TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Base Quimica Da Vida

Ensaios: A Base Quimica Da Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.843 Palavras (8 Páginas)  •  1.189 Visualizações

Página 1 de 8

COMPOSTOS INORGÂNICOS

Um composto inorgânico é a substância na qual os átomos de dois ou mais elementos são combinados. Alguns compostos são chamados de inorgânicos porque vêm de minerais e não de coisas vivas ou orgânicas.

Compostos que contém carbono quase sempre são compostos orgânicos, mas exceções como o dióxido de carbono são inorgânicos.

Compostos inorgânicos contêm metais ou hidrogênio combinado com um não-metal ou um grupo de não metais.

Podem ser compostos iônicos (ex. NaCl) ou ainda covalentes (ex. silicatos), mas não é raro observar mais de um tipo de ligação em compostos inorgânicos. Os compostos de coordenação também pertencem a esta categoria de compostos e formam ligações de coordenação que tem caráter iônico ou covalente.

Os compostos inorgânicos são constituintes quimicos de uma celula, e são constituidos basicamente por água e sais minerais.

Água

É a substância química mais abundante na natureza e nos seres vivos.

Participa em todos os processos vitais, toma parte nas reações celulares, serve como solvente e como veículo de transporte de materiais no interior dos organismos vivos. Na espécie humana encontra-se na propoção de 75%.

Atua na manutenção do equilibrio osmótico dos organismos em relação ao meio ambiente.

A proporção da água é variável com a espécie, com o tecido, com a idade e com o metabolismo. Quanto menor a quantidade de água, mais rigido é o tecido; os embriões e as crianças têm mais água nos tecidos que os adultos; os tecidos de maior actividade metabólica têm mais água na sua composição.

Age como regulador térmico, devido ao seu elevado calor especifico, não permitindo bruscas variações de temperatura(homeostase).

Intervém em reações de hidrólise.

Atua como meio de difusão de muitas substâncias.

Sais Minerais

São substâncias importantes para os seres vivos, podendo aparecer no organismo dissociados no protoplasma, regulando a pressão osmótica e atuando na manutenção do PH das células. Os iões, provenientes dos sais minerais, possuem várias funções no organismo vivo: formam o esqueleto de muitos animais.

Atuam no equilíbrio da água no organismo, na transmissão do impulso nervoso, no transporte de gases (oxigênio e dióxido de carbono), na fotossíntese, no funcionamento de enzimas, etc.

Tem função plástica e reguladora, os sais minerais mais importantes são:

- Na→ Sódio → Atua junto com o Potássio na condução nervosa, na contração muscular e equilíbrio de fluídos no organismo

- K→ Potássio → Atua junto com o Sódio na condução nervosa, na contração muscular e equilíbrio de fluídos no organismo

- Cl→ Cloro → Junto com o Sódio e o Potássio mantém o controle osmótico (de água)

- Ca→ Cálcio → Composição de ossos e dentes, contração muscular e coagulação sanguínea

- Fe→ Ferro → Hemoglobina e Mioglobina (transporte de oxigênio pelo sistema circulatório)

- Mg→ Magnésio → Participa da composição da clorofila e da estrutura de ribossomos e ossos

- (PO4)-3→ Fosfato → Composição óssea (Fosfato de Cálcio e Magnésio) e molécula de ATP (Adenosina trifosfato) / Fosfolipídio→ Participa da estrutura da membrana celular, do DNA e RNA

I→ Iodo→ Participa da estrutura dos homônios T3 (Triodotironina) e T4 (tetraiodotironina) da Glândula Tireóide que estimula o metabolismo basal (quantidade total de energia gasta para a manutenção da atvidade vital)

F→ Flúor → Estimula a mineralização do esmalte dentário (flúor e fluoreto), previne dilatação das veias, cálculos da vesícula e paralisia.

COMPOSTOS ORGÂNICOS

Carboidratos s縊 mol馗ulas org穗icas formadas por carbono, hidrog麩io e oxig麩io. Glic冝ios, hidrocarbonetos, hidratos de carbono e a鋺cares s縊 outros nomes que esses podem receber. S縊 as principais fontes de energia para os sistemas vivos, uma vez que a liberam durante o processo de oxida鈬o. Participam tamb駑 na forma鈬o de estruturas de c駘ulas e de 當idos nucleicos.

Os de constitui鈬o mais simples, denominados:

Monossacar冝eos - possuem como fmula geral (CH2O)n, sendo o 渡�o n伹ero de 疸omos de carbono. S縊, geralmente, de sabor adocicado e podem ser trioses, tetroses, pentoses, hexoses ou heptose, quando constitu冝as de tr黌, quatro, cinco, seis ou sete 疸omos de carbono. A glicose, monossacar冝eo extremamente importante para a nossa vida como fonte de energia, �uma hexose de fmula C6H12O6. A frutose e a galactose s縊, tamb駑, hexoses. 

Dissacar冝eos - s縊 mol馗ulas sol俿eis em 疊ua, resultantes da uni縊 de dois monossacar冝eos, por uma liga鈬o denominada glicos冝ica. Quando ocorre esse evento, h�a libera鈬o de uma mol馗ula de 疊ua (desidrata鈬o). Sacarose (glicose + frutose), lactose (glicose + galactose) e maltose (glicose + glicose) s縊 tr黌 exemplos bastante conhecidos. 

Polissacar冝eos - s縊 formados pela uni縊 de diversos monossacar冝eos, sendo a celulose, amido e glicog麩io os mais conhecidos e os de maior import穗cia biolica. S縊 formados por cadeias longas e podem apresentar mol馗ulas de nitrog麩io ou enxofre. N縊 s縊 sol俿eis em 疊ua.

Lipídios

Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), isolante térmico (mamíferos), além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).

São substâncias cuja característica principal é a insolubilidade em solventes polares e a solubilidade em solventes orgânicos (apolares), apresentando natureza hidrofóbica, ou seja, aversão à molécula de água.

Essa característica é de fundamental importância, mesmo o organismo possuindo considerável concentração hídrica. Isso porque a insolubilidade permite uma interface mantida entre o meio intra e extracelular.

Os lipídios podem ser classificados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com