TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valgo dinâmico

Por:   •  29/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 2

O joelho é a articulação que está localizada entre nosso quadril e tornozelo, no meio do nosso membro inferior. E a estabilização dinâmica dessa articulação se deve a musculatura e aos ligamentos que estão presentes em nosso joelho. Porém as articulações adjacentes podem influenciar de forma indireta na estabilização da articulação do joelho, sendo uma delas o quadril.

O que nos leva a crer que se há fraqueza em músculos importantes para a estabilização da articulação do quadril, certamente essa fraqueza afetará a articulação do joelho. Como pudemos observar na teoria de Pauwels o glúteo médio é o músculo mais importante para que o quadril fique estabilizado, e quando possuímos fraqueza nesse músculo ocasionará  na queda colateral da pelve, aumentará a rotação interna e adução do fêmur, que ao realizar movimentos similares a descer escadas resultará em um valgo dinâmico .

Pelo fato de o glúteo médio ser um abdutor quadril de suma importância, quanto mais for realizada a flexão de quadril mais forte o glúteo médio se tornará.  E com o glúteo médio fortalecido podemos notar a diminuição do valgo dinâmico.

O valgo dinâmico excessivo pode acarretar algumas lesões no joelho, como o rompimento do ligamento cruzado anterior, que ocorre pelo fato dos ligamentos se esforçarem mais pra manter a estabilização da articulação o que  causa do aumento das tensões no ligamento.

Para identificar o valgo dinâmico podemos posicionar marcadores em lugares estratégicos, como na interlinha colateral dos joelhos, maléolos laterais e metade da distância entre a interlinha lateral dos joelhos e o trocânter  maior. Após realizarmos essas marcações, devemos observar se há o excesso de rotação do fêmur ao subir e descer degraus.

E para identificar se o glúteo médio está enfraquecido podemos aplicar o teste clínico chamado de Trendelemburg, onde pedimos para que o paciente permanecer em apoio unipodal , de costas para o avaliador no período de trinta segundos. Se houver a queda da pelve colateral indicará que glúteo médio está realmente enfraquecido.

Desta maneira concluo que se a causa do valgo dinâmico do paciente for por motivos de fraqueza na musculatura estabilizadora do quadril, como o glúteo médio, a melhor maneira de se tratar o valgo de dinâmico seria através de exercícios de fortalecimento muscular do glúteo médio, para que possamos evitar que ocorra a rotação interna e a abdução do fêmur.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (33.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com