TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria De Lev Vygotsky

Monografias: A Teoria De Lev Vygotsky. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  2.316 Visualizações

Página 1 de 6

O autor soviético Vygotsky. Lev Semenovich Vygotsky nasceu em 1896, na Bielo-Rus, e faleceu prematuramente aos 37 anos de idade. Vygotsky foi um dos teóricos que buscou uma alternativa dentro do materialismo dialético para o conflito entre as concepções idealista e mecanicista na Psicologia. Ao lado de Luria e Leontief, construiu proposta teórica inovadora sobre temas como relação pensamento e linguagem, natureza do processo de desenvolvimento da criança e o papel de instrução no desenvolvimento.

Vygotsky foi ignorado no Ocidente, e mesmo na ex-Uniao Soviética a publicação de suas obras foi suspensa entre 1936 a 1956. Atualmente, no entanto, seu trabalho vem sendo estudado e valorizado no mundo todo.

Um pressuposto básico da obra de Vygotsky é que as origens das formas superiores de comportamento consciente, pensamento, memória, atenção voluntária etc. Formas essas que diferenciam o homem dos outros animais devem ser achadas nas relações sócias que o homem mantém. Mas Vygotsky não via o homem como um ser passivo, consequência dessas relações. Entendia o homem como ser ativo, que age sobre o mundo, sempre em relações sociais, e transforma essas ações para que constituam o funcionamento de um plano interno.

O desenvolvimento infantil é visto a partir de três aspectos: instrumental, cultural e histórico. E a Luria que nos ajuda a compreendê-los.

• O aspecto instrumental refere-se á natureza basicamente mediadora das funções psicológica complexas. Não apenas respondemos aos estímulos apresentados no ambiente, mas alteramos e usamos suas modificações como um instrumento de nosso comportamento.

• O aspecto cultural da teoria envolve os meios socialmente estruturados pelos quais a sociedade organiza os tipo de tarefa que a criança em crescimento enfrenta, e os tipos de instrumento, tanto mentais como físico, de que a criança pequena dispõe para dominar aquelas tarefas. Um dos instrumentos básico criados pela humanidade é a linguagem. Por isso, Vygotsky deu ênfase, em toda sua obra, à linguagem e sua relação como pensamento.

• O aspecto histórico, como afirma Luria, funde-se como o cultural, pois os instrumentos que o homem usa, para dominar seu ambiente e seu próprio comportamento, foram criados e modificados ao longo da história social da civilização. Os instrumentos culturais expandiram os poderes do homem e estruturaram seu pensamento, de maneira que, se não tivéssemos desenvolvido a linguagem escrita e a aritmética, por exemplo, não possuiríamos hoje a organização dos processos superiores que possuíamos. Assim, para Vygotsky, a história da sociedade e o desenvolvimento do homem caminham juntos e, mais do que isso, estão de tal forma intrincada, que um não seria o que sem o outro. Com essa perspectiva, é que Vygotsky estudou o desenvolvimento infantil. A criança, desde nascimento, está em constante interação com os adultos, que ativamente procuram incorporá-las a suas relações e sua cultura. No início, as respostas das crianças são dominadas por processos naturais, especialmente aqueles proporcionados pela herança biológica. É através da mediação dos adultos que o processo psicológico mais complexo toma forma.

• Inicialmente, esses processos são intrapsíquicos (partilhados entre pessoas), isto é, só podem funcionar durante a interação das crianças com os adultos. Á medida que a criança cresce os processos acabam por ser executados dentro das próprias crianças intrapsíquicos. No estudo feito por Vygotsky, sobre o desenvolvimento da fala, sua visão fica bastante clara:

Inicialmente, os aspectos motores e verbais do comportamento estão misturados. A fala envolve os elementos referenciais, a conversação orientada pelo objeto, as expressões emocionais e outros tipos de fala social. Como a criança está cercada por adultos na família, a fala começa a adquirir traços demonstrativos, e ela começa a indicar o que está fazendo e de que está precisando. Fala e ação, que desenvolve independentes uma da outra, em determinado momento do desenvolvimento convergem, e esse é o momento de maior significado no curso do desenvolvimento intelectual, que dá origem ás formas puramente humanas de inteligência. O desenvolvimento está, pois, alicerçado sobre o plano das interações.

O sujeito faz sua uma ação que tem, inicialmente, um significado partilhado. Assim, a criança que deseja um objeto inacessível apresente movimentos de alcançá-los, e esses movimentos são interpretados pelo adulto como “desejo de obtê-lo”, e então lhe dá o objeto. Os movimentos das crianças afetam o adulto e não o objeto diretamente e a interpretação do movimento pelo o adulto permite que a criança transforme o movimento de agarrar em gesto de apontar.

Todos os movimentos e expressões verbais as crianças, no início de sua vida, são importantes, pois afetam o adulto, que os interpreta e os devolve á criança com ação e ou com fala. A fala egocêntrica, por exemplo, foi vista por Vygotsky como uma forma de transição entre a fala exterior e a interior. A fala inicial da criança tem, portanto, um papel fundamental no desenvolvimento de suas funções psicológicas. Para Vygotsky, asa funções psicológicas emergem e se consolidam no plano da ação entre pessoas e tornam-se internalizadas, isto é, transformam-se para constituir o funcionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com