TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório - Titulação Ácido-base - Química Geral Experimental I

Por:   •  17/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.248 Palavras (13 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS – CCE

Departamento de Química

Relatório nº. 02

Titulação ácido – base

Roseane Siqueira Benevides

Itapemirim – ES

Outubro/2014

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – Utilização de uma bureta         07

Figura 2 – Titulação         08

Figura 3 – Titulação HCl e vinagre         17

Figura 4 – Titulação HCl e vinagre         18

        

LISTA DE QUADROS

Quadro 1 – Titulante, titulado, concentrações e indicadores         08

Quadro 2 – Volumes gastos de NaOH 0,1 mol/L e variações do pH         11

Quadro 3 – Variação do pH         12

Quadro 4 – Volumes gastos na titulação do vinagre e variações do pH         12

Quadro 5 – Variação do pH         12

Quadro 6 – Volume da amostra, da solução e da alíquota         12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        05

2 MATERIAIS E MÉTODOS         06

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO        09

4 CONCLUSÃO        15

5 APÊNDICE        16

6 BIBLIOGRAFIA        19

1 INTRODUÇÃO

Titulação ou Volumetria é uma técnica comum de laboratório em análise química quantitativa, usado para determinar a concentração de um reagente conhecido. O método consiste em reagir completamente um volume conhecido de uma amostra com um volume determinado de um reagente de natureza e concentração conhecida (solução padrão). A substância de interesse em qualquer determinação recebe o nome de analito. A espécie química com a maior concentração definida recebe o nome de titulante, que é, em geral, uma solução obtida a partir de um padrão primária, podendo ser um sal ou uma substância gerada na solução que se deseja valorar. A solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado (SARDELLA, 2003; SKOOG et al., 2006).

Na titulação ácido-base faz-se reagir um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência. À medida que é adicionado o titulante ao titulado, o pH da solução (titulante e titulado) vai variar, sendo possível construir um gráfico desta variação, ao qual se dá o nome de curva de titulação. O ponto de equivalência pode variar dependendo da concentração inicial do titulante e do titulado (SKOOG et al., 2006).

Neste experimento foi realizada a titulação ácido-base baseado na determinação da concentração de uma base (NaOH) de concentração desconhecida pela reação de neutralização de um ácido (HCl) de concentração conhecida (0,5 mol/L). O objetivo do presente experimento foi desenvolver o conceito de indicadores ácido-base, como também verificar quando ocorre a neutralização de um ácido por uma base e analisá-los em solução em relação às suas concentrações.

2 MATERIAIS E MÉTODOS

No experimento 07 (Titulação ácido – base) dividi-se 03 (três) grupos e utilizou-se os seguintes materiais e reagentes: 5 mL de solução de HCl (ácido clorídrico) 0,10 mol.L-1, 250 mL de solução de NaOH 0,10 mol.L-1 (hidróxido de sódio), 10 mL de vinagre, 1 suporte universal, 2 garras, 3 Erlenmeyer, 2 béqueres, 1 mL de solução de Fenolftaleína, 6 tiras de papel indicador universal, 1 pisseta, 1 pêra 1, balão volumétrico, 1 funil. Observação: Um grupo utilizou 1 bureta de 50 mL, e dois grupos utilizaram as buretas de 25 mL. Vale lembrar que cada grupo preparou uma solução com 25 mL de NaOH, porém foram preparados 250 mL para todos os grupos utilizarem.

Os procedimentos para preparar a solução de NaOH foram os seguintes:

O primeiro passo foi calcular a massa de NaOH a ser pesada. O calculo está apresentado no tópico 3 RESULTADOS E DISCUSSÃO.

Com a ajuda de uma espátula, adicionou-se o sólido no béquer, e logo após colocou-o na balança de precisão. Pesou-se a massa 1 g de NaOH na balança de precisão analítica. Logo depois adicionou-se ao sólido aproximadamente 50 mL de água destilada. Com a ajuda do bastão em vidro o sólido dissolveu-se. A solução foi então transferida para o balão volumétrico de 250 mL. Prossegui-se com a lavagem do béquer, para realizar uma transferência completa de NaOH. Com a ajuda de um funil de vidro, completou-se o balão volumétrico com água destilada até atingir a marca de 250 mL.

Transferi-se a solução de NaOH para um balão volumétrico como relatado acima, e logo depois para a bureta de 25 mL. O volume total de NaOH foi 250 mL, pois o experimento foi realizado por 3 grupos.  

Posicionou-se a bureta de 25mL na forma vertical, como mostra a Figura 01, sustentada por um suporte universal (com garras) posicionada sobre um erlenmeyer de 250 mL. Encheu-se a bureta com solução NaOH 0,10 mol.L-1 (titulante). Aferiu-se a bureta até 25 mL de NaOH.

Figura 01: Utilização de uma bureta

[pic 2]

Fonte: FOGAÇA, 2014

Mediu-se o titulado (HCl) com o auxílio de uma pipeta volumétrica, pois ela fornece o volume preciso e depois transferiu-se para um erlenmeyer. Colocou-se 5 mL de solução de HCl de concentração desconhecida num Erlenmeyer com a pipeta de 5 mL, e acrescentou um pouco de água destilada, e logo após adicionou-se cerca de 3 gotas de fenolftaleína (indicador de ácido-base) para realizar a titulação. Os grupos pipetaram 5 mL da solução do ácido para a titulação.

Durante o experimento é necessário observar a cor da solução antes da titulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (294.6 Kb)   docx (167.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com