TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Capovilla e Jane

Por:   •  3/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 5

ANA BÁRBARA RIBEIRO MENDES [pic 1][pic 2]

DEUCLIDES CAETANO SOARES RODRIGUES DA SILVA

LANA RAFAELA FREITAS MARQUES

WANESSA FERREIRA MATOS

ATIVIDADE EXTRA DICIPLINAR

GOIÂNIA

2019

Aquisição da leitura e escrita são fatores de extrema importância para criança. Portanto, é interessante avaliar o nível de habilidades metalinguísticas, como consciência fonológica e consciência sintática da criança com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento metalinguístico em crianças com idade escolar.

Diante de dois artigos que se referem sobre a consciência sintática de crianças, analisamos comparando os métodos abordados pelos autores: CAPOVILLA, Alessandra G. S.; CAPOVILLA, Fernando C.; SOARES, Joceli V. T., em relação aos comentários apresentados por Jane Correa.

Prova de consciência fonológica por figuras: avalia a habilidade da criança de manipular os sons da fala. Baseia-se na prova de consciência fonológica oral. Para avaliar essas habilidades foram feitos 9 subtestes sendo eles com o intuito que a criança possa 1) assimilar a figura cujo o nome termina do mesmo modo como a palavra falada pelo aplicador; 2) assimilar a figura cujo nome começa como a palavra falada; 3) assimilar a figura cujo nome corresponde ao acréscimo de uma sílaba a uma palavra falada; 4) assimilar a figura cujo o nome corresponde ao acréscimo de um fonema á palavra falada; 5) assimilar a figura cujo nome corresponde á remoção de uma sílaba de palavras faladas; 6) assimilar a figura cujo nome corresponde á remoção de um fonema de palavra falada; 7) assimilar a figura cujo o nome corresponde á inversão da ordem das sílabas da palavra falada; 8) assimilar a figura cuja nome corresponde á inversão da ordem dos fonemas da palavra falada; 9) a figura cujo corresponde á inversão da ordem dos fonemas inicias de duas palavras.

Jane Correa pontua que a tarefa de morfologia produtiva um teste onde uma gravura é apresentada com um pequeno texto onde a pseudopalavra é introduzida. Segundo Correa apesar do uso de pseudopalavra objetivar eliminar a influência da semântica no uso do conhecimento morfológico pela criança, a tarefa não parece não alcançar o seu intento. De mais a mais, a opção por pseudopalavras circunscreve os aspectos morfossintáticos examinados e regularidades prototípicas o que dificilmente requereria da criança mais do que o emprego do conhecimento tático que possua da língua.

No método usado por Capovilla, os autores falam sobre a prova de consciência sintática (PCS), onde será aplicado aos alunos do Ensino Fundamental de uma escola particular, uma prova que consiste em quatro subtestes 1) onde a criança deve julgar a gramaticalidade das frases, com possíveis anomalias morfológicas e com inversões de ordem; 2) corrigir frases gramaticalmente incorretas, sendo metade com anomalias morfêmicas e metade com inversão de ordem; 3) diante de frases com incorreções tanto semânticas quanto gramaticais, corrigir o erro gramatical sem alterar o erro semântico; 4) a criança deve categorizar palavras nomeando à como substantivo, verbo ou adjetivo.

 A autora Jane Correa, pontua cada teste, bem como, subtestes aplicado, afirmando que tais alternativas não se mostram bem-sucedidas, pois na tarefa de julgamento de frases são incluídas tarefas inaceitáveis gramaticalmente, pedindo que a criança julgue a aceitabilidade da frase; na tarefa de correção, pede-se que a criança corrija as frases incorretas. Jane Correa, afirma que a verbalização da razão pela qual algumas frases foram rejeitadas, expressa manipulação intencional que a criança possa fazer dos seus conhecimentos linguísticos, o seu reverso nem sempre é válido. Segundo Jane Correa, não é pelo fato da criança não justificar suas ações que se possa legitimamente inferir que ela não esteja agindo de maneira intencional.

 Teste de competência da leitura silenciosa avalia a competência de leitura silenciosa. Possui 8 tentativas de treino e 70 testes, cada qual composto com um par de uma figura e um item escrito. A tarefa consiste em circundar os pares corretos e cruzar os incorretos. Há 7 tipos de pares ordenados aleatoriamente, com 10 itens de cada tipo 1) palavras corretas regulares, como FADA sob figura de fada; 2) palavras corretas irregulares, como TÁXI, sob figuras de táxi; 3) palavras como incorreção semântica, como TREM, sob a figura de ônibus; 4) pseudopalavra com trocas visuais como CABEÇA, sob figura de cabeça; 5) pseudopalavras com trocas fonológicas, CANCURU, sob figuras de canguru; 6) pseudopalavras homófonas PAÇARU, sob figuras de pássaro; 7) pseudopalavras estranhas, como RASSUNO, sob figura de mão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (194.1 Kb)   docx (140.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com