TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Neurinoma do Acústico

Por:   •  29/5/2021  •  Artigo  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 5

Neurinoma do Acústico

São tumores do nervo auditivo conhecidos por diferentes nomes como: neuromas, neurinomas, vestibular schwanomas ou neurofibromas do acústico. Segundo dados do HEI (House Ear Institute):

  • Eles constituem aproximadamente 6% de todos os tumores cerebrais;
  • Eles ocorrem em todas as raças e tem uma pequena predileção por mulheres.

Os neurinomas do acústico são tumores benignos de crescimentos fibrosos que se originam do nervo da audição ou do equilibrio que podem também ser chamados de oitavo par de nervos cranianos ou nervos vestibulococlear. Os neurinomas do acústico, por não serem malignos não se espalham no organismo (não criam metástases). Eles começam no canal interno do ouvido e podem se expandir até o cérebro. Podem estar localizados profundamente no crânio e próximos a centros vitais do cérebro. Os primeiros sintomas são normalmente relacionados com perda de audição, barulhos no ouvido (zumbidos) ou falta de equilíbrio.

Enquanto o tumor cresce ele pode envolver nervos ou estruturas vizinhas responsáveis por funções vitais. Dores de cabeça podem aparecer devido a um aumento da pressão intracraniana ou distúrbios vasculares locais.

Na maioria das vezes este tumor tem crescimento lento, demorando anos para desenvolver-se. Em outros casos ou em algumas fases do desenvolviemento seu crescimento pode ser rápido. Normalmente, em grande parte dos pacientes os sintomas são leves e quase que imperceptíveis, muitos não apresentam qualquer evolução do quadro durante anos, o que é observando através de ressonância magnética anual. Antes de 1960 os pacientes com neurinoma do acústico sofriam muito em função da falta de um tratamento efetivo.

William Aloja introduziu conceitos revolucionários como a microcirurgia que revolucionou o tratamento do neurinoma do acústico. Com os avanços da tecnologia aplicados a medicina, o gerenciamento deste problema está sofrendo constantes mudanças.

Formas de Neurinoma do Acústico

Os neurinomas do acústico podem ocorrer de duas formas:

  • Esporádicos;
  • Associados a Neurofibromatose tipo 2 (NF 2).

Segundo estatísticas do HEI, aproximadamente 95% dos casos de neurinoma do acústico são esporádicos e são unilaterais. Por outro lado, os neurinomas associados a NF 2 são bilaterais e consistem aproximadamente 5% dos casos.

Os pacientes que possuem neurinoma do acústico esporático, costumam começar a apresentar alguns sintomas entre 40 e 60 anos de idade. Pacientes portadores de NF 2 costumam desenvolver os primeiros sintomas na fase conhecida como jovem adulto (20 a 30 anos). Existe uma grande possibilidade de variações em relação as idades e primeiros sintomas.

A grande maioria dos portadores de NF 2 possuem neurinoma do acústico bilateral porém é pouco comum encontramos neurinoma do acústico em portadores de NF 1. Os portadores de NF 2 tem grande chance de desenvolver tumores benignos ao longo dos nervos também em outras localizações do sitema nervoso central, como cérebro e coluna.

Perguntas frequentes sobre neurinoma do acústico

  1. Se eu tenho um neurinoma acústico meu filho pode ter um também?

A maioria dos casos de neurinoma do acústico são unilaterais e não são hereditários. 95% dos casos são esporádicos. Os pacientes com NF 2 tem na grande maioria das vezes neurinomas do acústico bilaterais. Porém, em 5% dos casos, estes tumores são bilaterais e são associados com desordem genética hereditária chamada Neurofibromatose tipo 2. Nos casos associados a NF 2, a chance de transmissão da desordem para os filhos é de 50% e um aconselhamento genetíco deve ser sempre realizado.

  1. Por que eu? O que causa o desenvolvimento deste tumor?

A causa exata ainda não é conhecida porém exitem uma série de pesquisas que estão sendo realizadas fora do Brasil para entender e identificar os agentes responsáveis pelo desenvolvimento do neurinoma do acústico. Menos de 5% dos casos são provenientes de uma desordem genética chamada neurofibromatose tipo 2 (NF 2) e os demais casos a cuasa não é conhecida. Isso significa que qualquer um pode ter um neurinoma do acústico.

  1. Meu neurinoma do acústico deve ser tratado?

Os tumore são benignos e tem crescimento muito lento na grande maioria dos casos. Portanto pesquisar e escutar diversas opiniões até encontrar uma equipe que tenha experiencia e transmita confiança, conversar com outros pacientes é fundamental para ajudar a identificar o médico adequado para seu tratamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com