TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VETORES MECÂNICOS E BIOLÓGICOS

Por:   •  20/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  21.071 Visualizações

Página 1 de 2

Vetores mecânicos e biológicos

Determinados agentes infecciosos necessitam de um organismo vivo que lhe propicie a necessária proteção e condições indispensáveis para sua propagação e transmissão para um hospedeiro potencial. Esse organismo é chamado de vetor. Os vetores podem ser classificados em vetores mecânicos ou vetores biológicos 1.

Os vetores mecânicos são aqueles que acidentalmente podem transportar um agente infeccioso 1. A maioria dos vetores mecânicos são os insetos que, ao posarem ou se alimentarem de material infectado, carregam o agente infeccioso nas suas patas, probóscides, asas ou trato gastro-intestinal, não ocorrendo multiplicação ou modificação do agente. São exemplos de vetores mecânicos: baratas, formigas, moscas, entre outros artrópodes, que podem carrear diversos patógenos até um hospedeiro potencial 2.

Os vetores biológicos representam a principal via de transmissão do agente. O agente fica protegido pelo vetor e nele se multiplica ou sofre transformações inerentes ao seu próprio ciclo 1. Dependendo das alterações que os agentes passam no organismo dos vetores, podemos ter:

  • Vetor biológico propagador: o agente sofre multiplicação, porém não muda de forma ou tipo, por exemplo, a bactéria Pasteurella pestis na pulga 1.
  • Vetor biológico de desenvolvimento: os agentes crescem e mudam de estrutura, porém não se multiplicam, por exemplo, as microfilárias (minúsculas larvas de vermes) dentro dos mosquitos 1.
  • Vetor biológico ciclo-propagador: mudam de forma e se multiplicam no vetor, por exemplo, os parasitas responsáveis pela malária e doença de Chagas 1.

Dentre as patologias transmitidas por vetores biológicos, as de maior importância são: a dengue, agente infeccioso é o vírus Dengue vírus (DENV) e o vetor é o mosquito Aedes aegypti; febre amarela, também causada por vírus e transmitida por um mosquito vetor; leishmaniose cutânea e leishmaniose visceral, causadas por protozoário transmitido por um mosquito; malária, também ocorre através da picada de mosquitos que são vetores biológicos de protozoários responsáveis por essa doença; peste, que ocorre através da bactéria parasita das pulgas; e doença de Chagas, cujo vetor biológico é o inseto popularmente chamado barbeiro, que carrega no seu tubo digestivo o protozoário Tripanossoma cruzi, responsável por essa doença 2.

O controle dos vetores biológicos cabe à Secretaria da Saúde e Serviço Social em colaboração com outros órgãos do Estado e demais municípios. Enquanto o controle dos vetores mecânicos é responsabilidade de todos e deve ser feito principalmente em seus criadouros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (98.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com