TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens De Lev Vygotsky

Dissertações: Abordagens De Lev Vygotsky. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  218 Palavras (1 Páginas)  •  404 Visualizações

O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL SOB O OLHAR DE LEV VYGOTSKY E JEAN PIAGET

Psicologia e contribuições para a educação

Resumo

O presente artigo trata das contribuições que a Psicologia oferece à educação através das teorias da aprendizagem. Para tanto se fez necessário conhecer a teoria do psicólogo Lev Vygotsky (1896 -1934) que ressalta o papel da escola no desenvolvimento mental das crianças e é uma das mais estudadas pela pedagogia contemporânea. Considerando a oposição teórica que estabelece em relação ao biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980). A principal discussão consiste em perceber como os dois autores dialogam com suas teorias no processo de aprendizagem e desenvolvimento intelectual dos sujeitos.

Palavras – chave: Psicologia; educação; teorias da aprendizagem.

Existem alguns conceitos dentro Psicologia da Educação que enfocam diferentes aspectos do processo de aprendizagem e ajudam a explicar como ela ocorre. Alguns autores discutem a cerca de como acontece o processo de desenvolvimento do indivíduo e para tanto se faz necessário citar Jean Piaget e Lev Vygotsky.

Considerando-se que preocupação central de Jean Piaget, foi responder como se constrói o conhecimento, e que o centro dos seus estudos está voltado para a gênese do conhecimento através da epistemologia genética, é importante citar Vitor da Fonseca, autor Piagetiano na década de 80, que afirma: A aprendizagem perfeita se dá através de um organismo perfeito e um ambiente facilitador.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com