TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de simeologia

Por:   •  13/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 2

Nome : Kamilla da Silveira Porto Flores

Disciplina: Semiologia

Professora: Ediane

Avaliação da dor e função de pacientes com lombalgia tratada com um programa de escola de coluna

   A dor lombar é um dos problemas mais frequentes tratados por cirurgiões ortopedistas, elas são muito comuns em cerca de 80% da população em algum momento de sua vida. Representa um custo alto para seu tratamento envolvendo o sistema de saúde e também o INSS devido ao alto índice de afastamento. Seu diagnostico é muito amplo, porém o principal motivo esta relacionado à postura e a movimentos inadequados com o corpo. Doenças associadas à lombalgia como depressão, ansiedade podem prolongar o quadro doloroso da doença.

  Em 2003 foi criado o programa Escola de Coluna coordenada pela disciplina de Fisiatria no centro de reabilitação do lar escola São Francisco Unifesp-Epm como um recurso no tratamento de álgicas vertebrais, ele estão trata-se de um programa educacional para que as pessoas possam fazer um treinamento de prevenção e ajuda-las a conviver com o problema.

  Posso notar então que o método utilizado pelos alunos ao fazer este artigo foi de questionário com pacientes mesmo da Escola da Coluna, tendo como principal objetivo avaliar a evolução da dor e da incapacidade funcional dos pacientes que foram tratados neste programa. Os pacientes entrevistados devido ao numero de desistência do inicio para o final da pesquisa. As maiorias dos pacientes eram de sexo feminino em idade produtiva de mais ou menos 48 anos, e a profissão semelhante foi de domesticas ou do lar e de acordo com essa profissão posso avaliar que o esforço repetitivo diário prejudica bastante o paciente com esse quadro de doença da coluna lombar, e muitas vezes o necessário é o afastamento para seu tratamento.

  A partir das informações citadas neste artigo posso como critica positiva considerar a Escola da Coluna como uma boa opção para com o tratamento de pacientes com algias vertebrais, pois a variação de informações para como lidar com dores, superação, limitações do dia a dia, tem então a vantagem de conscientização ao paciente de tomar atitudes preventivas na recorrência de sua dor.

  Não podendo deixar de citar que como meio de prevenção é sempre bom realizar exercícios regulares para manter fortes e flexíveis os músculos que apoiam as costas, usar técnicas corretas para levantar materiais e se movimentar, manter o peso ideal para sua altura, manter uma postura adequada assim evitando o desencadeamento da doença.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com