TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fonologia

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.235 Palavras (9 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE BANDEIRANTES DE OSASCO

FONÉTICA E FONOLOGIA

Renata Cordeiro de Carvalho         RA: 4807890034

OSASCO

2013


UNIVERSIDADE BANDEIRANTES DE OSASCO


Renata Cordeiro de Carvalho         RA: 4807890034

FONÉTICA E FONOLOGIA

Trabalho do curso de Letras Português-Inglês, apresentado à Universidade Bandeirantes de São Paulo, como uma das exigências da disciplina Fonética e Fonologia do 2° Ano do 3° Semestre.

Profa. Kátia Mattos


OSASCO
2013


Ao falar sobre o estudo de Fonética e Fonologia precisamos entender muito bem o que cada uma delas é para que todos saibam as diferenças entre uma e outra e que o estudo de fonética não é mais importante do que o estudo de fonologia e assim por diante, deixando claro que as duas estudam os sons da fala. Qual a importância das duas na linguagem? É importante lembrar que Fonética é o estudo dos sons da linguagem e suas propriedades e examina, os sons da fala, o que enfatiza a comunicação do homem.

Todos os sons que falamos, ou seja, nossa fala é gerada pelo aparelho fonador, na escrita, representamos os fonemas por meio de letras e as letras então representam os sons que falamos. O som é formado a partir do momento em que o ar passa por nossa boca ou nariz o que identificamos como sons nasais. As letras representam estes sons.

Chamamos esses sons de fonema.

Fonologia por sua vez estuda o desempenho dos fonemas de uma determinada língua transformando em unidades sonoras que são capazes de designar suas diferenças e significados, analisando a parte acústica do som e a diferença entre uma língua e outra e como a pronuncia tem características diferentes em cada país do mundo, pois todas as pessoas do planeta fazem uso de algum tipo de idioma para se comunicar.

É através da combinação destes sons que são os fonemas que, formando as palavras que usamos em nosso português.

Cada palavra, da nossa língua, é formada por um conjunto de vários fonemas. Uma simples troca de um fonema de uma palavra irá transformá-la em outra, de significado diferente. 

A linguagem é uma característica habitual do ser humano, que serve para a sua comunicação é através da linguagem o homem pode transmitir sua cultura, para isso precisa-se ter um bom conhecimento e ler muito bem o que uma pessoa fala a outra, pois, não escutamos só o que se fala também é preciso ler a expressão corporal do interlocutor, ou seja, a linguagem pode ser também corporal, linguagem de sinais Libras onde a linguagem é feita pelas mãos e gestos com a face, placas de trânsito, algumas pessoas se comunicam até pela música, é claro que em cada país a linguagem é feita de maneira diferente, temos várias línguas ao redor do mundo, francês, árabe, inglês, alemão... o português é uma das formas de linguagem mais complicadas e complexas que existe pois em cada parte do Brasil existe uma maneira de se falar e uma forma de se expressar diferente, em São Paulo quando pronunciamos as palavras terminadas em E pronunciamos o I .

É importante lembrar também que fazemos uso da linguagem verbal e não-verbal para nos comunicar, a linguagem verbal é engloba fala e escrita, a linguagem não-verbal faz uso de outros meios como desenhos, símbolos, músicas, gestos.

Toda forma de linguagem tem algumas normas e princípios que tem de ser obedecidos e de alguma forma achamos que estas regras só contam para gramática e formas normativas, mas para a grande maioria das pessoas o fato de se expressar de maneira correta e não cometer erros de ortografia é essencial para que todos entendam sem problemas o que queremos dizer, um erro comum é que também falamos coisas de maneira errada e fora de contexto o que dificulta muito nos fazer entender de forma clara e objetiva.

Quando estamos em casa ou em um bar com amigos utilizamos uma linguagem informal, ou seja, não; não nos preocupamos em utilizar o mesmo português que utilizamos quando estamos realizando uma prova ou fazendo uma entrevista de emprego, o mesmo acontece quando se conversa com pessoas mais velhas os jovens tentam não utilizar as gírias corriqueiras que usam para falar com um grupo de colegas da faculdade, pois existe uma grande dificuldade de se fazer entender. 

Chamamos de linguagem todo sistema de sinais convencionais que nos permite realizar atos de comunicação.

Existem alguns níveis de Linguagem: Nível formal-culto ou padrão, nível coloquial-popular, Profissional ou técnico e artístico ou literário.

Se pararmos para pensar existem infinitas formas de comunicação e linguagem podemos citar aquelas que estão mais presentes em nossas vidas como jornal, revistas, televisão, e-mail, internet.

Agora quando tentamos explicar a diferença entre língua e fala no tem como não entrarmos também em linguagem, pois, as três de certa maneira estão interligadas, mas, temos como explicar o que cada uma delas significa de uma maneira bem simples e objetiva.

Existe uma distinção entre linguagem, língua e fala já que esses três estudos revelam aspectos diferentes em um processo amplo da comunicação humana.

Língua: É uma forma de linguagem, ou seja; como forma de realização da linguagem; como sistema lingüístico, serve como interlocução ou instrumento que a linguagem utiliza para a comunicação; Por exemplo: Dentro de uma mesma língua  materna temos, então, várias formas: língua familiar; língua técnica, língua popular, língua própria e em alguns casos existem até certas classes sociais,e grupos onde se utiliza uma espécie de gíria. o japonês e o português são línguas diferentes porem pessoas que possuem a mesma língua materna conseguem se comunicar facilmente, já quando duas pessoas de países diferentes tentam se falar sem ter conhecimento básico da outra língua tem mais dificuldade de se entender. A língua então nada mais é do que um sistema de símbolos onde a linguagem se realiza.

Fala: Constitui em um fenômeno físico e concreto e para os ouvintes a fala tem como efeito, um fenômeno fonético o que nada mais é do que a articulação da voz que dá origem a um segmento fonético audível. É a concretização de uma língua pelo ser humano em um determinado momento é uma ação individual que cada pessoa pode efetuar com o uso da linguagem é uma modalidade baseada em palavras e é essencial no momento em que falamos e consolidam-se quando nos expressamos através da língua existindo diversas maneiras de se falar por línguas diferentes, mas isso não altera nossa língua em si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (244.2 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com