TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO CURSO DE ESCRITA CIENTIFICA E PRODUÇÃO DE ARTIGOS DE ALTO IMPACTO

Artigos Científicos: RESUMO DO CURSO DE ESCRITA CIENTIFICA E PRODUÇÃO DE ARTIGOS DE ALTO IMPACTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  1.483 Palavras (6 Páginas)  •  2.553 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO DO CURSO DE ESCRITA CIENTIFICA E PRODUÇÃO DE ARTIGOS DE ALTO IMPACTO

O Gênero Literário

O curso ministrado pelo prof. Dr. Valtencir Zucolotto tem como objetivo auxiliar seus discentes a auxiliar na produção de bons artigos científicos, e para isso é necessário entender a importância da publicação cientifica na vida dos pesquisadores. Com isso são abordadas três perguntas principais para esclarecer essa questão:

O que os cientistas fazem?

O que nós publicamos?

Quando nós publicamos?

A primeira pergunta é a princípio fácil de responder pois cientistas fazem ciência, só que além disso, os cientistas na verdade avançam a fronteira cientifica do conhecimento de uma determinada área de atuação, e hoje a única maneira de fazer isso é através da publicação de artigos em revistas de alto impacto. Com isso temos que o conteúdo publicado é além dos resultados obtidos pelo trabalho desenvolvido, são publicadas ideias. E por último, a nossa terceira pergunta no fundo é a mais sensível, pois na conclusão da pesquisa onde a resposta à pergunta inicial que deu origem ao seu trabalho for respondida, devemos nos preocupar em escrever os resultados. Contudo o timing deve ser claro para o pesquisador, pois depende muito de cada área de atuação, é possível pecar tanto pelo excesso quanto na falta de detalhes no seu artigo e isso leva a utilização do bom senso referente ao timing da publicação.

Um ponto interessante apresentado no curso é a elaboração do processo de produção e publicação cientifica. Iniciado por uma ideia, o que acarreta na implementação de métodos científicos para realizar a pesquisa, e gera após a pesquisa os resultados, que serão em seguida comprovados contra a ideia original da pesquisa, podendo gerar novas ideias para trabalhos futuros e gerando também o artigo cientifico referente. Assim, quando observamos um artigo que não tem muita contribuição à área, podemos crer que provavelmente não houve um projeto de pesquisa bem concebido, que acarretou em resultados não contribuintes para avançar a fronteira do conhecimento.

No curso é abordado a escrita cientifica como um gênero da literatura, denotada de quatro principais características. A primeira é a abrangência do artigo, ou seja, quem vai ler esse artigo é um fator importante no gênero da escrita cientifica, pois a partir disso, temos nosso público alvo e as revistas que desejaremos que nossos trabalhos sejam publicados. Em seguida, temos a clareza e concisão como provavelmente as características principais da escrita cientifica, pois a clareza define na mensagem que deseja ser passada da forma mais rápido aos leitores, utilizando principalmente de palavras e expressões de fácil entendimento. No caso da concisão temos a característica de escrever com clareza com o menor número de palavras possíveis. Isso porque é observado que os melhores papers das revistas de maior impacto são sempre claros e concisos. A terceira característica é a citação e referenciamento, já que na escrita cientifica é obrigatório referenciar outros autores da área por exemplo para demonstrar o estado da arte, ou apresentar uma lacuna(GAP) em uma determinada área. E por final, temos que a última característica da escrita cientifica é que não há suspense, isso muito aparando pela questão de clareza na escrita, tentamos mostrar em nossos textos as ideias e contribuições rapidamente e de melhor maneira possível.

Título, Autores, Afiliações e Abstract

O fluxo de ideias de um artigo é muito bem definido, partindo da introdução temos um conjunto de ideias mais gerais daquela especifica área de conhecimento, como por exemplo a importância dessa área de pesquisa, e desenvolvendo ainda dentro da introdução até terminarmos com ideias mais especificas, por exemplo o GAP que você irá trabalhar ao decorrer do seu artigo. A metodologia e resultados e discussões são temas muito específicos do seu artigo, que serão encontrados somente no seu trabalho. E por fim o fluxo de ideais apresentados define que a conclusão deve expandir de uma ideia especifica, por exemplo a ideia inicial do artigo, até alcançar uma abordagem mais geral e as principais contribuições do seu trabalho para a sua área de atuação.

Titulo

O título em um texto da escrita cientifica deve ser o mais conciso e claro possível. Algumas dicas dadas no curso é a não utilizações no título, como “Um estudo de ...” e a tendência de colocar o principal resultado do seu trabalho no título, e essa tendência vem sendo observada nas publicações das melhores revistas.

Autores

Os autores são aqueles que contribuíram de maneira intelectual para a finalização do trabalho, e é de consenso que qualquer um dos autores e coautores deva ser capaz de defender o seu trabalho.

Afiliações

O Modelo de afiliação é bem construído, inicialmente com o grupo de pesquisa, depois o departamento associado, a Universidade, o local de atuação e o país.

Abstract

O Abstract é apresentado como a principal seção do artigo no ponto de vista de divulgação, pois como se trata de um “mini artigo” o abstract tem todas as informações importantes para que o leitor se interesse ou não pelo seu artigo. E além disso, é cada vez mais observado em revistas a disponibilização somente do abstract para promover o seu trabalho.

Devido ao conteúdo proposto para um bom resumo do seu texto, é fácil desenvolvimento de um modelo para o abstract. Esse modelo é composto de uma contextualização, mostrando a área do trabalho e a importância dessa área. Em seguida temos a apresentação de um GAP, uma lacuna na área de atuação que ainda deve ser desenvolvida. Logo após temos o propósito do trabalho, qual o principal objetivo a ser alcançado. Uma breve explicação metodológica de maneira geral. Os resultados e Conclusão devem ser apresentados no abstract, demonstrando o principal achado da sua pesquisa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com