TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fono Fundamental

Por:   •  7/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 5

ESTUDO DIRIGIDO NP1

Novo projeto de lei propondo o reconhecimento da profissão foi apresentado, em 1975, pelo deputado Otacílio de Almeida e também não teve êxito, assim como nova tentativa de Franco Montoro, em 1976, e a proposta do deputado Pedro de Faria em 1979. Até que, em 1981, o deputado Otacílio de Almeida, reunindo informações de todos os projetos anteriores, conseguiu fazer aprovar a Lei N.º 6.965 (Brasil, 1981) que, em 9 de dezembro, sancionada pelo então presidente João Figueiredo, reconheceu a Fonoaudiologia como profissão e assim definiu o fonoaudiólogo.

  • Defina “Fonoaudiologia”. (1,0)

Resposta: Fonoaudiologia é a ciência que cuida de todos os processos de comunicação humana e seu desenvolvimento, da sucção do leite materno à deglutição na melhor idade.

  • Quais as sub áreas de atuação da Fonoaudiologia? (0,5)

        

Resposta: São 12 as especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia.

Audiologia: Elaborar programa de prevenção e promoção da saúde auditiva; realizar diagnóstico audiológico e reabilitação; selecionar e adaptar próteses auditivas.

Linguagem: Prevenir, diagnosticar e tratar transtornos na fala e na escrita.

Motricidade orofacial: Prevenir, diagnosticar, habilitar e reabilitar funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição e articulação da fala. Realizar também o aperfeiçoamento dos padrões de fala e estética facial.

Saúde Coletiva: Construir estratégias de planejamento e gestão e atuar na atenção à saúde a partir do diagnóstico de grupos populacionais.

Voz: Prevenir, avaliar, aperfeiçoar e tratar da voz falada e cantada. Auxiliar profissionais, como cantor, locutor,  jornalista, ator e professor, na postura vocal em suas atividades.

Disfagia: Diagnosticar, habilitar e reabilitar pacientes com transtornos da deglutição.

Fonoaudiologia educacional: Promover, aprimorar e prevenir alterações de linguagem oral e escrita, audição, motricidade orofacial e voz, favorecendo e otimizando o processo de ensino e aprendizagem.

Gerontologia: Prevenir, avaliar, diagnosticar, habilitar e reabilitar os transtornos relacionados à audição, ao equilíbrio, fala, linguagem, deglutição, motricidade orofacial e voz de idosos.

Fonoaudiologia neurofuncional: Avaliar, diagnosticar e reabilitar pessoas com alterações neurofuncionais, atuando nas sequelas de danos ao sistema nervoso central ou periférico.

Fonoaudiologia do trabalho: desenvolver programas de conservação auditiva; detectar e diagnosticar riscos fisiológicos em situações reais e possibilitar a permanência no trabalho sem restrição da atividade profissional.

Neuropsicologia: Prevenir, avaliar e tratar os transtornos que afetam a comunicação humana e sua interface com a cognição.

Fluência: Por fim, na área da Fluência o profissional de Fonoaudiologia poderá atuar na identificação de tipologias das disfluências típicas e atípicas para o diagnóstico e intervenção em transtornos da fluência, poderão tratar, por exemplo, pessoas com gagueira

O fonoaufiólogo é responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central,  função vestibular, linguagem oral e escrita,  voz,  fluência,  articulação da fala e os sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição.  Além disso, pode exercer também atividades de ensino, pesquisa e administrativas.

  • Quais locais o profissional fonoaudiólogo pode trabalhar? (0,5)

Resposta: Unidades básicas de saúde, ambulatórios de especialidades, hospitais e maternidades, consultórios, clínicas, homecare; domicílios, asilos e casas de saúde, creches e berçários, escolas regulares e especiais, instituições de ensino superior, empresas, meios de comunicação, associações, ONGs, instrumentos e recursos de trabalho.

  • Qual a importância da clínica – escola para a formação acadêmica? (1,0)

Resposta:

  • Quais são as atribuições do professor  supervisor? (1,0)

Resposta: o professor supervisor ocupa uma importante posição no  processo  formativo  dos  supervisionados,  visto  que  é  ele  o  responsável  por  inseri-los  e acompanhá-los  no espaço  da  prática  profissional,  oferecendo  sua  própria  experiência para subsidiar a aprendizagem dos futuros profissionais.

  • Quais são as atribuições do aluno supervisionado? (1,0)

Resposta:  O aluno supervisionado tem  como atribuições executar tudo o que for necessário para o desesenvolvimento de suas competências e habilidades. Cabe a ele orientar suas escolhas e decisões metodológicas por pressupostos epistemológicos coerentes com a realidade social e cultural; promover uma prática educativa contextualizada com características, com os temas e as necessidades do mundo social e os princípios, as prioridades e os objetivos do projeto educativo e curricular da universidade ou faculdade;  fazer uso das novas linguagens e tecnologias no seu processo de ensino-aprendizagem; -criar, planejar, realizar e avaliar situações didáticas para o processo ensino-aprendizagem utilizando o conhecimento de áreas multidicuplinares e das temáticas sociais transversais;  analisar, produzir e utilizar materiais e recursos para utilização didática, diversificando as atividades e potencializando o seu uso em diferentes situações;  intervir nas situações educativas com sensibilidade, criatividade, acolhimento e afirmação responsável de sua autoridade;  utilizar estratégias diversificadas de avaliação da aprendizagem e, a partir de seus resultados, formular propostas de intervenções clínicas, cientófica e pedagógicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com