TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pneumonia Adquirida Na Comunidade

Monografias: Pneumonia Adquirida Na Comunidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 3

Pneumonia Adquirida na Comunidade

A pneumonia adquirida na comunidade é uma infecção aguda da parênquima pulmonar em um individuo que a adquiriu na comunidade, diferente daquela adquirida no hospital.

Considerada como infecção do trato respiratório inferior, o quadro clinico é manifestado com tosse, febre > 38ºC, dificuldade respiratória, escarro purulento, frequência respiratória > 25 irpm, apresentando ausculta pulmonar compatível com (estertores, roncos ou macicez à percussão do tórax).

Doença classificado com baixa incidência que varia de 5 a 11 casos por 1.000 indivíduos por ano.

Considerado uma doença potencialmente grave, constituindo se na principal causa de óbito entre as doenças infecciosas.

O desenvolvimento da infecção, em qualquer parte do organismo, geralmente obedece a uma das seguintes circunstâncias: invasão do tecido ou órgão por um micro-organismo contra o qual o hospedeiro não apresenta imunidade; invasão por um inoculo bacteriano superior àqueles que os mecanismos de defesa normais são capazes de enfrentar; invasão por qualquer micro-organismo em um hospedeiro que apresente algum problema nos mecanismos de defesa.

A pneumonia aspirativa se associa às condições clínicas predisponentes, e manifesta-se radiologicamente atendendo a uma distribuição gravitacional. Predomina no pulmão direito envolvendo, sobretudo, o segmento posterior do lobo superior, apical e basal posterior, além dos subsegmentos axilares. Os patógenos anaeróbios são a etiologia usual. Considerando-se a participação de germes que produzem necrose, é comum a presença de cavitação.

A etiologia é considerado em maior quantidade em alcoólatras , portadores de DPOC ou tabagistas, em pacientes graves que necessita de ser aspirado, em pessoas que tem contato com fezes de pássaros ou morcegos, em pessoas que tem contato com animais em fazenda, usuários de drogas.

O diagnostico é realizado com radiografia e considera-se dificuldade de interpretação diagnóstica entre profissionais não especialista ao avaliar a radiografia . a radiografia deve ser realizada em PA e perfil para avaliar gravidade e facilitar diagnósticos diferencial de complicações ou enfermidades associadas.

Realizado também exame de escarro: utilizado para diagnóstico etiológico, na prática clínica avaliando resultados para tuberculose pulmonar ou fungos devido à alta prevalência em nosso meio. Realizado exame de hemocultura, sendo pedido apenas para pacientes internados com pneumonias graves ou com falha de tratamento inicial, deve ser colhida antes de iniciar o uso de antibióticos ou mudança terapêutica.É também realizado coleta por aspirado traqueal, broncoscopia ou lavado bronco alveolar,realizado em pacientes com tratamento em UTI.

Realizado gasometria arterial, hemograma, proteína, bioquímica sérica para avaliar a gravidade da pneumonia.

O tratamento do paciente com PAC baseia-se, fundamentalmente, em uma boa avaliação clínica, interpretação dos exames realizados para o diagnóstico, bem na caracterização da gravidade da pneumonia.

Sendo importante avaliar a o grau de oxigenação

e comprometimento mostrado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com