Muscular desejável no membro acometido.

Os reflexos bicipitais e tricipitais devem ser testados, pois são músculos que cruzam a articulação glenoumeral e a sensibilidade dos membros superiores pode ser delineada conforme os dermátomos correspondentes por níveis neurológicos.

Por fim, os testes especiais ajudam na identificação das estruturas envolvidas no quadro patológico ou alguma irregularidade na dinâmica da articulação avaliada, sendo a dor, crepitação, subluxação ou incapacidade funcional, sinais ou sintomas de positivação para os testes. Os principais testes são de Jobe, Impacto de Neer e Neer-Hawkings.

Teste de Jobe: Com uma rotação interna, o paciente realiza uma elevação no plano escapular, fazendo força contra o terapeuta. Ou seja, é ativo-resistido, pois o terapeuta impõe a resistência durante a realização do teste. O exame é positivo se tiver alguma irritação ou alguma sensação dolorosa na região do ombro.

Teste do Impacto de Neer: Com o paciente em posição ortostática ou sentada, o examinador deve estabilizar o ombro e a escápula do lado a ser examinado com uma das mãos e, com a outra, realizar a elevação passiva do braço com o cotovelo estendido. O teste é considerado positivo na presença de dor, evidenciando o impacto e irritação de estruturas subacromiais.

Teste de Neer-Hawkings: terapeuta deve estabilizar bem o membro superior do paciente para que ele não compense com alguma contração muscular. Com uma flexão de ombro a noventa graus e uma flexão de cotovelo a noventa graus, realiza um apoio na região distal de úmero, faz o movimento passivo de rotação interna de ombro. Se o paciente relatar dor na região anterior do ombro, é positivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (30.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com