TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERDA AUDITIVA E ZUMBIDO NO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

Por:   •  5/11/2018  •  Monografia  •  4.702 Palavras (19 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÒGICAS E DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA

RENATA GRAZIELLE SOUZA SANTOS[pic 2]

TATIANE COSTA CARNEIRO

PERDA AUDITIVA E ZUMBIDO NO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

São Cristóvão

        2016


RENATA GRAZIELLE SOUZA SANTOS[pic 3]

TATIANE COSTA CARNEIRO

PERDA AUDITIVA E ZUMBIDO NO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

Trabalho apresentado ao Departamento de Fonoaudiologia como requisito parcial à conclusão do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe para obtenção do grau de Bacharel em Fonoaudiologia.

Orientadora: Prof. Ms. Priscila Feliciano de Oliveira

        São Cristóvão        

2016


SANTOS, R.G.S.; CARNEIRO, T.C. Perda auditiva e zumbido no câncer de cabeça e pescoço. Trabalho de Conclusão de Curso – Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.

RESUMO

Introdução: A literatura aponta que indivíduos com neoplasia de cabeça e pescoço apresentam maiores queixa, devido à localização anatômica do câncer, pois os órgãos afetados são responsáveis pelas funções da: respiração, fala, deglutição, entre outros. Os tratamentos antineoplásicos utilizam-se de agentes ototóxicos que podem causar perda auditiva nestes indivíduos, produzindo assim um impacto na comunicação. Objetivo: Caracterizar as alterações dos limiares auditivos nos sujeitos com câncer de cabeça e pescoço. Metodologia: Foi realizada avaliação audiológica em 36 indivíduos voluntários de ambos os gêneros, divididos igualmente entre grupo de estudo e grupo controle. O grupo controle foi composto de sujeitos com limiares auditivos dentro da normalidade sem doenças metabólicas. O grupo de estudo foi proveniente do setor de oncologia de um hospital público de Sergipe e todos os indivíduos estavam com tratamento oncológico finalizado ou em progresso para neoplasia de cabeça e pescoço. Os procedimentos realizados foram: anamnese, meatoscopia, audiometria tonal convencional e logoaudiometria para confirmar os achados. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob número 33665014.7.0000.5546. Resultados: 50% dos indivíduos eram do gênero masculino e 50% do gênero feminino com média de idade de 49,5 anos. A maior parte da amostra apresentou perda auditiva do tipo neurossensorial caracterizada por mudanças a partir da frequência de 3kHz. 55% dos indivíduos do grupo com perda auditiva apresentou zumbido, porém não foi observada relação estatisticamente significante (p=0,12). 25% auto relataram piora na audição pós início do tratamento oncológico, mas este dado também não apresentou significância estatística com o diagnóstico da perda auditiva (p=0,61). Na comparação entre os indivíduos com limiares normais no grupo de estudo e no grupo controle, foi observado limiares auditivos aumentados no grupo de estudo em relação aos do grupo controle. Conclusão: A perda auditiva mais comumente encontrada nos pacientes oncológicos é a neurossensorial, acometendo as frequências a partir de 3kHz e a queixa mais comum é o zumbido.

Palavras-chave: ototoxicidade, perda auditiva, câncer

LISTA DE FIGURAS

Figura1. Distribuição dos limiares auditivos do grupo controle e de estudo, por orelha (n=72).

Figura2. Distribuição dos limiares auditivos das frequências de 3 a 8 kHz do grupo controle e de estudo, por orelha (n=72).

Figura 3. Distribuição dos limiares auditivos normais do grupo estudo com o controle das frequências de 250 Hz a 2kHz, por orelha (n=72).

Figura 4. Distribuição dos limiares auditivos normais do grupo estudo com o controle das frequências de 3kHz a 8kHz, por orelha (n=72).

Figura 5. Distribuição dos limiares auditivos alterados no grupo de estudo nas frequências sob teste (n=42).

LISTA DE TABELAS

Tabela 1. Distribuição da população estuda em relação à média da idade.

Tabela 2. Valores de P para os limiares auditivos normais nas diversas frequências de teste do grupo controle e de estudo (Teste Mann Whitney).

Tabela 3. Distribuição da queixa de zumbido do grupo de estudo por orelha (n=36).

Tabela 4. Valor de p no teste Mann Whitney para os sujeitos que realizaram o tratamento de quimioterapia e radioterapia concomitante (n=08).

Tabela 5.  Valor de p no teste Mann Whitney para os sujeitos que utilizaram cisplatina durante tratamento (n=07)


 Introdução

O câncer de cabeça e pescoço representa 5% do total de diagnósticos das neoplasias e inclui tumores localizados na pele e lábios, cavidade oral, nasal e seios paranasais, meato acústico externo e ouvido médio (VILAR e MARTINS, 2012). A literatura aponta que indivíduos com este tipo de neoplasia apresentam maiores queixas, devido à localização anatômica do tumor, podendo comprometer aspectos importantes do ponto de vista biopsicossocial e funções como a respiração, fala, mastigação, deglutição, olfato, paladar, entre outros. (MACHADO et al, 2009).

Os tratamentos preconizados pela equipe médica tais como a radioterapia e a quimioterapia, apresentam efeitos ototóxicos e podem lesar o órgão da audição, o que pode favorecer o comprometimento da comunicação oral (GILLIGAN et al, 2015). Observa-se piora do quadro audiológico no câncer de cabeça e pescoço quando o tratamento radioterápico está associado ao quimioterápico, principalmente quando há o uso de substâncias do grupo da platina. Desta forma, é comum o diagnóstico de perda auditiva nesta população, sendo que o tratamento antineoplásico é um dos principais complicadores que caracterizam alterações dos limiares auditivos  (DELL’ARINGA et al, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)   pdf (317 Kb)   docx (85.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com