TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BIOQUÍMICA CLÍNICA

Por:   •  16/3/2017  •  Resenha  •  2.259 Palavras (10 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 10

BIOQUÍMICA CLÍNICA

Função Renal:

  • A bexiga armazena o conteúdo urinário até que haja seu esvaziamento através da uretra
  • Rins são responsáveis pelo processo de filtração, são irrigados pela artéria renal e pela veia renal.
  • Néfrons estão localizados tanto na porção cortical do rim, quanto na medular.
  • Regiões do Néfron localizadas no córtex renal: glomérulo, cápsula de Bowman, túbulo contorcido proximal e túbulo contorcido distal.
  • Regiões do Néfron que se encontram na porção da medula renal: alças de Henle.
  • Glomérulo: a arteríola aferente carreia o sangue que ainda será filtrado e a arteríola eferente leva o sangue que já passou pelo processo de filtração. Capilares glomerulares são prolongamentos de estruturas das arteríolas, os quais tem características especiais que permitem o processo de filtração; uma das características é que as células endoteliais desses capilares apresentam um distanciamento um pouco maior, apresentam pequenos poros – passagens – (capilares fenestrados), quando comparados a capilares de outro tecido e, além disso, esses capilares glomerulares estão envolvidos por células chamadas de podócitos, que vão emitir prolongamentos de sua membrana, fazendo com que ela reentre entre as células endoteliais (criando os poros/passagens). A membrana dessas células tem carga negativa, dificultando a passagem das substâncias filtradas que possuem carga negativa. Na região da arteríola aferente existe um grupo de células que forma a região chamada de mácula densa, onde estão as células justaglomerulares, as quais produzem alguns hormônios (como a renina). A Cápsula de Bowman envolve o glomérulo, ela recebe todo líquido que conseguir atravessar de dentro do capilar para dentro da cápsula, mantendo um determinado volume de filtrado e, por isso, esse filtrado que permanece exerce uma certa pressão da cápsula sobre o capilar glomerular. Túbulo proximal: onde o filtrado vai se encaminhar; suas células apresentam uma grande capacidade de reabsorção, devido aos seus prolongamentos. Aparelho justaglomerular: região formada pelo contato entre o túbulo contorcido distal e a arteríola aferente, é como se fosse uma região de sinalização, para saber o quanto de sódio deve ser reabsorvido devido a alterações de pressão.

  • Funções dos rins:
  • Excretora: através dos rins tem-se a eliminação de metabólitos, substâncias tóxicas são solúveis em água. As principais substâncias excretadas através da urina são moléculas aminadas (que tem grupos contendo nitrogênio), como a ureia, amônia (pequena quantidade), ácido úrico, creatinina; são eliminados também ácidos orgânicos (como lactato, corpos cetônicos). Depende do processo de filtração que vai garantir a excreção de uma série de substâncias.
  • Reguladora: Homeostase de eletrólitos e água. Regulação da quantidade de água que deve ou não ser excretada. Exemplos de regulação renal:

- Quando a pressão está elevada: alguns hormônios atuam sobre os rins fazendo com que haja aumento da excreção de agua e da excreção de sódio, reduzindo, assim, a quantidade de água e a pressão arterial.

- Quando a pressão está reduzida: reduz-se a excreção de água (para aumentar o volume sanguíneo – plasma) e há retenção de sódio, para que, assim, a pressão aumente.

- pH: acidose metabólica – rim excreta mais íons H+ na urina (tornando-se mais ácida) e pode reter os íons bicarbonato (aumentar o processo de reabsorção de bicarbonato).

  • Endócrina: Rins atuam tanto na produção de hormônios, quanto sendo um sítio de hormônios produzidos em outros locais.

- Primária: rim produz o hormônio. Ex.: eritropoietina (atua na medula), renina (regula a pressão), vitamina D ativa (a qual é ativada no processo renal, através da ação do paratormônio), calicreína (relação com processos inflamatórios) e prostaglandinas (mediadores inflamatórios).

- Secundária: local onde hormônios atuam (local de ação de hormônios) no rim. Ex.: angiotensina II, aldosterona (produzida nas glândulas adrenais, mas seu sítio de ação é o túbulo contorcido distal. Garante a reabsorção de sódio), ADH/vasopressina (hormônio antidiurético – produzido no hipotálamo e armazenado na neurohipófise, tendo ação no rim. Garante a reabsorção de água), os quais regulam juntos para a regulação da pressão arterial.

* Baixa pressão: rim libera a renina (precursora de angiotensina), a qual converte o angiotensinogênio (encontrado aderido às estruturas dos capilares) em angiotensina I. A angiotensina I tem baixa capacidade vasoconstritora, o que não resolve o problema da baixa pressão sanguínea na região renal; então essa angiotensina I quando liberada na circulação, passa por capilares pulmonares, onde, ligada aos capilares pulmonares, existe a enzima conversora de angiotensina (ECA), essa ECA converte a angiotensina I em angiotensina II, a qual possui poder vasoconstritor elevado, contribuindo para o aumento da pressão renal, e também estimula a liberação de aldosterona e ADH. A aldosterona sendo secretada estimula a reabsorção de sódio, aumentando a captação de sódio para a circulação sanguínea contribui para o processo osmótico de passagem de água para dentro do leito vascular, que aumenta a pressão; além disso, com a ação do ADH, tem-se o aumento da reabsorção de água, que também aumenta o volume sanguíneo.

*Processos para formação e eliminação urinária:

  1. Filtração glomerular
  2. Reabsorção tubular
  3. Secreção tubular
  4. Excreção
  • Filtração glomerular:
  • Formação do filtrado glomerular
  • Substâncias que estão dentro do capilar glomerular e que conseguem atravessar a parede deste, indo para dentro do túbulo renal, são filtradas. Já as que não atravessam ficam retidas, devido ao alto peso molecular (acima de 50 KD).
  • Ficam retidas no leito vascular dos capilares glomerulares: proteínas de alto peso molecular, lipídios (por causa da baixa solubilidade em água) e qualquer tipo de célula.
  • Substâncias de carga negativa também tem dificuldade de filtração, devido a repulsão pela membrana basal do capilar glomerular.
  • Forças que garantem o processo de filtração:

- Pressão hidrostática (PH) – 70 mmHg: exerce uma força sobre as paredes dos capilares glomerulares, contribuindo para o processo de filtração.

- Pressão coloidosmótica (PC) – 35 mmHg: força responsável por atrair a água, que passou para dentro da cápsula, de volta para o capilar glomerular, sendo uma força contrária ao processo de filtração.

- Pressão hidrostática intracapsular (PHIC) – 5 mmHg: a medida que a filtração vai acontecendo, o líquido do processo de filtração cobre toda a região glomerular, exercendo uma pressão sobre a região do capilar glomerular, sendo também uma força contrária ao processo de filtração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (181.1 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com