TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capítulo 1) Questões De Revisão Do Livro "Sistemas De Informação Gerenciais" (LAUDON, Kenneth C. E LAUDON, Jane P.. 7ª Ed - São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007, Página 28

Artigo: Capítulo 1) Questões De Revisão Do Livro "Sistemas De Informação Gerenciais" (LAUDON, Kenneth C. E LAUDON, Jane P.. 7ª Ed - São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007, Página 28. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  3.031 Palavras (13 Páginas)  •  3.657 Visualizações

Página 1 de 13

(Capítulo 1) Questões de revisão do livro “Sistemas de Informação Gerenciais” (LAUDON, Kenneth C. e LAUDON, Jane P.. 7ª ed – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007, Página 28)

1.1. Enumere e descreva seis motivos pelos quais os sistemas de informação são tão importantes para as empresas hoje.

A aplicação de sistemas de informações em ambientes organizacionais permite que a empresa alcancem seis importantes objetivos:

I. Excelência operacional: através dos sistemas de informação é possível alcançar altos níveis de eficiência e produtividade nas organizações, mormente se aliadas à mudanças na prática do negócio e comportamento da administração.

II. Novos produtos, serviços e modelos de negócio: sistemas de informação propiciam a criação de novos produtos e serviços, além de favorecer modelos de negócio, inovando a maneira como a empresa produz, vende e entrega seu material para lucrar.

III. Relacionamento mais estreito com clientes: a personalização no tratamento com o cliente o leva a procurar novamente a empresa. Oferecer novas experiências ao cliente na relação com o produto ou serviço e procurar atender às suas preferências.

IV. Melhor tomada de decisões: SIs permitem que os administradores tomem suas decisões com maior precisão, embasados em informações processadas de dados obtidos em tempo real, oriundos do próprio mercado.

V. Vantagem competitiva: aliados à excelência operacional obtidos pela aplicação dos itens anteriores, a empresa otimizará seus processos, o que influenciará nos preços do produtos, agilidade nas relações com clientes e fornecedores, o que propiciará uma grande diferença com os competidores no mercado.

VI. Sobrevivência: Informações se tornaram imprescindíveis e hoje constituem o acervo mais importante do patrimônio de uma organização. Saber gerir esta informação tornou-se elemento imprescindível para sobrevivência de uma organização no mercado.

1.2. O que é exatamente um sistema de informação? Quais atividades ele executa?

“Um sistema de Informação é um sistema que usa a Tecnologia da Informação para capturar, transmitir, armazenar, recuperar, manipular ou expor informações usadas em um ou mais processos de negócios” . Podemos dizer que o Sistema de Informação é um subsistema que faz parte de um sistema maior (ou Ecossistema) que é a empresa.

1.3. Qual a diferença entre dados e informação?

Dados podem ser definidos como sequências de fatos brutos que representam eventos que ocorrem nas organizações ou no ambiente físico sem uma organização ou arranjo para que possa ser entendido ou utilizado, enquanto que informações são dados apresentados de uma forma útil, significativa e inteligível.

1.4. O que é capacitação em sistemas de informação? Em que ela difere na capacitação de computadores?

A capacitação em computadores foca na qualificação do conhecimento na área da tecnologia de informação. Já a capacitação em sistemas de informação tem como objetivo a compreensão ampla de sistemas de informação, abrangendo entendimento das dimensões organizacional e humana dos sistemas e dimensões técnicas. Em outras palavras, a capacitação em computação objetiva a compreensão dos instrumentos utilizados nos ambientes onde se desenvolvem sistemas de informação.

1.5. Enumere e descreva as dimensões organizacional, humana e tecnológica dos sistemas de informação.

Dimensão organizacional: Sistemas de Informação são parte de uma organização. Organização formal é composta por diferentes níveis e especialidades. Os níveis mais altos são os trabalhos de gestão, enquanto que os níveis mais baixos são os operacionais. Há ainda os processos organizacionais, que são comportamentos e tarefas logicamente relacionados para execução do trabalho. Sistemas de informação são primordiais para automatizarem alguns processos organizacionais, otimizando o desempenho das empresas. Há ainda a cultura da empresa, que é um conjunto de valores e maneira de realizar tarefas e funções numa organização.

Dimensão humana: Engloba não só o agrupamento de pessoas numa empresa, como seu conhecimento heterogêneo que contribui para o desempenho das diversas funções dentro da organização. Também consiste na relação entre as empresas e o cliente ou parceiros. Ao administrador incumbe a tarefa de desenvolver inovações para otimizar sistemas pré-existentes e solucionar problemas que surgem, em especial através da gestão de conhecimento e informação, além da compreensão de como funciona a lógica de um organização.

Dimensão tecnológica: diz respeito à introdução da tecnologia da informação nos sistemas organizacionais, como ferramentas gerenciais e criativas. Abrange o hardware composto pelos equipamentos da organização, como o software, que a parte lógica das máquinas. Também não podemos esquecer do “peopleware”, que são os operadores das tecnologias de informação. Esta é a tríade entre homens, máquinas e métodos. Ainda nesta dimensão, também consiste na implementação de sistemas tecnológicos que facilitarão a interação interna de uma organização, como com o mercado externo (consumidores, fornecedores, distribuidores, investidores, etc).

1.6. O que são a Internet e a World Wide Web? Como elas mudaram o papel dos sistemas de informação nas organizações?

Internet é uma interconexão de rede de redes mundial que usa padrões universais para conectar milhões de redes com 350 milhões de servidores em mais de 200 países do mundo. World Wide Web ou WWW é um serviço disponível pela internet que usa padrões universais para trabalhar com informações no formato hipertexto de conteúdo multimídia.

Através destas tecnologias aliadas à outras estruturas organizacionais, formam a infra-estrutura de tecnologia de informação, que constitui a plataforma sobre a qual as organizações podem montar seus sistemas e informação específicos.

1.7. Enumere e descreva cada um dos quatro passos para resolver problemas organizacionais.

A resolução de problemas numa organização pode abordar 4 passos para resolução de problemas:

• Identificação do problema: Descobrir o tipo de problema nos espectros organizacional, humano e tecnológico.

• Proposta de solução: Propor soluções aos problemas encontrados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com