TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jean Willian Piaget (Vida e trabalho)

Bibliografia: Jean Willian Piaget (Vida e trabalho). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Bibliografia  •  1.681 Palavras (7 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 7

Jean Willian Piaget ( Vida e Obra)

Jean Willian Piaget nasceu no dia 9 de agosto de 1886, na cidade suíça de Neuchâtel, que significa Novo Castelo – uma cidade que embora pequena, com cerca de 30 mil habitantes, possui um bom potencial turístico e uma universidade reconhecida nacionalmente. Seu pai, Arthur Piaget, foi um conceituado professor de Literatura Medieval, ou seja, a veia intelectual e acadêmica do jovem Jean Willian não surgiu por acaso. Mas diferente de seu pai, o interesse do menino – considerado prodígio – foi inicialmente pela ciência natural, e logo aos 11 anos de idade publica seu primeiro artigo sobre suas observações de um pardal albino.

Ainda jovem Piaget ingressa na universidade de Neuchâtel – a mesma onde seu pai lecionava e passa a estudar biologia e filosofia.

Alguns anos depois da mais uma prova de seu intelecto avançado, quando tinha 22 anos torna-se Doutor e Biologia, o que viria a influenciar suas teorias futuras, já que em seguida passa a se interessar profundamente pela mente humana. Muda-se para Zurique para desempenhar funções de psicólogo experimental e trabalhar em uma clínica como psiquiatra. É nesta passagem por Zurique que assiste a aulas ministradas por Carl Gustavo Jung, psicanalista que trabalhou e foi discípulo de Sigmund Freud.

Em 1919 vai para Paris para trabalhar com

Alfred Binet – conceituado psicólogo infantil que desenvolveu um teste de inteligência que futuramente serviria de inspiração para o famoso teste de QI. Piaget passa a lecionar no colégio Granz-Aux-Belle dirigido por Binet, onde percebe que crianças da mesma faixa etária cometiam erros semelhantes nos teste de inteligência de Binet, o que o leva a acreditar que o pensamento se desenvolve gradativamente. É aqui que começam seus estudos do desenvolvimento das habilidades cognitivas.Em 1921 Jean Willian Piaget volta para a Suíça para tornar-se diretor de estudos do Instituto Jean-Jacques Rousseau na universidade de Genebra, e dois anos depois casa-se com Valentine Châtenay, com quem tem três filhos: Jacqueline (1925), Luciene (1927), Lauret (1931), cujos comportamentos e desenvolvimentos foram estudados meticulosamente pelo pai cientista.

Piaget lecionou em diversas universidades por toda a Europa, e foi o único Suíço a dar aulas na universidade de Sourbone. Na França. Também fundou e dirigiu o centro Internacional para Epistemologia Genética, ate falecer no dia 16 de setembro de 1980 aos 84 anos, na cidade de Genebra que o homenageou com um busto em uma de suas mais belas e conhecidas praças. Este notável Suíço publicou mais de 500 artigos científicos e cerca de 100 livros, dos quais o mais prestigiado é a obra de Piaget se trata da questão do desenvolvimento da inteligência e da construção do conhecimento. Por isso que ele batizou sua teoria de Epistemologia Genética.Porque epistemologia é filosofia da ciência, a parte que estuda o fenômeno da ciência, do conhecimento E genética significa uma epistemologia da construção do conhecimento. Genética deve ser entendida não no sentido habitual, de cromossomos, mas de gênese, de evolução.Conhecimento para Piaget, inteligência deve ser definida como função, enquanto estrutura. Enquanto função, a inteligência, para Piaget, é uma adaptação. Os processos da inteligência tem a finalidade do sujeito sobreviver, adaptar-se ao meio, modificar o meio para adaptar-se melhor a ele. Isso é a função da inteligência.Conceitos, Assimilação Piaget retira o conceito da assimilação da Biologia e, em sua Psicologia assimilação significa que quando uma pessoa vai entrar em contato com o meio, com o objeto de conhecimento, ela retira desse objeto algumas informações.

Acomodação significa que as estruturas mentais entende-se por estrutura metal a organização que a pessoa tem para conhecer o mundo é capaz de se modificar para dar conta das singularidades do objeto. equilibração vem do nome equilíbrio, ou seja: o sujeito que entra em contato com o objeto novo, pode ficar em conflito com esse objeto, desequilíbrio. Na verdade, equilibração serve aqui de metáfora. O objeto não se deixa conhecer facilmente, tem algumas coisas de singulares, então o sujeito fica em conflito, desequilibrado. Para conhecer esse objeto, ele tem que se acomodar modificar-se para dar conta desse objeto. E esse processo, digamos é a busca do equilíbrio. Então, o equilíbrio é a estabilidade da organização mental,que da conta do conhecimento.

Abstrações Empírica e Reflexiva esses dois conceitos embora nem tão conhecidos de Piaget, mais essencial. Abstração empírica são as informações que eu retiro do meu objeto do conhecimento.As abstrações reflexivas são as informações que retiro, não do objeto, mas de minha ação sobre o objeto.Para Piaget, a construção do conhecimento se dá por abstração empírica e também por abstração reflexiva. O desenvolvimento da inteligência se dá a partir do processo da criança pensar sobre o mundo e pensar sobre sua ação sobre o mundo.

Esse conceito de Piaget é o mais famoso. O conceito de estagio remete, em Piaget, a seguinte idéia, o desenvolvimento da inteligência não é um desenvolvimento linear, ou seja, por acumulo de informação, mas é um desenvolvimento que se da por saltos, por rupturas. Os estágios representam exatamente uma lógica da inteligência que será superada radicalmente por um estagio superior, apresentando outra lógica do conhecimento. Os estágios significam que por um lado, a inteligência dá saltos. Ou seja, a inteligência muda de qualidade, cada estagio representa uma qualidade dessa inteligência.Os estágios significam também que os estágios dessa inteligência necessariamente passa por estes estágios e nenhum dele pode ser pulados. Estagio Sensório-motor Antigamente se pensava que o bebe, a criança de zero a dois anos, não apresentava nada de muito interessante do ponto de vista da inteligência. O que Piaget demonstrou, numa clareza muito bonita, é que esta fase de zero a dois anos é extremamente rica e que a inteligência começa a se estruturar e a mostrar seu valor muito antes da linguagem. O que Piaget afirma é que quando a criança começava a falar por volta dos dois anos de idade, ela só tem sobre o que falar, sobre o mundo, porque ela construiu esse mundo antes.O período sensório-motor é o primeiro estagio que vai de zero a dois anos de idade e também às vezes é chamado de inteligência pratica. Inteligência pratica porque é uma fase de desenvolvimento da inteligência em que a criança não emprega a linguagem, mas apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com