TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sua Relação com Aterosclerose : PRESSÃO ARTERIAL SISTEMICA

Por:   •  19/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.085 Palavras (9 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 9

H.A.S e Sua Relação com Aterosclerose:

1- H.A.S : PRESSÃO ARTERIAL SISTEMICA

1. DEFINIÇÃO:

A pressão arterial alta ou hipertensão é um transtorno cardiovascular que se desenvolve quando existem dificuldades no transporte do fluxo sanguíneo do corpo, seja por um estreitamento das artérias ou algum tipo de obstrução. Conforme o problema aparece, o coração tem que duplicar seus esforços para bombear sangue através de espaços mais reduzidos, o que faz com que a pressão aumente. O coração bombeia sangue para todos os órgãos do corpo, através de uma rede de tubos chamados artérias. A tensão gerada ou força gerada na parede das artérias é chamada pressão arterial. hipertensão arterial ou ¨pressão alta¨ é a elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais a definição que temos é: a hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial – PA (PA ≥140 x 90mmHg). Associa-se, frequentemente, às alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e às alterações metabólicas, com aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais. A HAS está na origem de muitas doenças crônicas não transmissíveis e, portanto, caracteriza-a como uma das causas de maior redução da expectativa e da qualidade de vida dos indivíduos.

- A SEGUIR UMA TABELA COM VALORES CONSIDERAVEIS NORMAIS.

1.2 CAUSAS E COMPLICAÇÕES:

A pressão arterial se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos em que o sangue passa se contraem. Além disso, diversos fatores podem influenciar no desenvolvimento da hipertensão, tais como:

Histórico de hipertensão na família;

Obesidade;

Diabetes;

Dieta rica em sódio;

Tabagismo;

Excesso de gordura no sangue;

Excesso de bebida alcoólica;

Sedentarismo;

Estresse.

Mesmo que em suas primeiras fases não apresenta sintomas notáveis, a hipertensão pode afetar de maneira negativa órgãos principais como o coração, os rins e inclusive os olhos.

- ATAQUE DO CORAÇÃO (INFARTO) : O ataque do coração é uma das doenças graves relacionadas à pressão arterial alta descontrolad.O ataque cardíaco (infarto) é a insuficiência de sangue oxigenado na área do coração devido a obstrução de uma veia coronária. Por conta do sangue não conseguir fluir na região, o músculo entra em um processo de necrose, o que pode levar o paciente à morte.

A obstrução da veia coronária em questão normalmente acontece por conta de um coágulo de sangue que se forma acima da placa de gordura que reveste a veia o que leva à impossibilidade do sangue em fluir (isquemia) e ocasionar, consecutivamente, a morte celular.

-Acidente cerebrovascular (AVC):

Os acidentes cerebrovasculares podem ocorrer quando o fluxo de sangue está restringido em um dos pontos que permitem sua passagem até o cérebro. Dado que a pressão afeta de forma direta a circulação do sangue para este órgão principal.

-Insuficiência cardíaca:

A longo prazo, a pressão arterial elevada vai sobrecarregando o músculo cardíaco e deixando-o cada vez mais fraco. Essa é uma das causas da insuficiência cardíaca, que se caracteriza pela incapacidade do coração para bombear o sangue em quantidade adequada para atender às necessidades do corpo. a pressão alta não costuma causar sintoma. Ela age silenciosamente, ”danificando” o coração.

-Diabetes:

Os descontroles nos níveis de açúcar no sangue podem afetar o fluxo sanguíneo e a saúde arterial, e interromper a passagem correta do sangue até o coração.

1.3 PREVENÇÃO:

• Boa Alimentação. Saladas, legumes, alimentos preparados com pouca gordura e pouco sal.

• Exercícios físicos constantes. Preferir escadas ao invés do elevador, caminha mais, escolher praticar atividades físicas. Uma caminhada de 30 minutos por dia já reduz o risco de pressão alta.

• Evitar o Fumo.

• Minimizar o uso de álcool.

• Manter o peso ideal.

• A tensão do dia-a-dia também pode elevar sua pressão arterial. Evitar stress.

• Controle sua pressão periodicamente. Ir a um médico ou a uma unidade básica de saúde com frequência. Anotar em um cartão de controle sua pressão para ver se não estão ocorrendo alterações.

• Durma bem, Falta de descanso e distúrbios do sono, como insônia e apneia, podem aumentar os riscos de hipertensão e insuficiência cardíaca congestiva, quando o coração tem dificuldade para bombear sangue para o resto do corpo.Com a circulação sanguínea comprometida, o corpo passa a liberar adrenalina, hormônio do estresse que contrai os vasos e aumenta a pressão. A dica, então, é fazer do quarto de dormir um templo sagrado, sem distrações e interrupções, com foco no relaxamento do corpo e da mente. E nada de mexer no celular na cama: a luz azul emitida pelos aparelhos pode atrasar o sono.

1.4 COMO IDENTIFICAR: Na sua maioria os pacientes hipertensos são assintomáticos. hipertensão só apresenta sintomas quando está mais avançada, as pessoas só suspeitam do quadro quando já apresentam alterações no organismo. Para fazer diagnóstico precoce precisamos que em todo o atendimento de saúde, seja público ou privado, as pessoas tenham sua pressão arterial verificada. MAS, algum desses sintomas é sentido por seus portadores:

Dores no peito

Dor de cabeça

Tonturas

Zumbido no ouvido

Visão turva

1.4 TRATAMENTO:

1.4.1 - Tratamento farmacológico:

Objetivos - O objetivo primordial do tratamento

Medicamentoso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com