TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

STREPTOCOCCUS PNEUMONIAE

Trabalho Universitário: STREPTOCOCCUS PNEUMONIAE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  2.808 Palavras (12 Páginas)  •  873 Visualizações

Página 1 de 12

COLÉGIO TABLEAU

ANÁLISES CLÍNICAS

BACTÉRIA DE INTERESSE MÉDICO

STREPTOCOCCUS PNEUMONIAE

Nome: Jeisielle F. Macedo Ramos N° 26

Jacareí- SP

Introdução:

A bactéria a que este trabalho faz referência foi isolada no final do século XIX e, posteriormente, associada a infecções no Homem. Esta descoberta teve repercussões na saúde pública, pois permitiu a aplicação de soros anti-pneumocócicos no tratamento da pneumonia. Com as implementações dos antimicrobianos contra estas infecções, menosprezou-se o potencial patogénico da bactéria. Mais tarde, com o aparecimento de estirpes resistentes aos antimicrobianos surgiu a necessidade de melhor conhecer os seus mecanismos de patogenicidade. Hoje, com métodos laboratoriais mais eficazes no estudo dos microrganismos e com o advento da sequencia do genoma, a investigação em S. pneumoniae é cada vez mais completa tendo sido publicados mais de 18.000 artigos sobre esta bactéria em revistas internacionais.

O Streptococcus pneumoniae é um habitante normal do trato respiratório superior humano. A bactéria pode causar pneumonia, normalmente do tipo lobar, sinusite paranasal, otite média, meningite ou, o que é geralmente secundária a um das ex- infecções. Também provoca osteomielite, artrite séptica, endocardite, peritonite, celulite e abscessos cerebrais. Streptococcus pneumoniae é atualmente a principal causa de doença bacteriana invasiva em crianças e idosos. Sendo a mesma conhecida em microbiologia médica como o pneumococo, referindo-se a sua morfologia e seu envolvimento consistente na pneumonia pneumocócica.

A pneumonia é a doença do pulmão que é causada por uma variedade de bactérias, incluindo Streptococcus, Staphylococcus, Pseudomonas, Haemophilus, Chlamydia e Mycoplasma, vários vírus, e certos fungos e protozoários. A doença pode ser dividida em duas formas, broncopneumonia e pneumonia lobar. Entretanto a Pneumonia brônquica é mais prevalente em lactentes, crianças jovens e adultos idosos sendo causada por várias bactérias, incluindo Streptococcus pneumoniae. Broncopneumonia envolve os contíguos alveolares para os bronquíolos maiores da árvore bronquial, e a Pneumonia lobar é mais propensa a ocorrer em adultos e jovens, envolvendo todos de um único lóbulo dos pulmões, em que toda a zona de envolvimento tende a tornar-se numa massa consolidada, em contraste com a textura esponjosa de tecido de pulmão normal. A maioria (superior a 80%) dos casos de pneumonia lobar é causada pela Streptococcus pneumoniae.

Bacteriologia:

Células de Streptococcus pneumoniae são Gram-positivos, cocos em forma de lanceta (cocos alongados com uma curvatura exteriores ligeiramente pontiagudas). Normalmente, eles são vistos como pares de cocos (diplococos), mas também podem ocorrer isoladamente ou em cadeias curtas. Quando cultivadas em ágar de sangue, que é alfa-hemolíticos. As células individuais são entre 0,5 e 1,25 micrómetros de diâmetro. Eles não formam esporos, e eles são motilidade. Como outros estreptococos, falta a catálise de glicose e fermento de ácido láctico. Ao contrário de outros estreptococos, eles não exibem uma proteína H, que hidrolisam a inulina, e a composição da parede celular é característica tanto em termos das suas peptidoglicano e o seu ácido teicóico.

Cultivo:

O Streptococcus pneumoniae é uma bactéria fastidiosa, cresce melhor em 5% de dióxido de carbono. Quase 20% dos isolados clínicos frescos exigem condições completamente anaeróbias. Em todos os casos, o crescimento é necessário uma fonte de catálise (por exemplo, sangue) para neutralizar a grande quantidade de peróxido de hidrogénio produzido pelas bactérias. Em meios contendo sangue complexa, a 37 ° C, a bactéria tem um tempo de duplicação de 20-30 minutos, e em ágar, pneumococos crescer como colónias brilhantes, cerca de 1 mm de diâmetro. Dois sorotipos, tipos 3 e 37, são mucoide. Os pneumococos submetem espontaneamente em uma determinada genética, variações de fase opaca, para colónias transparentes, a uma taxa de 1 a 10 5. O tipo de colónia transparente está adaptado para colonização da nasofaringe, enquanto a variante opaca é adequada para a sobrevivência no sangue.

O S. pneumoniae é uma bactéria muito frágil e contém dentro de si a capacidade enzimática para perturbar e desintegrar as células, portanto a enzima responsável é chamada de autolisina. O papel fisiológico deste autolisina é para fazer com que a cultura se submeter a uma autólise característica que mata toda a cultura quando crescidas até à fase estacionária. Praticamente todos os isolados clínicos de pneumococos abrigarem este autolisina e sofrem lise geralmente começando entre 18-24 horas após o início do crescimento em condições ideais. Autólise é consistente com as mudanças na morfologia da colônia. Colônias inicialmente aparecer com uma morfologia do tipo planalto, em seguida, começar a entrar em colapso nos centros quando autólise começa.

A sorotipagem:

A reação de Quellung (inchaço reação) constitui a base de serotipagem e baseia-se no inchaço da cápsula na ligação do anticorpo homólogo. O teste consiste em misturar uma ansa cheia de colônia com igual quantidade de anti-soro específico e, em seguida, analisar microscopicamente a 1000X para capsular inchaço. Embora tenha sido observada geralmente altamente específico, a reatividade cruzada entre os tipos capsulares 2 e 5, 3 e 8, 7 e 18, 13 e 30, e com E. Coli, Klebsiella, H. influenza tipo b, e certos estreptococos viridans.

Parede Celular:

A parede celular de S. pneumoniae é cerca de seis camadas de espessura e é composta de peptidoglicano com ácido teicóico ligado a aproximadamente cada terceira ácido N-acetilglucosamina. O LTA é quimicamente idêntico ao ácido teicóico, mas está ligado à membrana celular por um agrupamento lipídico. Tanto o ácido teicóico e ácido lipoteicóico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com