TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento De Resíduos Nas Indústrias

Casos: Tratamento De Resíduos Nas Indústrias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 4

TRATAMENTO DE RESÍDUOS NAS INDÚSTRIAS

• Petroquímica

A disposição final de resíduos oriundos da indústria de petróleo e seus derivados, geralmente acarretam riscos relativos ao meio ambiente devido às características de cada resíduo e as tecnologias utilizadas. A incineração apresenta problemas de poluição atmosférica e elevado custo; os aterros apresentam riscos para corpos hídricos e para a saúde pública, além de dificuldades operacionais e custos. Porém, quando se consideram resíduos industriais passíveis de biodegradação, a disposição final destes pode ser realizada, de maneira segura e econômica.

O tratamento de resíduos de petróleo, deve ser feito através do uso das seguintes técnicas:

- Landfarming: que pode ser definido como um sistema de tratamento de resíduos através de um processo biotecnológico, que utiliza a população microbiana do solo para a degradação destes;

- Biodegradação: processo natural onde compostos químicos são degradados por via biológica;

- Biorremediação: processo tecnológico no qual organismos vivos são utilizados para remover ou reduzir (remediar) contaminantes no ambiente e por fim, aspectos gerais da tecnologia de encapsulamento.

• Metalúrgica

A indústria metalúrgica produz como conseqüência de seus processos, significativas quantidades de efluentes líquidos com concentrações de metais pesados bem superiores aos padrões exigidos pela legislação. Entre eles destacam-se o cromo, o ferro e o níquel.

Os compostos de metais pesados são reconhecidamente tóxicos e alguns deles cancerígenos, os mesmos afetam a qualidade dos recursos hídricos quando lançados através de efluentes sem o devido tratamento.

Diversos métodos podem ser empregados no tratamento de efluentes líquidos contendo metais pesados, entre eles, pode-se citar a precipitação química, processos de filtração com membranas e os processos de adsorção, onde convencionalmente usa-se carvão ativado como adsorvente.

• Siderúgicos

As siderúrgicas integradas geram diversos tipos e em grande quantidade de resíduos sólidos. Estes resíduos podem ser classificados em 3 grandes grupos; os ditos recicláveis contendo ferro, os finos de coque e as escórias. Entre os recicláveis contendo ferro estão: as poeiras e lamas de Alto-Forno e de aciaria; a lama de tratamento de água de laminação; poeiras de sinterização; e outros. As escórias são basicamente as geradas no Alto-Forno, na aciaria e no lingotamento contínuo.

Estes resíduos são parcialmente reciclados como adição à carga da sinterização de minérios, porém com prejuízos à boa prática operacional. Visando buscar alternativas mais vantajosas estes resíduos foram inicialmente caracterizados física e quimicamente. A seguir avaliaram-se os comportamentos a frio e a quente (crepitação, resistência a quente, inchamento e redução) das pelotas auto-redutoras de diversas composições. Os bons resultados apresentados mostraram que as pelotas contendo estes resíduos poderiam ser recicladas diretamente na aciaria (conversor) substituindo parcialmente a sucata.

• Construção Civil

A quantidade de entulho gerado nas construções que são realizadas nas cidades brasileiras demonstra um enorme desperdício de material. Os custos deste desperdício são distribuídos por toda a sociedade, não só pelo aumento do custo final das construções como também pelos custos de remoção e tratamento do entulho. Os entulhos provenientes das construções nas cidades brasileiras acarretam sérios desperdícios de materiais, custos de remoção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com