TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transporte Primeiros Socorros

Por:   •  24/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.926 Palavras (8 Páginas)  •  926 Visualizações

Página 1 de 8

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA

TRANSPORTE DE VÍTIMAS EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

Geralmente, o socorrista não deve movimentar a vítima, exceto em alguns casos. Em situações de risco iminente no local da emergência é necessário remover a vítima rapidamente. O transporte de emergência é empregado em incêndios, desabamentos, tiroteios, atividades de campo e outras situações que fujam da normalidade. A manobra a ser utilizada depende do peso da vítima, tipo de terreno, equipamentos e número de socorristas.

O transporte de emergência deve ser feito quando o local do acidente oferece perigo iminente (Tráfego descontrolado), incêndio ou ameaça de fogo, possíveis explosões, desmoronamento iminente, possíveis perigos elétricos, gases tóxicos e outros perigos similares, que fazem com que o transporte do paciente seja necessário e urgente, para proteger a equipe de socorro e as vítima

Cuidados que precisam de reposicionamento - Às vezes você deverá transportar uma vítima para uma superfície dura para fazer a RCP, ou mobilizá-la para ter acesso a uma grande hemorragia. É preciso usar corretamente as técnicas de levantamento da vítima para evitar danos nas suas costas ou no joelho. É Importante que trabalhe com as coxas nos movimentos de agachamento ou avanço do que com a região lombar

TÉCNICAS DE RESGATE PARA UM SOCORRISTA

Auxílio para andar ou de apoio

-Um único socorrista atua como muleta para auxiliar a vítima a caminhar.

-Indicado para casos de luxações, entorse, fraturas de membros inferiores (sem hemorragia). Este tipo de transporte é usado para as vítimas de vertigem, de desmaio, com ferimentos leves ou pequenas perturbações que não os tornem inconscientes e que lhes permitam caminhar.é indicado para envenenados.

-O socorrista passa o braço da vítima por trás do seu pescoço e a apoia a sua outra mão na cintura da vítima. Assim, diminuindo o impacto com os membros machucados. Fazendo com que os dois possam caminhar.

Remoção por cobertor

-O socorrista coloca a vítima sobre um cobertor e a arrasta para um local seguro.

-É preciso enrolar a vítima em um cobertor da melhor forma possível, preservando o alinhamento cervical.

-Primeiro Passo é estender um cobertor ao lado da vítima e dobrar metade do cobertor em pregas longitudinais. Logo depois, role a vítima no sentido oposto do socorrista, enfiando a parte pregada do cobertor por baixo da vítima. Em seguida, role a vítima até o centro do cobertor deixando-a deitada de costas e envolva com segurança. Finalmente, pegue a parte do cobertor que esta embaixo da cabeça da vítima e puxe-a em sua direção.

Remoção pela camisa

-O socorrista utiliza a camisa da vítima como alça para puxá-la

-Indicado no caso da vítima apresentar lesão cervical conhecida ou suspeita

-Camisetas não são indicadas para esse tipo de remoção pois esticam muito para serem eficazes

Remoção por Lençol

-Método de remoção no qual o socorrista cria um arreio comprido com um lençol, passa-o por baixo das axilas da vítima e o utiliza para puxá-lo.

TÉCNICAS DE RESGATE PARA DOIS OU MAIS SOCORRISTAS

Pegada Larga (Cadeirinha)

-Utilizado para levantar e remover vítimas. -Não é recomendada quando há lesões confirmadas na região cervical ou lombar. -Devem haver dois socorristas. -Os socorristas seguram os antebraços um do outro, a vítima cai sobre os braços dos socorristas e os braços da vítima deverão passar por trás do pescoço dos socorristas.

Pegada pelas extremidades ou remoção por levantamento dos membros

-Não é utilizado em casos de suspeitas de lesões.

-Transporte realizado por dois socorristas

-O socorrista que apoia o tórax da vítima passa os braços por baixo da mesma e cruza-o sobre o peito da vítima. As costas da vítima devem estar em contato com o peito do socorrista.

O outro socorrista ajoelha de costa para a vítima, coloca as pernas da vítima sobre as suas, abraça as pernas da vítima e se levanta.

Remoção em cadeira

-Se houver uma cadeira perto. Ela será usada como maca.

-Indicado se não houver lesões ou inconsciência

-Sente a vítima na cadeira e então um socorrista

carrega o encosto e o outro carrega as pernas.

Transporte de Arrasto em Lençol

-Manobra de Retirada de Acidentado, com Suspeita de Fratura de Coluna.

-Com quatro pessoas, cada um segura uma das pontas do lençol, cobertor ou lona, formando uma espécie de rede onde é colocada e transportada a vítima.

-Este transporte não serve para lesões de coluna. Nestes casos a vítima deve ser transportada em superfície rígida. -Seguram-se as pontas de uma das extremidades do lençol, cobertor ou lona, onde se encontra apoiada a cabeça do acidentado, suspende-se um pouco e arrasta-se a pessoa para o local desejado

Transporte de Lençol

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com