TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DO VIDEO SOBRE LEV VYGOTSKY

Por:   •  5/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO ASSIS GURGACZ

DAMARES CARVALHO NATAL

RELATÓRIO DO VIDEO SOBRE LEV VYGOTSKY

CASCAVEL

2022

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO ASSIS GURGACZ

DAMARES CARVALHO NATAL

RELATÓRIO DO VIDEO SOBRE LEV VYGOTSKY

Trabalho de Psicologia do desenvolvimentodo Curso de Fonoaudiologia, da Faculdade Assis Gurgacz.

Professora Orientadora: Silvana Lopes        

CASCAVEL

2022

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................................5

2 DISCUSSÃO: VYGOTSKY E SUA TEORIA....................................................................6

2.1 MEDIÇÃO SIMBÓLICA..................................................................................................6

2.2 PENSAMENTO E LINGUAGEM...................................................................................7

2.3 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM .............................................................7

2.4 ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL..........................................................8

3 CONCLUSÃO......................................................................................................................9

REFERÊNCIAS.....................................................................................................................10

1. INTRODUÇÃO

É possível afirmar que Jean Piaget e Vygotsky vêem a criança como um ser ativo, que constantemente cria hipótese sobre o seu ambiente, porém há maneiras diferentes de conceber esse processo de desenvolvimento. Enquanto Piaget privilegia a maturação biologia, Vygotsky valoriza o ambiente social e é deste educador que iremos estudar para compreender melhor o processo do desenvolvimento.

Nascido em 1896 e veio á óbito em 1934 aos 37 anos por motivo de tuberculose, fazia parte de uma família bem sucedida, sendo formado em várias áreas profissionalmente, formou um grupo de jovens intelectuais após a revolução, que buscavam uma nova psicologia.

        

2 VYGOTSKY E SUA TEORIA

        Vygotsky em sua concepção aborda 4 temas de planos genéticos de desenvolvimento: A filogênese (historia da espécie humana); ontogênese (individuo da espécie); Sociogênise (história cultural onde o sujeito está inserido); microsênise (aspecto microscópio do desenvolvimento).

FILOGÊNISE: Estuda a espécie humana, as suas capacidades, adaptações, evolução e seu desenvolvimento, funcionando da maneira necessária para cada corpo.

ONTOGÊNISE: Significa o desenvolvimento do individuo e de uma determinada espécie, estando ligada a filogênese, sendo membros de uma determinada espécie, estudando as seqüências de evolução do ser humano.

SOCIOGÊNISE: História da cultura onde o sujeito esta inserido, tendo dois aspectos, a cultura funciona como um campo de experiências das potencialidades humanas, e cada sociedade organizam o desenvolvimento do sujeito de maneira diferente. Um exemplo é o termo terceira idade, anos atrás não existia essa categoria, apenas até o idoso, mas hoje em dia já há essa inclusão tendo suas atividades especiais, seus direitos... Ou seja, é um modo como a cultura trouxe para se referir á um idoso.

MICROGÊNISE: diz respeito a cada fenômeno que contém sua historia, é a forma detalhada de olhar para um aprendizado, desde a dificuldade até a conquista.  

2.1 MEDIAÇAO SIMBÓLICA,

É uma idéia de intermediação, que segundo Vygotsky a relação do homem com o mundo, não é uma relação direta, mas mediada, feita através de instrumentos onde fazemos a relação com o mundo usando ferramentas (para cortar uma fruta será necessário o uso de uma faca) fazendo uma mediação concreta sobre o mundo e o mundo, já os signos são uma forma posterior a mediação, tendo uma interposição entre o sujeito e o seu objeto de conhecimento de uma forma simbólica. Exemplo as placas nos banheiros sinalizando o feminino e o masculino.

Temos a possibilidade de representação das coisas do mundo por meio dos nossos sentidos: olfato, tato, paladar. E isto é uma coisa tipicamente humana que permite essa intermediação por meio do simbólico.

2.2 PENSAMENTO E LINGUAGEM

É construído culturalmente por meio das representações simbólicas, o principal responsável por isto é a linguagem. Vygotsky foca seu estudo no aspecto da comunicação, iniciando pelos animais e seus meios de interação (gestual ou sonora), com o objetivo de troca entre os membros da espécie. A segunda função da linguagem é o pensamento generalizante, é onde o pensamento linguagem se faz presente (exemplo: ao nomear alguma coisa estou impondo ela a um ato de classificação).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com