TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PNEUMONIA

Seminário: PNEUMONIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Seminário  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 2

PNEUMONIA

Define-se pneumonia como aquele acometimento em que ocorre anormalidade nas trocas gasosas a nível alveolar, acompanhada por inflamação do parênquima pulmonar. (FIGUEIREDO, 2009)

Pneumonia se trata de uma infecção do trato respiratório inferior, que atinge os alvéolos e os brônquios, podendo ser causada por vírus, bactéria, parasitas, fungos, inalação química, aspiração de conteúdo gástrico ou acúmulo de líquidos nas bases pulmonares. (WERNER, 2005)

A pneumonia comunitária (PAC) é a doença infecciosa mais comum, exige internação em unidades de terapia intensiva (UTI). A mortalidade desta doença é grande e o tempo de permanência hospitalar é longo, principalmente no idoso e em pacientes que necessitam de medidas avançadas de suporte de vida. (RABELLO et al., 2011)

A pneumonia adquirida na comunidade é uma grande causa de morbidade, mortalidade e custos. É uma doença extremamente grave, constituindo-se na principal causa de óbito entre as doenças infecciosas. (CHAUVET et al., 2010)

A pneumonia normalmente ocorrerá quando houver falha no sistema de defesa do organismo, ou quando estes apresentarem baixa resistência aos agentes etiológicos da doença. (WERNER, 2005)

A pneumonia pode desenvolver-se também em pessoas que estejam com o seu sistema imune adequado. Isso ocorre quando o sistema de defesa é invadido por uma grande quantidade de microrganismo ou outro agente etiológico e o individuo não tem uma resposta imunológica adequada contra tais agentes infecciosos. (TARANTINO, 2008)

O desenvolvimento de uma infecção, em qualquer parte do organismo, geralmente obedece a uma das seguintes circunstâncias: invasão do tecido ou órgão por um microrganismo contra o qual o hospedeiro não apresenta imunidade, invasão por um inóculo bacteriano superior àqueles que os mecanismos de defesa normais são capazes de enfrentar, invasão por qualquer microrganismo em um hospedeiro que apresente algum problema nos mecanismos de defesa. (JARDIM et al., 2007)

...

Baixar como  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »