TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fonoaudiologia Educacional

Por:   •  5/6/2018  •  Resenha  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 3

Fonoaudiologia Educacional

Resenhas dos textos discutidos em sala de aula, retirados do Tratado das Especialidades em Fonoaudiologia ; organizadores Irene Queiroz Marchesan, Hilton Justino da Silva e Marileda Cattelan Tomé.

Texto 1 (capitulo 51) –  Papéis do Fonoaudiólogo Educacional : Pensar, Agir, Controlar, Repensar.

No texto é mencionado a importância da fonoaudiologia inserida no  contexto social isto é, o ser humano perante todo seu desenvolvimento necessita da comunicação , uma habilidade a qual deve ser aprimorada continuamente, desse modo, nos dias atuais torna -se cada vez mais necessário trabalhar com os desafios da comunicabilidade, partindo excepcionalmente dentro da escola.

      Antigamente a ideia de escola era baseada em uma transmissão de conteúdos, colocando conceitos os quais visionavam ‘ medir a inteligência’ . Entretanto, o mundo moderno modificou essa definição,  baseando-se  na educação  e aprendizagem durante o ensino , e com isso o domínio de conteúdo não   é mais  o único aspecto que capacita e forma um educador.

       O papel do educador de acordo com o edital do MEC deve ser, dominar linguagens, compreender fenômenos , enfrentar situações problemas ,construir argumentação e elaborar uma proposta de intervenção solidária. Perante essas diretrizes, para que isso tenha um funcionamento bom, o aluno deve ter acesso na peça chave ou seja, na comunicação plena pois é ela o  facilitador do processo de dominar linguagens , argumentar ,interpretar dados e propor intervenções.

             O fonoaudiólogo que tem a comunicação humana como foco no estudo e de trabalho, é um profissional o qual irá utilizar dessa compreensão como uma grande ferramenta para contribuir na educação levando, a uma otimização  do ensino. ‘’Conforme as demandas sociais evoluem , cresce, na mesma proporção , a necessidade de profissionais executem  ações para dar conta dessa demanda’’ (trecho retirado livro ) , decerto as ações necessárias podem ser realizadas por um ou vários profissionais , no entanto é comumente uma confusão nos papéis o que não pode ocorrer , e o fonoaudiólogo deve ter certeza da sua respectiva atribuição.

         O profissional que irá trabalhar dentro da organização escolar , deve ter claramente a ideia de que seu papel é examinar , compreender, levantar dados e definir estratégias para superação do processo ensino -aprendizagem . Quando o fonoaudiólogo educacional direciona- se nessas questões ele está exercendo seu papel de consultor externo ( citado diversas vezes pelo autor) no entanto, isso jamais deve ser feito de maneira imposta pois convém emergir o trabalho coletivo mobilizando todos os envolvidos  pedagogicamente .

            Existe uma ampla atividade do fonoaudiólogo educacional , sendo ela como  gestor ou consultor, porém entre elas é valido destacar atuação integrada  á equipe escolar ,desenvolvimento de ações educativas, sensibilização e capacitação dos educandos , e participação ativa em processos de formação continuada. Delineado esse  cenário deve haver averiguação quanto aos resultados alcançados , e para isso o trabalho do auditor observa essas questões.

             Destarte , durante a leitura desse capitulo foi possível visualizar uma idealização do fonoaudiólogo  educacional  o qual deve atuar com fins educativos, analisando ,planejando e agindo com interdisciplinaridade para compreender com melhor qualidade o processo educativo  no Brasil. ‘’ O fonoaudiólogo educacional é muito mais que um profissional na pratica de um ambiente escolar , é um educador com conhecimento da saúde , educação e coletividade , acrescentando nos conhecimentos da área administrativa .’’  (trecho retirado do texto).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com