TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Handout de audiologia

Por:   •  6/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 2

Aleitamento Materno: Fatores relacionados ao desmame precoce

Caroline Lima de França

carollimafranca@gmail.com

INTRODUÇÃO

O leite materno confere a alimentação essencial ao recém-nascido, contendo propriedades nutricionais e imunológicas favoráveis ao seu desenvolvimento. Além do mais, reduz o índice de doenças diarréicas, respiratórias, obesidade infantil, hipertensão arterial, alergias, diabete mellitus, dentre outros(1).

O ato de amamentar não é importante apenas para o bebê, mas também, para a lactante, mulher nutriz que usufrui do aleitamento como auxílio no peso pré-gestacional, age como anticoncepcional, reduz a probabilidade em ter câncer de mama e ovário(1).

Mesmo com tantos benefícios a duração do aleitamento materno tem sido cada vez menor. Dessa forma, o presente artigo objetiva avaliar os fatores que interferem no desmame precoce, analisando as variáveis sociodemográficas, obstétrico maternas, neonatais e biológicas.

MÉTODOS

O artigo foi estruturado em revisão feita em bases de dados Scielo e Lilacs entre os anos de 2005 e 2015, sendo excluídos os que tinham enfoque ao aleitamento por mais de seis meses, com indivíduos prematuros e mães cuja sanidade mental apresentaram-se defasadas.

REVISÃO

Alguns achados na literatura apontaram como um dos fatores influenciadores à duração de aleitamento a baixa idade materna, na qual mães jovens desmamam seus filhos precocemente(2). Assim como, foi observado a relação de mulheres em relacionamento estável terem mais disponibilidade em cuidar do filho.

Observou-se também, que os problemas mamários interferem na ansiedade e tensão da mulher moderna, implicando no desmame precoce, devido à falta de apoio e instrução familiar.

CONCLUSÃO

O ato de amamentar tem si mostrado um desafio para a mulher moderna, à qual vem conquistando seu espaço na sociedade à fim realizar-se profissionalmente, implicando então nas responsabilidades familiares.

Em suma, observa-se a necessidade da equipe de saúde estar presente desde o pré-natal até o pós-parto orientando à família sobre os conhecimentos cabíveis para a chegada do bebê, auxiliando em todo o ciclo vital do indivíduo.

REFERÊNCIAS

  1. Morrow-Tuclak M, Haude RH, Ernhart CB. Breastfeeding and cognitive development in the first 2 years of life. Soc Sci Med. 1988;26: 635-9.
  2. Lima APE, Javorski M, Vasconcelos MGL. Praticas alimentares no primeiro no de vida. Rev Bras Enferm. 2011;64(5):912-18.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com