TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÉRIES DE WILLIANS, CODMAN, KLAPP, FRENKEL

Por:   •  9/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  1.846 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE PITÁGORAS DE LONDRINA[pic 1]

FISIOTERAPIA

SÉRIES DE WILLIANS, CODMAN, KLAPP, FRENKEL

LONDRINA

2019

SÉRIES DE WILLIANS, CODMAN, KLAPP, FRENKEL

Trabalho apresentado à Universidade Pitágoras, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Cinesioterapia Geral.

        

Londrina

2019

INTRODUÇÃO

A pesquisa a seguir foi embasada na área de cinesioterapia com foco em exercícios com diferentes objetivos. Abordando as séries de Willians, Codman, Klapp e Frenkel.

Ao decorrer do trabalho haverá uma contextualização do porquê foi criado cada método e apresentará suas indicações.

SÉRIES

WILLIANS:

Através de pacientes, Willians observou que a maioria apresentava episódios de dores lombares crônicas e que possuíam alterações degenerativas esqueléticas secundárias e lesões dos discos intervertebrais, e a partir dessa observação, desenvolveu seu método para essas complicações.

Os exercícios de Willians são bastante utilizados para tratamento de dores na coluna, pois contribuem no fortalecimento dos músculos que fazem sua flexão. Buscam através dos exercícios o alongamento e a estabilização da região toracolombar, através de movimentos voluntários de flexão dos membros inferiores sobre o abdômen. Entretanto, para surtir efeito, os exercícios devem ser realizados diariamente.

Para o tratamento de diversas complicações lombares, são utilizados variado exercícios de flexão de Willians, pois em muitos casos contém causa e características que não compreendidas.

Os exercícios são indicados para pacientes que apresentam: Lombalgia, Lombociatalgia, ciatalgia, Artorse, Hérnias, entre outras.

E são contraindicados para os pacientes que apresentam osteoporose e recentes fraturas.

CODMAN:

Os exercícios de Codman, ou exercícios de pêndulo, consistem de movimentos circulares e pendulares com o braço tem o intuito de tratar patologias, lesão ou cirurgia no ombro, aumentando flexibilidade e movimento articular.

Esses exercícios atuam com a ação da gravidade sem qualquer tipo de contração muscular. Permite alívio da dor devido a movimentos alternados.

É necessário a compreensão de manter o ombro e o braço mais relaxado o possível. Inicialmente não é acrescentado peso até que a dor seja reduzida, quando tolerada, adiciona-se um peso para aumentar a tração articular (KISNER et al, 2009).

KLAPP: 

O método Klapp é uma técnica antiga que é utilizada na prática clínica e, no entanto, pouco pesquisada. Consiste em alongamento e fortalecimento da musculatura do tronco por meio de posições em gatas e joelhos semelhantes aos quadrúpedes. Esse método foi criado em 1940. Ele estudou e observou que os quadrúpedes não apresentavam escoliose, enquanto os humanos, pela ação da gravidade na posição bípede, desenvolviam essa patologia.

É uma forma de tratamento em que são utilizadas posturas assimétricas de alongamento e permite trabalhar o fortalecimento dessa musculatura. O método é eficaz para tratar as assimetrias de tronco em comparação com a de pelve e traz a melhora da flexibilidade e a lordose lombar.

E as contraindicações deste método é Limitação de movimento, Hiperfrouxidão ligamentar, Quadro álgico aumentado, Cervicalgia aguda, Patologias do joelho, Obesidade, etc.

FRENKEL:

O método de Frenkel tem o objetivo de devolver ao paciente o movimento funcional através de exercícios de dificuldade crescente com intuito de devolvê-lo a independência no dia-a-dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com