TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUCATA: UM OLHAR DIFERENCIAL PARA A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Por:   •  30/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.155 Palavras (21 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 21

SUCATA: UM OLHAR DIREFENCIAL PARA A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM.[pic 1]

José Luiz Fernandes Barros

Graduado em Fonoaudiologia da UNIFLU

Orientadora: Elizabeth Matilda Oliveira Williams

Professora do Curso de Fonoaudiologia da UNIFLU

Coorientadora: Renata Bertagnoli-Donadelli

RESUMO: Este artigo foi realizado, pensando na importância do uso da sucata, como importante instrumento no processo de desenvolvimento da aquisição da linguagem para crianças. Essa pesquisa se justificou-se no processo de como eram feitos e preparados os brinquedos, pois estes eram produzidos conforme a condição e a criatividade, hoje são fabricadas pela políticas que as indústrias geram em grandes proporções. Antes se criava hoje se compra pronto, ou seja, a brincadeira começava com a imaginação, criação e gerava um equipamento, aumentando o raciocínio lógico da criança. O objetivo geral do trabalho foi mostrar que a brincadeira favorece tal evolução neste percurso, como objetivo específico auxiliar na construção progressivamente da aquisição linguística de forma criativa e verificar o custo comparado aos brinquedos industrializados. A pesquisa teve como metodologia o levantamento bibliográfico com o apoio de livros, artigos e publicações. Conclui-se que o fonoaudiólogo tem um papel fundamental neste desenvolvimento, pois com a criação de brincadeiras e jogos com sucatas a aquisição de linguagem se da de forma ainda mais favorável.

Palavra – Chave: Sucata – Brincar - Aquisição de linguagem

ABSTRACT: This article was realized, thinking about the importance of the use, as an important instrument in the process of language development for children. This research was justified because they were not produced and prepared according to the laws as they generate in great proportions. Before you start shopping now, that is, a joke started with an imagination, created and generated an equipment, increasing the child's logical reasoning. The objective of this work was to show that the game favors evolution along the way, as an auxiliary objective in the progressive construction of the acquisition of languages ​​in a creative way and the result comparable to the industrialized toys. The average search is a bibliographic search with the support of books, articles and publications. Enclose the phonoaudiologist plays a key role in this development because with the creation of jokes and games with scraps the language to become even more favorable.

Keyword: Scrap - Play - Language Acquisition

SUMÁRIO: 1. INTRODUÇÃO; 2. DIREITO DE BRINCAR 3. DESENVOLVIMENTO DAS CONDUTAS SIMBÓLICAS; 4. REDUÇÃO DE CUSTOS; 5. DISTINGUIR SUCATA DO LIXO; 6.  QUESTIONÁRIO E BASE DE DADOS; 7. RESULTADOS; 8. CONCLUSÃO; 9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.

 

1. INTRODUÇÃO

É notório que no Brasil ocorreu um aumento relevante na produção de lixo, até maior que o crescimento populacional. Lenharo (2015) destaca que no período de 2003 a 2014 a geração de lixo aumentou em média 25%, enquanto a taxa de crescimento populacional foi de 6% e que cada brasileiro passou a gerar 1,062kg de resíduos sólidos diariamente.

Tais informações geraram dúvidas como: “- será que tudo o que olhamos como lixo, na verdade é lixo? Será que tudo aquilo que se rejeita realmente é descartável?”

Este trabalho busca esta reflexão a frente de algo que é tão abundante e tão mal utilizado, o lixo seco, que é reaproveitável, tal como papel, plástico, vidro, metais, que podem ser transformados em brinquedos ou jogos pedagógicos e terapêuticos contribuindo para o desenvolvimento da aquisição da linguagem das crianças, sendo usado de forma lúdica em brincadeiras, proporcionando uma meditação entre o real e o imaginário. Assim, segundo Pacheco et al. (2009): “O brinquedo- sucata permite, a quem brinca, desvendá-lo, resignificá-lo, pois é um objeto que possui inúmeros sentidos que não são óbvios e nem estão evidentes.”

 Na visão do adulto o lixo é: sujo, imundo, descartável. Porém, para uma criança, a sucatas podem assumir papéis diversos, sendo usado de forma lúdica em brincadeiras e jogos.

A fonoaudiologia tem como atuação a avaliação, intervenção e prevenção na comunicação oral e escrita, e cada vez mais a clínica fonoaudiológica recebe crianças com queixas de linguagem (GUIA DO ESTUDANTE , 2018). A fonoaudiologia tem um papel fundamental nos primeiros anos de vida de uma criança, pois muitas dessas aparecem com diversos problemas no desenvolvimento da linguagem, mas os problemas não estão somente na parte estrutural ou cognitiva destas crianças, e sim na base emocional, social. (KUHN, 2016).

A pesquisa teve como metodologia o levantamento bibliográfico com o apoio de livros, artigos e publicações e um questionário com os alunos do 8º período de graduação do Curso de Fonoaudiologia da Centro Educacional Norte Fluminense - UNIFLU.

 Este trabalho teve como objetivo geral mostrar que a brincadeira favorece tal evolução neste percurso, como objetivo específico foi de auxiliar na construção progressivamente da aquisição linguística de forma criativa e verificar o custo comparado aos brinquedos industrializados. O referencial teórico para este trabalho está baseado no livro O brinquedo – sucata e a criança e outras referências bibliografias, artigos e consultas na internet.

2. DIREITO DE BRINCAR

É essencial, um direito garantido por lei e preconizado pela ONU desde 1959. A Declaração Universal dos Direitos da Criança, aprovada na Assembleia Geral das Nações Unidas em 1959 e fortalecida pela Convenção dos Direitos da Criança de 1989, enfatiza: “Toda criança terá direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantirem a ela o exercício pleno desse direito.” O Brasil foi signatário dessa convenção. A Constituição Brasileira e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) também asseguram esse direito que, neste ano, foi fortalecido com o Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016). A nova legislação coloca a criança desde o nascimento até os 6 anos como prioridade no desenvolvimento de programas, na formação dos profissionais e na formulação de políticas públicas. Sobre brincar, o Marco Legal indica que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios deverão organizar e estimular a criação de espaços lúdicos que propiciem o bem-estar, o brincar e o exercício da criatividade em locais públicos e privados onde haja circulação de crianças. Também devem zelar pela fruição de ambientes livres e seguros em suas comunidades. ” (Portal do Senado).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (636.1 Kb)   docx (449.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com