TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fonética. Fonologia

Seminário: Fonética. Fonologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Seminário  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  876 Visualizações

Página 1 de 3

“Nenhuma língua permanece a mesma” em todo seu domínio e, ainda num só local, apresenta um sem número de diferenciações [...] mas essas variedades de ordem geográficas, e de ordem social e até individual, pois cada um procura utilizar o sistema idiomático da forma que melhor lhe exprime a gosto e o pensamento, não prejudicam a unidade superior da língua, nem a consciência que tem os que a falam diversamente de se servirem de um mesmo instrumento de comunicação, manifestação e de emoções. Celso Cunha uma política do idioma. A linguística atual nos revela que uma língua não é homogenia, e no Brasil a língua portuguesa constam diferentes dialetos dentro de uma mesma área geográfica resultantes das diferenças sociológicas tais como a educação do individuo, sua profissão, grupos com quais convive enfim. Existem múltiplos fatores. Podemos entender por dialeto as variações de pronúncia, vocabulário e gramáticas pertencentes a uma determinada língua. Os dialetos não ocorrem somente em regiões diferentes, pois numa determinada regiões existem também as variações dialetais etárias, sociais, referentes ao sexo masculinos e femininos e estilísticos. Como exemplo de variação regional, no sul houve uma influência muito grande dos imigrantes (alemão e italiano) já na Bahia a influência é mais negra (Bangu e Yorubá). A variação social está relacionada a fatores sociais como a etnia, sexo, faixa etária, grau de escolaridade e grupo profissional

Qual o falante que não se lembra de ter um dia discutido o “jeito diferente de falar” deuma pessoa que seja de uma outra região geográfica? Qualquer indivíduo pode “falar sobre” a linguagem e discutir aspectos relacionadosàs propriedades das línguas que conhece.Isto faz parte do “conhecimento comum”das pessoas, porém há um ramo que estuda a linguagem.

Alingüística é a ciência que investiga os fenômenos relacionados à linguageme que busca determinar os princípios e as características que regulam as estruturasdas línguas.

Quando duas pessoasfalantes de uma mesma língua se encontram e passam a interagir lingüisticamente,certamente se dá uma interação ampla em que cada uma das pessoas envolvidaspassa a criar uma imagem da outra pessoa. Podemos identificar se a pessoa é falante nativo daquela língua. Um falante nativo é um indivíduo que aprendeuaquela língua desde criança e a tem como língua materna ou primeira língua.

Não devemos confundir língua com escrita, pois são dois meios de comunicação distintos. A escrita representa um estágio posterior de uma língua. A língua falada é mais espontânea, abrange a comunicação linguística em toda sua totalidade. Além disso, é acompanhada pelo tom de voz, algumas vezes por mímicas, incluindo-se fisionomias. A língua escrita não é apenas a representação da língua falada, mas sim um sistema mais disciplinado e rígido, uma vez que não conta com o jogo fisionômico, as mímicas e o tom de voz do falante.

Fica assim entendido: Linguagem é o resultado da interação entre língua e fala e não simplesmente da associação, e muito menos da união, entre ambos.

É através da fala que a língua se atualiza e se transmite através do tempo e das pessoas, das comunidades de fala, e que os pensamentos são organizados em signos dentro da mente. E é pela língua que a fala se programa e acontece, ao mesmo tempo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com