TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PNEUMONIA

Casos: PNEUMONIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  2.810 Palavras (12 Páginas)  •  1.031 Visualizações

Página 1 de 12

Pneumonia é uma doença inflamatória no pulmão—afetando especialmente os sacos de ar microscópicos (alvéolos)—associada a febre, sintomas no peito e falta de espaço aéreo (consolidação) em uma radiografia de tórax.

A pneumonia é geralmente causada por uma infecção, mas há uma série de outras causas. Os agentes infecciosos são: bactérias, vírus, fungos e parasitas.

Os sintomas típicos incluem tosse, dor torácica, febre e dificuldade para respirar. As ferramentas de diagnóstico incluem raios-X e exame de escarro. Vacinas para prevenir alguns tipos de pneumonia estão disponíveis. O tratamento depende da causa fundamental com presunção de pneumonia bacteriana podendo ser tratada com antibióticos.

Embora a pneumonia tenha sido considerada por William Osler, no século XIX, "a capitã da morte dos homens", o advento da terapia com antibióticos e vacinas, no século XX, tem trazido melhores resultados no que se refere a sobrevivência. Entretanto, no terceiro mundo e entre os muito idosos, os muito jovens e os doentes crônicos, a pneumonia continua a ser uma das principais causas de morte.

Classificação

Pneumonite refere-se a inflamação pulmonar, pneumonia refere-se a pneumonia infecciosa, geralmente devido à infecção, mas às vezes não, que tem a característica adicional de consolidação pulmonar. Pneumonia pode ser classificada de várias maneiras. É mais comumente classificada por onde ou como ela foi adquirida (adquirida na comunidade, aspiração, associada com cuidados de saúde, hospital e por ventilação), mas também pode ser classificada pela área do pulmão afetada (pneumonia lobar, broncopneumonia e pneumonia intersticial aguda) ou pelo organismo causador. Pneumonia em crianças pode ainda ser classificadas com base em sinais e sintomas como não-graves, graves ou muito graves.

Os sintomas mais comuns da pneumonia são febre de 39°C a 40°C, suor frio, calafrios, respiração rápida e curta, tosse com catarro amarela ou esverdeada, sendo que em alguns tipos de pneumonia, a tosse pode vir seca ou sem catarro, dores no peito ou no tórax, além de problemas para respirar, diarreias, vômitos, náuseas e fadiga.

Febre, no entanto, não é muito específica, já que ocorre em muitas outras doenças comuns, e podem estar ausentes em pacientes com doença grave ou desnutrição. Além disso, uma tosse é frequentemente ausente em crianças com menos de 2 meses de idade. Sintomas mais graves podem incluir: cianose central, diminuição de sede, convulsões, vômitos persistentes, ou uma diminuição do nível de consciência.

Algumas causas de pneumonia estão associados com clássicas, mas não específicas, características clínicas. Pneumonia causada pela Legionella pode ocorrer com dor abdominal, diarreia ou confusão, enquanto a pneumonia causada por Streptococcus pneumoniae está associada com expectoração com cor enferrujada, e a pneumonia causada por Klebsiella pode ter expectoração com sangue, muitas vezes descrita como "geleia de groselha".

A pneumonia bacteriana é tratada por antibióticos e, dependendo do caso, pode ser tratado com internação. Em casos mais graves, uma internação é necessária na Unidade de Tratamento Intensivo, conhecida como UTI. As medicações podem ser tanto via oral ou por injeções, aplicadas na veia ou no músculo.

Além das medicações, como auxiliar no tratamento, pode ser usada a fisioterapia respiratória. Os fisioterapeutas podem utilizar vibradores no tórax, exercícios respiratórios e tapotagem, que é a percussão do tórax com os punhos, para retirar as secreções que estão dentro dos pulmões e fazendo com que o paciente possa ser curado mais rapidamente.

Em caso de pneumonias virais, o tratamento é só de suporte. Ela é tratada com dieta adequada, oxigênio, caso seja necessário e medicações para dor e febre. Em casos de pneumonias causadas por fungos, antimicrobianos específicos são utilizados.

A pneumonia é uma doença comum que afeta aproximadamente 450 milhões de pessoas por ano e ocorre em todas as partes do mundo. É uma das principais causas de morte entre todas as faixas etárias, resultando em 4 milhões de mortes (7% do total anual do mundo). As taxas são maiores em crianças menores de cinco anos, e adultos com mais de 75 anos de idade.20 Ocorre cerca de cinco vezes mais frequentemente em países em desenvolvimento em relação aos países desenvolvidos.

A pneumonia viral atinge cerca de 200 milhões de pessoas.

Devido ao grande número de pessoas infectadas nos países em desenvolvimento, a comunidade global de saúde declarou que 12 de novembro é o Dia Mundial da Pneumonia, um dia dedicado ao combate à doença.

ESTUDO DE CASO

Nome do Paciente: M.A.V.

Idade: 4 meses Peso: 7.860 kg Estatura: 65,5 cm Cabeça: 41,6 cm

Endereço: Zona Rural – Comodoro MT

Paciente calmo, passou regular aceitando dieta oferecida, eliminação fisiológica presente, paciente aparentemente sem algia, sendo medicado conforme prescrição médica, seguindo aos cuidados da equipe de enfermagem............................................................................Renivaldo dos Reis

As infecções do trato respiratório superior estão associadas a uma alta taxa de morbidade e complicações, tais como: a febre reumática e a glomerulonefrite aguda, que ocorrem geralmente devido a infecções causadas pelo Streptococcus pyogenes. As incidências destas doenças variam com a idade do paciente, a estação do ano e o contato interpessoal.

Embora sejam numericamente menos importantes como causas de pneumonia, as bactérias tendem a ser responsáveis por infecções mais intensas que as causadas por agentes não bacterianos. Estudos atuais demonstram que nos países em desenvolvimento as bactérias desempenham um papel como causadoras de pneumonias nas crianças mais relevantes do que nos países desenvolvidos (BENGUIGUI, 1997). O tipo e a intensidade da doença podem ser influenciados tanto pelo sexo, estação do ano ou aglomeração de pessoas, dentre esses fatores os meninos são comumente mais afetados que as meninas. De maneira diferente da bronquiolite que atinge crianças no primeiro ano de vida, a pneumonia viral dá se normalmente entre 2 e 3 anos e tende a reduzir se lentamente. Os sintomas mais comuns que precedem as pneumonias virais são rinite e tosse, cianose e fadiga respiratória (BEHRMAN, VAUGHAN, 1990). Leventhol e Shonm citados por PAIVA 2000, estudaram os sinais clínicos e radiológicos da pneumonia em crianças americanas, e as conclusões desses estudos em população diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com