TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Somente há Imunidade Em Seres Celomados

Por:   •  14/4/2023  •  Resenha  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 4

IMUNIDADE

Somente há imunidade em seres celomados.

Nosso corpo é exposto a diversos micro organismo que estão tanto no ambiente que vivemos quanto associado ao nosso próprio organismo, esses micro organismos auxiliam em funções fisiológicas do nosso organismo, mas também que podem causar doenças, por estarem em locais inadequados.  Por isso que contamos com um sistema que defende nosso organismo desses patógenos.

As doenças mais conhecidas do sistema imunológico são as autoimunes, neste caso o S.I da pessoa acaba atacando células saudáveis da pessoa, ao invés de atacar patógenos, e com isso desenvolvem doenças especificas.

A ativação da imunidade se da quando há a entrada de um agente estranho (patógeno) e faz com que nosso sistema imunológico se ative.

Após o macrófago fazer a fagocitose ele pega o patógeno e processa na membrana, transformando em pequenos pedaços, logo após apresenta ao sistema imunológico para dar estimulação, este processo é chamado de APC – Célula Apresentadora de Antígenos.

Os anticorpos é a imunoglobulina que o Linfócito B produz, e ao ligarmos com o APC produzimos a imunidade.

Antígeno: patógeno que ativa o sistema imunológico

Anticorpo: resposta do sistema imunológico.

Há dois tipos de imunização ativa e passiva.

Imunidade Ativa

A imunidade ativa ocorre quando a exposição a um organismo doente aciona o sistema imunológico para produzir anticorpos contra essa doença. Essa exposição ao organismo causador da doença pode ocorrer por meio da infecção com a própria doença (resultando em imunidade natural) ou pela introdução de uma forma morta ou enfraquecida do organismo causador da doença por meio da vacinação (imunidade induzida pela vacina). De qualquer forma, se uma pessoa imune entrar em contato com essa doença no futuro, seu sistema imunológico a reconhecerá e produzirá imediatamente os anticorpos necessários para combatê-la.

OBS: Ativa algo que exerce uma ação, que será realizada pelo SI. Através da imunização ativa nosso sistema imunitário será estimulado a produzirá anticorpos.

Imunidade Passiva

Já na passiva nosso organismo recebe os anticorpos prontos, pois não estimula a produção dos mesmos, como por exemplo na agilização do soro não há produção de células de memória

A imunidade passiva é fornecida quando uma pessoa recebe anticorpos contra uma doença, ao invés de produzi-los por meio de seu próprio sistema imunológico. A proteção é imediata, ou seja, administram-se anticorpos prontos, que conferem a imunidade prontamente. No entanto, a imunidade passiva dura apenas algumas semanas ou meses. Somente a imunidade ativa é duradoura. Utiliza-se a imunidade passiva quando há necessidade de uma resposta imediata e não se pode aguardar o tempo para a produção de anticorpos em quantidade adequada, como em casos de acidentes com animais peçonhentos e exposição à toxina tetânica em indivíduo não vacinado ou com esquema vacinal incompleto.

OBS:  Já na passiva nosso organismo recebe os anticorpos prontos, pois não estimula a produção dos mesmos.

Os processos de defesa que constituem o S.I podem ser agrupados em duas categorias: IMUNIDADE INATA OU ADAPTATIVA. A imunidade inata também é chamada de inespecífica pois ataca todos os patógenos de forma igual enquanto a adaptativa também chamada de especifica, pois reconhece características especificas de cada organismos, no entanto ambas atuam em conjunto para nos defender de micro organismos, mas é a imunidade inata que atua na primeira linha de defesa contra patógenos, onde os mecanismos de defesa inatos são herdados na estrutura de cada organismo, ou seja já nascemos com ela, e esses mecanismos de defesa inatos podem ser classificados como externos (barreira) ou internos (relacionado ao desenvolvimento de um PC Inflamatório). Dentro dos mecanismos externos temos as barreiras mecânicas, e se mesmo com todas as barreiras um micro organismo conseguir penetrar em um tecido contamos com os mecanismos internos, que vão incluir células fagocitarias (responsáveis por ingerir e destruir bactérias), também contam com o sistema complemento (cascata) sistema formado por proteínas circulantes no plasma sanguíneo que serão ativadas quando um patógeno penetrar no organismo e as células NK (natural killer) no mesmo instante que reconhecem o invasor, essas células já matam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com